Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/08/2011 - 10:30

ANBIMA atinge marca de 240 mil certificações emitidas

Apenas no primeiro semestre de 2011, o número foi de 17,7 mil, um recorde para o período.

São Paulo– O Programa de Certificação da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), lançado em novembro de 2002, atingiu no primeiro semestre a marca de 240 mil certificações emitidas. Apenas nos seis primeiros meses do ano, 13,8 mil candidatos que prestaram a prova da CPA-10 e 3,9 mil que fizeram o exame da CPA-20 receberam o certificado. O total, de 17,7 mil, representa um recorde para o período.

“Ao longo dos nove anos do programa, já realizamos mais de 421 mil provas. A CPA-10 e a CPA-20 são hoje instrumentos indispensáveis para garantir que os profissionais que atuam na comercialização e distribuição de produtos de investimento estejam preparados para exercer suas atividades”, destaca Pedro Bastos, diretor da ANBIMA e presidente do Comitê de Certificação da Associação.

Bastos lembra que mesmo estudantes e profissionais que não seriam obrigados a prestar a prova para obter a certificação têm optado por fazê-lo. “No primeiro semestre deste ano, por exemplo, 17,5% dos exames foram realizados por esse tipo de candidato, o que mostra que as certificações já se tornaram uma referência para quem deseja atuar ou crescer profissionalmente nas instituições do mercado financeiro”, completa o diretor da ANBIMA.

As provas em computadores são realizadas diariamente em 49 centros de testes localizados em 42 cidades de 27 estados brasileiros. Os primeiros exames foram aplicados no final de 2002, quando 338 certificados da CPA-20 foram emitidos. No ano seguinte, começaram as provas da CPA-10. Desde então, já foram emitidos 204,9 mil certificados da CPA-10 e 39,1 mil da CPA-20. Vale lembrar que os índices de aprovação dos candidatos que realizam os exames situam-se historicamente em 60% no caso da CPA-10 e 55% para a CPA-20, o que demonstra o rigor permanente da ANBIMA na elaboração das provas.

De acordo com as regras do programa, as certificações precisam ser renovadas a cada cinco anos, no caso dos profissionais que seguem atuando em instituições financeiras. Para os profissionais certificados que não têm vínculo com instituições aderentes ao Código de Certificação, a validade é de três anos.

“O sucesso do Programa de Certificação é também reflexo do esforço constante das instituições para promover a qualificação dos profissionais. Na ANBIMA, debatemos e propomos aprimoramentos constantemente, de forma que o programa esteja sempre em linha com as necessidades do mercado financeiro e de capitais”, diz Bastos.

Entenda as certificações- CPA-10 – iniciada em 2003, certifica o profissional que atua na comercialização e distribuição de produtos de investimento na linha de frente das instituições financeiras, especialmente em agências bancárias.

CPA-20 – iniciada em 2002, certifica o profissional que atua na comercialização e distribuição de produtos de investimento para investidores qualificados, em agências bancárias, centrais ou outras plataformas de atendimento.

Perfil-A ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) representa mais de 340 instituições de diversos segmentos. Dentre seus associados estão bancos comerciais, múltiplos e de investimento, asset managements, corretoras, distribuidoras de valores mobiliários e consultores de investimento. Ao longo de sua história, a Associação construiu um modelo de atuação inovador, exercendo atividades de representação dos interesses do setor, de regulação e supervisão voluntária e privada de seus mercados, e de oferta de produtos e serviços que contribuam para o crescimento sustentável dos mercados financeiro e de capitais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira