Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/08/2011 - 10:42

Brazilian Film Festival of Miami anuncia vencedores e lança ferramenta digital MediaFundMarket


Mais de seis mil pessoas passaram pelo Colony Theater, palco do encerramento do festival que homenageou o cineasta Arnaldo Jabor e premiou os filmes Vips e A Verdadeira História da Bailarina de Vermelho.

O 15th Brazilian Film Festival of Miami se despediu da cidade no Colony Theater, com noite de premiação e homenagem ao cineasta Arnaldo Jabor. Em nove dias, mais deseis mil pessoas conferiram a mostra de cinema brasileiro. Foram 40 produções, entre longas e curtas-metragens. A cerimônia foi apresentada pela atriz Alessandra Colasanti com participação especial do ator Ney Latorraca, que entregaram o troféu Lente de Cristal aos vencedores das categorias eleitos pelo público e pelo júri técnico. Vips, de Toniko Melo, levou os prêmios de Melhor filme (longa-metragem) e Melhor Ator (Wagner Moura), e A verdadeira historia da bailarina de vermelho, de Alessandra Colasanti e Samir Abujamra, o melhor curta-metragem e o melhor roteiro, de acordo com os jurados da Mostra Competitiva. Olivia Torres foi escolhida melhor atriz pelo longa Desenrola, de Rosane Svartman. Para Melhor Direção e Melhor Roteiro, o júri optou pelo filme 180º. Sucesso no festival, o diretor Eduardo Vaisman e a roteirista Claudia Mattos lançam o filme em setembro, no Brasil. A noite incluiu ainda a premiação das produções eleitas pelo público: De Pernas para o Ar, de Roberto Santucci, ganhou como melhor longa-metragem, e o melhor curta-metragemO Bolo, de Robert Guimarães, aplaudido de pé durante a mostra, venceu também no quesito Melhor Direção de Arte.

No palco, sob os olhares da plateia e da mulher Ananda Rubinstein, o produtor e diretor de cinema, escritor e jornalista Arnaldo Jabor se emocionou com o tributo preparado pela Inffinito. O encerramento contou com exibição hors concours do seu mais recente trabalho A Suprema Felicidade. Diante da infraestrutura do evento e do reconhecimento do público que lotou as salas de cinema ao longo da semana, Jabor comentou a importância da iniciativa. Para ele, a mostra é uma alternativa ao financiamento do Estado. “Eu não acreditava mais no cinema brasileiro, mas, minha concepção mudou observando a organização e musculatura por trás desse festival”.

Diretora da Inffinito, empresa responsável pelo BRAFF, Adriana Dutra declarou que vem atingindo o objetivo de divulgar o cinema brasileiro no mundo. Dividiu com todos os participantes seu orgulho de completar 15 anos em Miami, e reafirmou o compromisso com o cinema nacional. A prova disso é o lançamento do primeiro site de relacionamentos voltado exclusivamente para o mercado audiovisual, o MediaFundMarket, apresentado durante o evento na cidade. “Sempre acreditamos no cinema brasileiro e investimos na possibilidade de divulgação dos nossos talentos. Nossa cultura é muito diversificada e a várias nacionalidades se identificam”, disse a organizadora.

O diretor de Vips, Toniko Melo, destacou a importância do BRAFF para a cultura nacional. “Este festival mostra o cinema nacional que está no mercado. O Brasil mostrando a cara. E Miami funciona como um mercado teste, pois é formado pelo público hispânico, americano e brasileiro”. Além disso, de acordo com Toniko, é uma oportunidade de estender a rede de relacionamentos. Sobre o MediaFundMarket, o cinesta acredita que “o lançamento da plataforma digital é uma semente histórica para o cinema nacional”.

A programação deste ano incluiu exibições de 14 longas e 14 curtas-metragens concorrendo ao Prêmio Lente de Cristal, além de 12 exibições fora de competição, como a mostra de seus trabalhos do homenageado Arnaldo Jabor. Foram apresentados filmes de ficção e documentários da safra 2010/2011 inéditos em Miami, como Além da Estrada, de Charly Braun, e Uma Noite em 67, de Ricardo Calil e Renato Terra. Nomes como Cléo Pires (Qualquer Gato Vira-lata), Maria Paula (De Pernas Pro Ar), Fernanda de Freitas (Malu de Bicicleta), Guilhermina Guinle(Além da Estrada) e Bruno Mazzeo (Cilada.com) representaram suas respectivas produções na Mostra Competitiva. Por trás da seleção de filmes estava o grupo de curadores do Circuito Inffinito de Festivais, que este ano traz o cineasta Fernando Meirelles (Cidade de Deus), a produtora Paula Barreto (Lula, o Filho do Brasil, Dona Flor e Seus Dois Maridos), o distribuidor Marco Aurélio Marcondes, o diretor do site Filme B, Paulo Sérgio Almeida, a diretora geral da Migdal (Nosso Lar), Iafa Britz, e a produtora e distribuidora Bianca de Felippes (Carlota Joaquina).

O Circuito Inffinito de Festivais segue com as comemorações pelos 15 anos de sucesso da Inffinito na promoção da cultura brasileira no mundo inteiro. Ainda em 2011, o circuito passará Londres (setembro), Montevidéu (outubro), Buenos Aires (novembro), Petrópolis (novembro) e Roma (novembro), finalizando em Barcelona (dezembro).

Parceiros: promovido pela Inffinito, o 15th Brazilian Film Festival of Miami é patrocinado pela Petrobras e pela Redecard. Tem apoio governamental da Ancine, do Consulado Geral do Brasil em Miami, City of Miami Beach, Miami Beach Cultural Affairs Program, Miami Beach Visitors and Convention Authority, City of Miami, Miami-Dade County Tourist Development Council, Miami-Dade County Department of Cultural Affairs, Cultural Affairs Council, Miami-Dade County Mayor e Board of County Commissioners. O evento conta com apoio de: Gemini, Fastway Moving, churrascaria Fogo de Chão e Piola. A companhia aérea oficial é American Airlines e o Hotel Oficial é o Shore Club. Promoção da MPB FM, Contigo, Revista Beta e Achei USA.

Prêmio Lente de Cristal: categoria longa-metragem: Melhor Filme; Direção; Ator; Atriz; Roteiro; Fotografia; Trilha sonora; Edição de Som; Montagem; Direção de Arte. | .Melhor Filme - Vips, de Toniko Melo |.Melhor Direção - Eduardo Vaisman por 180º |.Melhor Ator - Wagner Moura em Vips, de Toniko Melo |.Melhor Atriz - Olivia Torres em Desenrola, de Rosane Svartman|.Melhor Roteiro - Claudia Mattos por 180º, de Eduardo Vaisman |.Melhor Fotografia - Adrian Teijido por Boca do Lixo, de Flavio Frederico|.Melhor Trilha Sonora - Eduardo Bid por Boca do Lixo, de Flavio Frederico|.Melhor Edição de Som - Miriam Biderman & Ricardo Reis por Bróder, de Jefferson De|.Melhor Montagem - Quito Ribeiro por Bróder, de Jefferson De |.Melhor Direção de Arte - Lia Renha por Nosso Lar, de Wagner de Assis.

.Categoria curta-metragem: Melhor Filme; Direção; Roteiro; Fotografia; Direção de Arte. |.Melhor Filme - A Verdadeira História da Bailarina de Vermelho, de Alessandra Colasanti e Samir Abujamra |.Melhor Direção - Sergio José de Andrade por Cachoeira |.Melhor Roteiro - A Verdadeira História da Bailarina de Vermelho, de Alessandra Colasanti e Samir Abujamra |.Melhor Fotografia - Yure Cesar por Cachoeira, de Sergio José de Andrade |.Melhor Direção de Arte - Robert Guimarães por O Bolo, de Robert Guimarães

Lentes de Cristal oferecidas pelo júri popular: Melhor curta-metragem e melhor longa-metragem: .Melhor curta-metragem - O Bolo, de Robert Guimarães |.Melhor longa-metragem - De Pernas para o Ar, de Roberto Santucci.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira