Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/08/2011 - 10:56

Burocracia emperra o desenvolvimento brasileiro

País ocupa a 129ª posição em ranking de países onde é mais fácil se fazer negócios.

As indústrias de petróleo e gás vão investir R$ 611 bilhões nos próximos quatro anos. Os números são positivos, mas poderiam ser melhores. Um Índice do Banco Mundial mostra que o Brasil é uma das nações onde há mais burocracia. O levantamento colocou o país em 129º lugar, num ranking que mede a facilidade de realizar negócios em 183 países.

A burocracia é considerada o maior empecilho para 37% dos empresários brasileiros, de acordo com pesquisa do Instituto Grant Thorton Internacional. O número supera a média mundial, de 32%, e a média de outros países emergentes, de 31%.

Para o presidente do CRA-ES – Conselho Regional de Administração do Espírito Santo, Marcos Félix, os excessos dificultam a criação de empresas e o desenvolvimento do país, afastando investimentos nacionais e estrangeiros. “A burocracia é um conceito administrativo relacionado a itens como distribuição de funções, seleção de pessoal, regulamento e disciplina hierárquica, tanto na esfera pública quanto privada. Entretanto, quando aplicada de forma excessiva acaba diminuindo drasticamente a eficiência das organizações”, revela.

Mobilização-A busca pela desburocratização nos órgãos públicos é uma preocupação do Governo Federal desde 2005, quando foi criado o Gespública – Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização. A ação foi é desenvolvida pelo Ministério do Planejamento e Orçamento com o objetivo de orientar os órgãos públicos, baseado na avaliação continuada da gestão.

“O foco do programa é o cidadão, dentro de uma filosofia de organização sistêmica. O Gespública apoia as organizações no sentido de alavancar o desempenho institucional, através de uma cultura organizacional mais pró-ativa, ambiente cooperativo, colaboradores predispostos às mudanças e rapidez dos processos e na tomada de decisão”, explica o coordenador executivo do Núcleo Espírito Santense Gespública, Eduardo Moreira.

A partir de setembro, o CRA-ES – Conselho Regional de Administração do Espírito Santo estará entre as instituições que participam do Gespública. O Conselho assinará o termo de adesão ao programa, amanhã, 30 de agosto, às 19 horas, em evento realizado no auditório da entidade, localizado no bairro Bento Ferreira, Vitória.

Entre as autoridades que confirmaram presença estão o vice-governador, Givaldo Vieira, o prefeito de Vitória, João Coser, os deputados Lelo Coimbra e Rose de Freitas, o presidente da FAES – Federação da Agricultura e Pecuária, Júlio Rocha, o presidente do CREA-ES – Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, Luiz Fiorotti, e o representante do Conselho Federal de Administração, Hércules da Silva Falcão.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira