Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/08/2011 - 11:25

Itaú patrocina a ida da instalação ‘A Soma dos Dias’ ao MoMA

Itaú patrocina a primeira exibição do artista brasileiro Carlito Carvalhosa nos Estados Unidos. Obra que ocupará o átrio do Museu de Arte Moderna de Nova York, espaço mais disputado das artes visuais, até 14 de novembro.

São Paulo– O incentivo à cultura nacional faz parte da história do Itaú. Não é de hoje que a instituição entende a preservação e o acesso à cultura nacional como alicerces para o desenvolvimento de uma sociedade crítica e independente. Iniciativas como a criação do Itaú Cultural, a manutenção de salas de cinema e de amplo acervo de obras de arte, além do patrocínio de peças de teatro e de festas populares por todo o Brasil, estão entre as diversas ações realizadas pelo banco. Seguindo esse posicionamento, a instituição patrocina a montagem de ‘A Soma dos Dias’, do artista plástico Carlito Carvalhosa, no Museu de Arte Moderna de Nova York.

O apoio à exibição também está alinhado com o conceito da campanha internacional lançada pelo Itaú em janeiro. Veiculada nos EUA e na Europa, a campanha tem como protagonistas personalidades latino-americanas - como Alice Braga, Vik Muniz, Nacho Figueras, Paloma Herrera, Calvin Klein - que alcançaram visibilidade internacional e são reconhecidas e admiradas globalmente.

A instalação, que ficará exposta até 14 de novembro, é uma espécie de labirinto confeccionado com camadas de tecidos brancos. Exposta no Donald B. e Catherine C. Marron Atrium, espaço mais nobre do museu, ‘A Soma dos Dias’ (Sum of Days) ocupará 300 m² e terá 18 metros de altura. Os visitantes percorrerão 100 metros no interior da obra que, ao todo, utiliza 2,2 mil m² de tecido, quatro microfones e 88 auto-falantes posicionados estrategicamente para criar um efeito de “espiral sonora”. Também estão programadas performances musicais no centro da instalação.

Itaú- O Itaú Unibanco está entre os 10 maiores bancos do mundo em valor de mercado. Com mais de 107,5 mil colaboradores em todo mundo, o Itaú Unibanco tem uma rede de atendimento com mais de 34 mil unidades no Brasil e no exterior. Sua atuação se estende a mais de mil municípios brasileiros, além de agências e escritórios em outros países das Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia. Atualmente se destaca nos mercados brasileiros de cartões de crédito e é o maior private bank da América Latina.

Dentre as iniciativas no âmbito da cultura vale destacar a criação do Itaú Cultural, há 24 anos. Em toda a sua trajetória, a sede em São Paulo recebeu mais de cinco milhões de pessoas que tiveram a oportunidade de apreciar, gratuitamente, exposições de artes visuais, espetáculos cênicos, shows musicais, mostras audiovisuais, seminários, apresentações literárias, palestras, cursos e oficinas. O instituto também publica livros, catálogos e vídeos, somando mais 660 até hoje. Por volta de 850 mil destes produtos já foram distribuídos por todo o Brasil, sempre gratuitamente, em escolas públicas, pontos de cultura, bibliotecas municipais e estaduais, espaço culturais e também para pesquisadores e educadores.

O banco mantém ainda salas de cinema em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Salvador, circuito reconhecido pela programação alternativa e que privilegia filmes cult. Há anos, a instituição também apoia importantes festas populares em todo o Brasil com o propósito de valorizar as iniciativas das comunidades onde atua e incentivar o desenvolvimento social e cultural dessas localidades, como a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), o Festival de Teatro de Curitiba, Festival de Dança de Joinville, a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, no Rio Grande do Sul, as tradicionais festas de São João nas cidades de Campina Grande e Caruaru, além do Carnaval de Rua do Rio de Janeiro e o Carnaval de Salvador.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira