Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/09/2011 - 10:43

Livro do padre polonês Ksawery Knotz sobre sexo no casamento chega ao Brasil


Chamado pela imprensa europeia de “Kama Sutra Católico”, o título vendeu mais de cinco mil cópias em poucas semanas

Você tiraria suas dúvidas sobre sexo com um padre? Para alguns pode parecer estranho, mas foi a partir das indagações de muitos casais católicos – os quais buscaram o sacerdote polonês Ksawery Knotz para saná-las a respeito do assunto – que nasceu o livro O sexo como vocês não conhecem – Para cônjuges que amam a Deus.

Lançamento da Paulus, a obra foi publicada originalmente na Polônia sob o título Seks jakiego nie znacie – Dla ma??onków kochaj?cych Boga e chega ao Brasil prometendo a mesma repercussão que teve na Europa, onde foi chamada de “Kama Sutra Católico”. Em harmonia com a doutrina da Igreja Católica e apoiada pela Igreja Católica da Polônia, seu objetivo é desmistificar algumas questões consideradas tabus para os fiéis e mostrar que, diferentemente do que muitos imaginam, o sexo é bem visto pela Igreja e existe para trazer prazer à união e consolidar o casamento.

“Jesus Cristo aproxima-se dos cônjuges quando estes se abraçam ternamente, se beijam, acariciam, mantêm relações sexuais. Também deste modo seus corpos excitados participam no mistério do amor de Deus oculto nos corpos humanos. Durante a entrega ao prazer, Deus está presente entre eles e isto sob o poder do sacramento do matrimônio, que santifica sua relação íntima”, afirma.

Baseado na sua experiência na pastoral com casais, pe. Knotz inicia suas reflexões a partir da ideia de que a vocação ao matrimônio é um dom de Cristo, chamando a atenção para a presença de Deus no dia a dia conjugal por meio dos três altares do lar: o da oração, o da convivência e o da entrega. “Ao cuidar desses três altares, o casal gradualmente descobre o amor do próprio Cristo, que vem até eles e incorpora-se na corporalidade deles”, pontua.

Seguindo essa perspectiva, o sacerdote discorre sobre diversos aspectos relacionados à sexualidade, entre eles a questão das preliminares e do orgasmo, que ganham uma abordagem inovadora neste trabalho. “Quando os cônjuges iniciam as carícias intentando realizar plenamente o ato sexual, cada comportamento (diferentes carícias, posições sexuais) com objetivo de excitar é permitido e agrada a Deus. Durante a relação sexual os cônjuges podem demonstrar mutuamente amor de cada forma, podem se entregar até mesmo às mais refinadas carícias. Podem aplicar estímulos manuais e orais”, esclarece.

O autor acrescenta que não existe fundamentação religiosa que introduza determinações precisas sobre quais gestos e carícias são permitidas e quais não deveriam ter vez durante a relação sexual, e que esses tipos de pensamentos só trazem prejuízo aos casais. “Tentar estabelecer limites para si, para onde se pode mover ao expressar o amor, a arbitrária exclusão de alguns modos de vivenciar o prazer em nada ajuda os cônjuges e somente freia psicologicamente e sem necessidade, introduzindo na vida sexual dúvidas, medos e angústia moral, sendo que em algumas situações até mesmo frigidez sexual”, alerta.

O sexo como vocês não conhecem – Para cônjuges que amam a Deus pertence à coleção Família e é um excelente guia para ajudar os casais na construção e no aperfeiçoamento dos laços matrimoniais, que na sexualidade encontram sua concretização e especial expressão de amor.

Entrevista a seguir com o autor: .Como surgiu a ideia de escrever o livro? -Pe. Knotz: Desde que eu comecei a lidar com o tema do sexo eu tinha a intuição de que a vida sexual deve ser apresentada no contexto da relação rica e abrangente que existe entre um homem e uma mulher, o marido e sua esposa. É o contexto das escolhas humanas, do amor e cuidado mútuos. Mas é preciso também falar abertamente sobre prazer, orgasmo e zonas erógenas – Ethos e Eros. No livro eu estou tentando indicar o caminho que devemos seguir para os ensinamentos da Igreja serem compreendidos.

. Como o senhor avalia a importância desta leitura para o dia a dia dos casais? -Pe. Knotz: Espero que o meu livro permita que casais casados desfrutem de sua vida sexual, que sintam como são abençoados por Deus e que também os ajude a descobrir que Deus está realmente presente.

. O senhor teve alguma dificuldade em falar sobre o assunto? -Pe. Knotz: Eu escuto muito o que as pessoas casadas dizem – suas histórias e seus problemas. Então, estou familiarizado com o assunto e lido com ele de maneira muito tranquila e natural.

. Teve algum tópico mais complicado de abordar? -Pe. Knotz: As histórias de vida das pessoas revelam as dificuldades que elas vivenciam na esfera do sexo. Elas ficam doentes, têm suas inibições e dificuldades para se comunicar umas com as outras. Tenho notado que quanto mais difícil é o problema, mais complexa é a ajuda. Durante retiros realizados por mim, casais separados voltaram a ficar juntos, mulheres que usam contraceptivos aprenderam como reconhecer o seu tempo de fertilidade e determinar quando a ovulação está ocorrendo. Acontece que as pessoas mudaram os valores segundo os quais elas entendem suas vidas. Uma pessoa não pode alcançar tais resultados sem uma longa e profunda conversa.

. Na sua opinião, qual a maior dificuldade de os casais de hoje viverem o sexo e o matrimônio em sua plenitude? -Pe. Knotz: A coisa mais difícil é aprender como desenvolver o vínculo mútuo no casamento e como a experiência sexual não é apenas uma busca de sensações, mas um tempo de construção e de união profunda, corporal e espiritual. Tal abordagem é ameaçada pelo onipresente modelo “eroticomaníaco”, que tenta impor seus padrões de comportamento a todo mundo, e pelos “castrados”, que procuram suprimir e negar a vida sexual.

. Onde o senhor buscou fontes para ter ainda mais embasamento para tratar o tema? - Pe. Knotz: Nós enfrentamos a tarefa de criar um esforço generalizado dentro da Igreja para desenvolver a teologia do corpo proposta pelo papa João Paulo II, direcionando nossa mentalidade ao longo das linhas do verdadeiro ensinamento da Igreja, que não é ingênua em relação ao sexo.

. Quem é o casal que fornece um testemunho ao final do livro? -Pe. Knotz: Eles são um casal de amigos meus que já participou de um retiro conduzido por mim. Quando eu estava escrevendo o livro, pedi-lhes para descrever a sua experiência a fim de os leitores poderem ver como um casal católico vive sua sexualidade. [Trata-se de um capítulo dedicado a um homem e a uma mulher casados há muitos anos e pais de três filhos, que repartem a experiência da vivência do amor e da sexualidade no matrimônio].

. O senhor acha que muitas pessoas relacionam a Igreja com uma visão negativa sobre o sexo? - Pe. Knotz: Isso não acontece mais. Os católicos que acreditam que a Igreja deveria ficar longe do assunto estão prestes a ser extintos. Aqueles que querem ser seguidores sérios de Deus certamente apoiam o livro e vão achá-lo explicativo. Eu não sei como as coisas são no Brasil, mas suponho que sejam melhores do que na Europa, porque vocês são mais espontâneos, vocês amam futebol, sexo... A Europa continua a sofrer os efeitos do maniqueísmo que separa o espírito do corpo. Muitos efeitos negativos foram provocados pelas guerras, como a violência sexual, e por isso só as novas gerações são capazes de falar abertamente sobre o assunto.

. Na Europa, o livro ficou conhecido como o “Kama Sutra Católico”. Como o senhor avalia essa denominação? - Pe. Knotz: Eu não gosto muito. Eu preferiria criar novas associações referentes à tradição cristã. No entanto, editores que são guiados pelas necessidades do marketing inventam slogans que são mais bem compreendidos pela maioria do público.

Na Polônia, muitos exemplares foram vendidos em poucas semanas após o lançamento da obra. Na sua opinião, isso demonstra o grande interesse das pessoas em um assunto pouco explorado? -Pe. Knotz: Cerca de 50 mil cópias já foram vendidas. Havia uma demanda para um livro no qual se trabalhariam assuntos importantes para os casais, não para padres, teólogos e autores científicos.

. Qual a sua expectativa em relação à repercussão do livro no Brasil, onde em breve ele será lançado? -Pe. Knotz: Gostaria de saber se o povo brasileiro irá gostar, se é um livro universal e se vai ser útil para pessoas de diferentes culturas.

Ksawery Knotz, OFMCap, nascido em 1965, é sacerdote do convento dos Frades Menores Capuchinhos, doutor em Teologia Pastoral, pregador de retiros e assistente espiritual de casais.

.[Título: O sexo como vocês não conhecem – Para cônjugues que amam a Deus |Autor: Ksawery Knotz|Coleção: Família|Acabamento: Costurado |Formato: 13,5 cm x 21 cm |216 Páginas | Preço: R$ 30,00|Áreas de interesse: Pastoral, Catequese e Liturgia. [ www.paulus.com.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira