Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/09/2011 - 11:07

Indústria de transformação fluminense lidera o crescimento brasileiro

Crescimento foi quase o triplo da média nacional - 4,9% ante 1,7% registrados no primeiro semestre.

A Indústria de Transformação fluminense cresceu no primeiro semestre quase o triplo da média nacional (4,9% ante 1,7%), segundo dados divulgados pela Firjan, baseados em informações do IBGE. De acordo com nota divulgada pela Firjan, o setor industrial tem apresentado posição relativa favorável, o que demonstra um processo de descolamento do crescimento fluminense em relação ao restante do país.

“Temos quatro vetores importantes para explicar o crescimento da Indústria de transformação no estado do Rio. Nossa expectativa é a de que 40 mil novas empresas sejam abertas ainda este ano. Também temos as grandes adequações estruturais que estão sendo realizadas para sediar eventos como a Copa e as Olimpíadas. Somados a estes aspectos, temos vultosos investimentos em petróleo e gás e há ainda outro fator fundamental, que é a constante e significativa evolução da renda dos trabalhadores fluminenses”, explicou o gerente de Estudos Econômicos do Sistema Firjan, Guilherme Mercês.

A indústria de veículos automotores obteve crescimento de 15,1% no primeiro semestre. Com elevada demanda por gasolina e óleo diesel, o setor de refino de petróleo e álcool avançou 8,4% nos seis primeiros meses do ano. Houve ainda altas nas indústrias fornecedoras de insumos para produção de veículos: as indústrias de Borracha e plástico e de minerais não metálicos, produtoras de pneus e vidros, acumularam crescimentos de 15,7% e 6,3% em 2011, respectivamente. Nove dos 13 setores investigados da indústria apresentaram crescimento superior à média brasileira no primeiro semestre, dentre os quais dois lideram o ranking de crescimento setorial: borracha e plástico (15,7 % ante 1,4%), e perfumaria, sabões, detergente e produtos de limpeza (11,8% ante -1,9%).

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno, ressaltou a importância de uma indústria de transformação forte para o Rio de Janeiro.

“O crescimento desse setor mostra que estamos cumprindo uma etapa importante dentro da estratégia traçada para o desenvolvimento econômico do estado. Garantimos assim uma qualificação do nosso setor industrial”, disse o secretário.

Rio bate recorde em exportações- As exportações no estado do Rio tiveram um crescimento recorde, neste primeiro semestre de 2011, e atingiram 12,3% de participação no comércio exterior do país, segundo dados da Firjan. Nos primeiros seis meses, foram US$ 14,5 bilhões em exportações. A Indústria de Transformação é a grande responsável por impulsionar esse crescimento, com destaque para as siderúrgicas e a indústria de material de transportes.

Nos seis primeiros meses desse ano, a exportação da indústria de transformação cresceu 160%. Segundo o gerente de pesquisas econômicas da Firjan, Guilherme Mercês, o setor foi o grande motor do crescimento.

“De todas as exportações brasileiras, 12,3% saem do Rio. Esse patamar nunca antes foi alcançado. Em termos de crescimento, a Indústria da transformação mais que dobrou a sua exportação em comparação ao ano passado”, destacou.

Um dos destaques em termos de crescimento foi a indústria de material de transportes, que bateu recordes e impulsionou as exportações.

“O polo sul de automóveis é forte, temos também a indústria naval, com a produção de plataformas em Angra, também no Sul, e na Região Metropolitana, em Niterói. Não podemos deixar de destacar ainda as siderúrgicas, no polo sul fluminense e também no polo da capital, com a CSA, que tem sua produção 100% voltada para o mercado externo”, disse o gerente de Estudos Econômicos do Sistema Firjan. |. Julia de Brito.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira