Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/09/2011 - 11:19

Exposição “Black Barbie – uma celebração da Beleza Negra”


Com entrada gratuita, mostra reúne 85 exemplares afrodescendentes da boneca, entre raridades e edições limitadas, de 09 de setembro a 02 de outubro, no Raposo Shopping.

Desde 1959, ano em que foi criada, a boneca Barbie se reinventou ao longo dos anos, incorporou as últimas tendências de moda, comportamento e se transformou em ícones de cada época. Em 1980, inspirada no mundo real, Barbie absorveu as questões de identidade da comunidade afrodescendente e surgiu estonteante na primeira versão, que enfatizava o orgulho negro.

O exemplar original - criado pela estilista negra Kitty Black Perkins, com longo vestido vermelho, cabelos e adereços de inspiração étnica - é um dos destaques da exposição “Black Barbie – uma celebração da beleza negra”, que acontece de 09 de setembro a 02 de outubro, no Raposo Shopping.

“A Barbie sempre acompanhou e refletiu as tendências de moda, comportamento, culturas e tendências contemporâneas mais diversas. A mostra Black Barbie traz um pouco dessa história e revela a beleza negra por meio das dezenas de moldes de rostos que a boneca recebeu através dos tempos”, afirma Ana Furtado, gerente da Divisão Girls da Mattel do Brasil.

A exposição apresenta 85 bonecas que fazem parte hoje do acervo do colecionador brasileiro Carlos Keffer, dono de uma das maiores e mais valiosas coleções de Barbie. Além das bonecas divididas em 11 grupos temáticos, a mostra reúne imagens do fotógrafo Ricardo Schetty e edições históricas de revistas e LPs que se referem a diversos ícones, de Zezé Motta a Michelle Obama.

Das tradições da África às artes contemporâneas -Da primeira Barbie negra às versões atuais, o visitante pode observar dezenas de moldes de rostos diferentes que a boneca ganhou. Entre os destaques, o módulo “África Negra” é um impressionante tributo a antigas tradições do continente. Ao lado de exuberâncias como “Barbie, Deusa da África”, “Barbie Nigéria” e a princesa “Barbie Tano”, está a “Barbie Bahia” vestida de branco, o único exemplar produzido em referência a Iemanjá.

Percorrido o continente, outras bonecas reverenciam a arte contemporânea. “Barbie Alvin Ailey”, molde inédito com 12 pontos de articulação e pés em ponta, homenageia a Companhia de Dança Alvin Ailey, reconhecida mundialmente por promover a cultura afroamericana.

Cheia de estilo, a “Barbie Diva do Jazz” captura a atmosfera sombria e esfumaçada dos clubes de jazz dos anos 1930. É a primeira Barbie negra que troca de cabelos, sua caixa foi lançada com três perucas. Na soul music, Barbie incorpora a diva Diana Ross; e no rock, “Barbie Hard Rock Café” surge romântica, com jaqueta militar e saia de tule.

O cinema também inspira outras versões, entre elas a “Barbie Uhura” – charmosa tenente de “Star Trek” interpretada pela atriz negra Zoe Saldana; e “Barbie Bond Girl” – homenagem a Halle Berry, a primeira negra a receber o Oscar de melhor atriz pelo filme “A Última Ceia”, em 2002.

Os 11 grupos temáticos da exposição são: Black Fever: Era Mod e Era Disco; África Negra: Homenagem à África e afrodescendentes; Trend: Estilos Marcantes; Profissões dos Sonhos: Tudo que Você Quer Ser; Alta Temperatura: Praia Animada; Fashion: Passarela da Moda; Divas: Vestidos de Gala; So In Style: Amigas com o Estilo Black nos Dias de Hoje; Porcelana: luxo e sofisticação; Princesas: Celebração da Fantasia; e Casamento dos Sonhos: Noivas e Anjos.

.[ Exposição “Black Barbie – uma celebração da beleza negra”, de 09 de setembro a 02 de outubro, das 10h às 22h, no Raposo Shopping, na Rodovia Raposo Tavares, km 14,5, São Paulo. Entrada franca. Telefone (11) 3735-0780 | www.rapososhopping.com.br ].

A coleção de Keffer- Carlos Keffer iniciou sua coleção de Barbie em 1995 e, hoje, possui mais de 800 exemplares raros e edições limitadas, que representam a evolução da moda e dos costumes, desde os tempos de Cleópatra aos dias de hoje. “Não existe no mundo nenhum brinquedo que tenha acompanhado tanto as mudanças de comportamento como a Barbie”, diz Keffer, alvo de contínuos elogios da Mattel, fabricante da Barbie, que reconhece o grande valor de seu acervo.

Barbie [www.barbie.com.br ] Barbie foi criada em 1959 pela americana Ruth Handler, co-fundadora da fábrica de brinquedos Mattel, que percebeu que sua filha Bárbara, cujo apelido era Barbie, gostava de brincar com bonecas de papel, que trocavam de roupa. Até então, todas as bonecas tinham aparência de bebês e a de papel era uma das únicas que tinha a feição mais próxima de uma adolescente. Quando foi lançada, foi definida como a “modelo teenager vestida na última moda”. Hoje, Barbie é reconhecida como uma das marcas mais fortes de todos os tempos e ainda ícone fashion mundial. Como toda diva, a partir dos anos 90, estilistas famosos vestiram a boneca em várias ocasiões. Fazem parte desse grupo nomes como: Christian Dior, Chanel, Versace, Givenchy, Carolina Herrera, Donna Karan, Giorgio Armani e Alexandre Herchcovitch. Clássicos do cinema, teatro e TV também ganharam bonecas Barbie caracterizadas com seus personagens mais famosos, entre eles: Romeu e Julieta, O Mágico de Oz e Star Trek, além de musas como: Marilyn Monroe, Andrey Hepburn, Elizabeth Taylor e Vivien Leigh. Por cinco décadas, a boneca tem inspirado garotas de todas as idades a sonhar, “viajar” e descobrir que, brincando, elas podem ser o que quiserem. O estilo de vida da boneca, que já virou personalidade, sempre fez com que ela fosse popular entre crianças e adultos. Em 50 anos, ela já teve mais de 100 profissões, todas retratando aspectos da cultura e da sociedade de suas épocas. Alguns exemplos emblemáticos são: Barbie astronauta (1965); Barbie médica cirurgiã (1973); Barbie negra (1980) e Barbie presidente dos EUA (1992).

Mattel do Brasil- Instalada no País desde 1998, a Mattel do Brasil atua no desenvolvimento de marcas infantis, líderes em quase todos os segmentos em que estão inseridas. Fazem parte de seu portfólio nomes amplamente conhecidos como Fisher-Price, Barbie, Polly, Uno, Hot Wheels e Max Steel. Conhecida por atuar no desenvolvimento, fabricação, comercialização de brinquedos e acessórios, constantes investimentos em inovação, mídia, promoções e pela estreita parceria com seus clientes, a Mattel figura como uma das principais empresas do setor. Presente em mais de 25 mil pontos-de-venda, contribui para a geração de empregos no varejo, no setor logístico e na área de serviços em todo o Brasil. O licenciamento de marcas é outro importante foco de atuação da companhia no país. Atualmente, mais de 95% dos artigos licenciados com as marcas Barbie, Polly, Hot Wheels e Max Steel são produzidos localmente, por meio de uma rede de mais de 60 empresas de diferentes segmentos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira