Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/09/2011 - 11:19

Mercurius Engenharia

Empresa negocia novos contratos com empresas vencedoras dos leilões de energia.

A Mercurius Engenharia é a empresa com maior expertise na construção de usinas eólicas pelo país. Pioneira nesse segmento, a construtora já entregou 18 parques, com capacidade instalada de 656 MW. Este volume corresponde a mais da metade da produção brasileira, hoje em 1.123 MW, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A Construtora já está em negociação com as empresas vencedoras no último leilão A-3, realizado no dia 17. “O número de projetos continuará aumentando nos próximos anos. A matriz energética brasileira necessita de energia com características eólicas. Portanto, mais parques terão que ser entregues, dentro dos prazos exigidos”, afirma Dante Bonorandi, diretor da construtora.

Atualmente, a Mercurius é responsável pela construção de mais cinco usinas – Renova (um parque), na Bahia; Impsa (três parques), no Ceará; e Mangue Seco (um parque), no Rio Grande do Norte. Juntos, os parques vão produzir mais 434,2 MW para o Brasil. O parque Renova sozinho vai gerar cerca de 360 MW, será o maior do Brasil quando entrar em operação.

Investimentos-As obras civis de um parque eólico representam 15% dos custos de um projeto. Do total de negócios da empresa, 80% são oriundos dos contratos fechados no segmento eólico. E as perspectivas são melhores ainda. Em junho passado, o Brasil rompeu a marca dos 1.000 MW, com a entrada em operação dos 62 MW do parque eólico da empresa Eletrobras, localizado em Tramandaí (RS). Metade deste parque foi construída pela Mercurius Engenharia. Entre outros clientes da empresa estão os grupos Iberdrola, Wobben/Enercon, Pacific Hydro, Econergy, Rosa dos Ventos, Cegelec e Impsa.

A energia eólica é uma fonte de energia limpa, perene e inesgotável. Sua maior vantagem no Brasil, no entanto, é o aspecto complementar à energia hidroelétrica, principal fonte de geração do país. O potencial brasileiro de produção de energia a partir dos ventos é avaliado em 300.000 MW, o equivalente a quase 24 usinas de Itaipu. O Nordeste responde sozinho pela maior parte desse potencial, sendo o Ceará o pioneiro na produção de energia eólica. Além dos ventos cearenses, destacam-se na região os estados do Rio Grande do Norte, Bahia e, mais recentemente, Maranhão e Piauí.

Perfil-A Mercurius Engenharia surgiu em 1966, idealizada por Francantonio Bonorandi. São mais de 300 obras, entre edifícios residenciais e comerciais, hospitais, parques eólicos e usinas termoelétricas. A empresa cearense possui as certificações OHSAS 18001, ISO 9001 e ISO 14001.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira