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01/09/2011 - 11:35

Agile Manufacturing é um diferencial competitivo


Os fabricantes estão evoluindo em uma economia globalizada onde o intercâmbio de bens e serviços está intensificado, estimulando a concorrência. Neste ambiente complexo, devem se adaptar ou vão sofrer.

Todo o tipo de indústria está inserido em um ambiente econômico caracterizado pelo acirramento da concorrência, seja local ou mundialmente. Esta mudança na estrutura econômica está perturbando o equilíbrio típico das empresas e subvertendo as regras da logística instituídas entre empresas e parceiros, ainda que traga como benefício a redefinição das fronteiras do comércio mundial.

Este contexto oferece oportunidades em termos de acesso a novos mercados e investidores estrangeiros, mas também representa ameaças às empresas que não sabem como antecipar e se adaptar às mudanças – isso resulta em uma pressão significativa nos fabricantes. E esta pressão pode ser resumida em quatro fatores: pressão nos preços, na qualidade, na quantidade e nos prazos de entrega.

Agile manufacturing e outros métodos world class manufacturing.: Os sete princípios da agilidade são:.Antecipação, para reduzir a incerteza causada pelas mudanças do mercado |.Cooperação, para estabelecer a interdependência da empresa na forma de redes (networks) |.Inovação, para criar uma vantagem competitiva sobre os concorrentes |.Desenhar, uma oferta abrangente que integre as necessidades tanto da empresa quanto do mercado \.Desenvolver, uma cultura do cliente para estar em contato com o mercado|.Organizar, por departamentos, numa escala humana ou através de unidades em pequena escala independentes e cooperativas e, finalmente, estabelecer uma cultura de mudança e estratégias de movimento para solucionar as mudanças rápidas e imprevisíveis do ambiente.

O Agile Manufacturing é visto, às vezes, como um modismo ou como outra forma de descrever o Lean Manufacturing, Flexible Manufacturing ou CIM. No entanto, Agile Manufacturing representa a revolução para as organizações industriais nos próximos anos.

Lean manufacturing (ou World Class Manufacturing) tem um conceito diferente de agilidade. Às vezes, as palavras lean e agile são empregadas incorretamente: o termo lean é usado pelo Lean Manufacturing para definir o “produzir mais usando menos.” Em outras palavras, eliminando extras e perdas, estoques desnecessários e longos prazos de entrega, aplicando métodos como Just-in-time, Concurrent Engineering, redução de custo, melhorando os relacionamentos com clientes e fornecedores, entre outros.

O método Lean Manufacturing é baseado na produção em massa de produtos padronizados. O famoso Sistema de Produção da Toyota (TPS) define dois tipos de produtos: o tipo A, que corresponde aos produtos padrão, e o tipo B, que corresponde a produtos específicos. Os entusiastas do TPS se esforçam para eliminar os produtos do tipo B, pois eles não correspondem à produção em fluxo linear nem à produção em fluxo nivelado (Heijunka). Lean Manufacturing é um método excelente para manipular situações que podem ser controladas, em contextos com grandes volumes, combinado com mudança e variedade confiáveis.

Inversamente, Agile Manufacturing lida com situações que são mais difíceis de controlar. O axioma do Agile Manufacturing poderia ser: tudo muda rápida e imprevistamente. O mercado demanda baixos volumes mais frequentemente, qualidade e produtos customizados e específicos. Estes produtos têm ciclos de vida curtos, rápidos lançamentos no mercado, assim como curtos tempos de ciclo de produção e prazos de entrega. Os métodos de produção em massa são obsoletos. Os clientes querem ser tratados como indivíduos, reforçam as relações e demandam altos níveis de qualidade e serviço. Isto leva a melhorar a comunicação e a visibilidade.

A abordagem Agile Manufacturing não entra em conflito com as abordagens World Class MRPII ou Lean Manufacturing. Ao contrário, apresenta-se como base sólida essencial à criação da agilidade. Demand Driven, por exemplo, corresponde perfeitamente ao princípio de uma resposta flexível baseada na demanda do cliente.

Soluções para logística industrial ágil- O contexto econômico mundial citado anteriormente torna mais difícil a obtenção de lucro. Os fabricantes devem se tornar mais ágeis para competir em um mercado onde o custo da mão de obra é uma porção insignificante do custo do produto e onde as tecnologias industriais usadas estão se tornando idênticas.

Os fabricantes que desejam manter a competitividade e o crescimento devem usar novas gerações de software, reforçar seus processos de produção e sistemas de informação. O sucesso na implantação de software é tipicamente medida pelo lucro atingido pela redução de custos operacionais e administrativos, a melhoria dos prazos de entrega e o serviço ao cliente e, finalmente, pelo cumprimento das funções requeridas. Mas isso atualmente é insuficiente se não fornece os componentes necessários para uma produção ágil – o trampolim da próxima “revolução industrial”.

A Ortems, articuladora do conceito Synchronized MRP e líder no setor de planejamento e programação da produção por mais de 15 anos, desenvolveu uma gama de soluções que focam os objetivos de agilidade industrial e desempenho. Obtendo um feedback contínuo de mais de seis mil usuários em mais de 40 países, a empresa francesa tem desenvolvido métodos inovadores e otimizados para sincronizar e racionalizar instalações de produção. As soluções abrangem os complexos desafios da indústria, do planejamento tático à programação detalhada, permitindo aos fabricantes atingir excelência operacional através da integração dos quatro fatores principais do Agile Manufacturing: sincronização; otimização; responsividade e visibilidade e integração.

A empresa ágil é uma empresa que estabelece uma rede de parceiros (do cliente ao fornecedor) com os quais mantém relações estreitas e rotineiras baseadas na confiança e na cooperação. Os produtos e serviços que a empresa oferece se destacam de aqueles dos seus concorrentes, mas atendem os requerimentos e preferências individuais de cada cliente. A empresa ágil sabe como se adaptar rapidamente às mudanças na indústria e às flutuações na demanda.

G2A- Criada em 1996, a G2A (www.g2a.net.br) é uma empresa com capital 100% nacional e é distribuidora oficial das soluções da francesa ORTEMS, especializada em planejamento e programação avançada da manufatura (APS) para modelos com restrições, alternativas e capacidade finita.

Entre as principais competências da G2A estão a comprovada capacidade de implantação de projetos complexos de soluções ERP e APS (Advanced Planning Scheduling), consultoria e check up na área de produção, habilidade no desenvolvimento de interfaces, especificação e realização de novos módulos e acompanhamento do Change Management quando da substituição de sistemas.

Principais clientes: Sanofi-Aventis; Nestlé; Nexans; Renault Trucks; Givaudan; Sidel; Liebherr; Unilever; ABB; Ricoh; Linpac; Rhodia; Novartis; Alcan.

.Por: Giuseppe Aita, diretor da G2A

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