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01/09/2011 - 11:51

Desvalorização da Gol

A Gol Linhas Aéreas Inteligentes surgiu no Mercado brasileiro quando a maior parte das companhias aéreas estava com problemas severos de caixa,endividada e com sua rentabilidade reduzida pelas despesas com os juros. Váriasf oram as empresas que acabaram encerrando suas atividades, ou sendo negociadas,mas fizeram história no mercado doméstico e internacional, em especial a Transbrasil, Varig e Vasp.

A proposta do Sr. Constantino, o homem do transporte sobre rodas, era transformar o passageiro de ônibus de média e longa distância em usuários do transporte aéreo, com uma baixa tarifa e estrutura de custos mais enxuta. Como a empresa iniciou suas atividades levando em conta o aprendizado do transporte popular, chegou ao mercado com custos financeiros reduzidos e alta capitalização,fazendo com que suas concorrentes perdessem passageiros diante da nova estratégia. Outra vantagem competitiva foi maximizar o uso da aeronave, mesmo reduzindo a margem de contribuição com tarifas pequenas para aqueles que optassem por viajar em horário n o turno ou esperando a disponibilidade da companhia em assentos vagos.

A situação que chamou atenção no mercado acionário, no final de julho,foi sobre as revisões das projeções de 2011 sobre os seus resultados. Ela trouxe a redução da margem operacional de 1% a 4%, diminuindo sensivelmente o dividendo a ser pago para o acionista – se é que haverá. A alegação leva em conta o crescimento dos custos operacionais em decorrência de um aumento dos combustíveis e investimento em 395 copilotos, trazendo mais custos operacionais. Existem outras situações que devem ser analisadas, como a aquisição da Webjet.

Tal situação não foi vista com bons olhos. O mercado acionário, sensível a mudanças econômicas, oscila, levando as tendências dos investidores em comprar e vender as ações. A situação foi tão complexa que a desvalorização da empresa, de maio a agosto, foi em torno de 45%. Isso significa que em questão de três meses ela perdeu quase a metade do seu valor.

Para haver um comparativo nas informações e como a Gol já encerrou o seu resultado em 30de junho, o seu valor, de acordo com os negociados na Bovespa, apurando sua cotação em 31 de março, era de R$ 5,85 bilhões e, em 01 de agosto, R$ 3,22bilhões.

Alguns questionamentos que deverão ser respondidos é o porquê da aquisição da Webjet, já que as projeções de mercado informadas pela empresa trouxeram problemas significativos a sua concorrente direta TAM, que também teve redução dos valores negociados em bolsa.

Essas informações não tinham sido elencadas na negociação ou continham alguma incorreção nos dados colocados na negociação. Dizia-se que a busca por nova companhia permitiria um incremento de linhas com a perspectiva de redução de custos e maior sinergia, fatores esses que a Gol preconiza desde a sua fundação. Será que essa estratégia não precisa ser revista ou esse é o caminho quem anterá o “Agente Laranja” no mercado, competitivo e fazendo com que suas concorrentes continuem preocupadas com a sua ânsia de conquistar cada vez mais o espaço aéreo doméstico e ampliar a participação internacional?

.Por: Reginaldo Gonçalves é coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Santa Marcelina.

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