Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/09/2011 - 11:51

Pesquisa atesta eficácia do inoculante para trigo

Masterfix Gramíneas, produzido pela Stoller do Brasil, foi analisado em cinco cultivares de trigo e apresenta resultados que irão beneficiar produtores e lavouras.

O inoculante Masterfix Gramíneas para trigo, produzido pela Stoller do Brasil, foi estudado durante quatro anos, na região de Vacaria (RS)pelo pesquisador Ricardo Lima de Castro, da Embrapa Trigo, que comprovou a eficiência do produto para aumentar o rendimento das lavouras e preservar o meio ambiente. O pesquisador explica como na entrevista a seguir.

O que as pesquisas com inoculante Masterfix Gramíneas para trigo apresentaram em termos de aumento de produtividade?

O acréscimo em rendimento de grãos devido à inoculação das sementes de trigo com Masterfix Gramíneas variou entre 165 a 555 kg/ha (2,7 a 9,3 sc/ha), em quatro anos de pesquisa na região de Vacaria (RS) compreendendo cinco cultivares de trigo. Em percentual, os acréscimos em rendimento de grãos variaram entre 3% e 15%. Considerando as análises estatísticas, em 67% dos experimentos, as médias dos tratamentos com inoculação foram estatisticamente superiores a média dos tratamentos sem inoculação, pelo teste de Tukey a 5%.

Por que o uso do inoculante pode ser considerado sustentável? Como podemos comparar os benefícios para o meio ambiente em relação aos fertilizantes nitrogenados?

O uso de inoculante pode ser considerado sustentável porque se refere ao uso de recurso biológico renovável, de baixo custo de produção, que reduz a poluição e os custos econômicos e ambientais relacionados à produção, transporte e utilização dos fertilizantes nitrogenados.

Podemos comparar os benefícios para o meio ambiente em relação aos fertilizantes nitrogenados, avaliando-se o custo energético e econômico por kg de N, o uso de recurso renovável versus recurso não renovável, a poluição e a emissão de gases de efeito estufa.

Porque a absorção de nitrogênio é maior com o inoculante?

A absorção de nitrogênio pelas plantas provenientes de sementes tratadas com inoculante é maior porque o inoculante tem bactérias capazes de fixar o nitrogênio da atmosfera, disponibilizando parte do N fixado para a planta associada. Além disso, as bactérias produzem fitohormônios que estimulam o crescimento do sistema radicular das plantas, favorecendo a absorção de água e minerais; e, consequentemente, aumentando o teor de clorofila nas folhas e a tolerância da planta a estresses, especialmente hídrico.

Acredita que em um futuro próximo será possível diminuir a quantidade de nitrogênio químico com o uso de inoculante?

Sim, há resultados de pesquisa que evidenciam a viabilidade técnica e econômica do uso de inoculante com redução da dose de nitrogênio em cobertura, na cultura do trigo. Acredito que a tecnologia seja aceita facilmente pelos produtores, tendo em vista que proporciona ganhos em rentabilidade, com maior sustentabilidade ambiental.

Em um mundo em que, a cada ano, são procuradas formas para aumentar a produção, aliadas a soluções sustentáveis, processos como a inoculação devem ser ainda mais utilizados daqui para frente?

Com certeza, tecnologias que aumentem a produtividade e a rentabilidade dos sistemas produtivos agrícolas com sustentabilidade ambiental são, cada vez mais, procuradas e valorizadas. A humanidade precisa destas tecnologias!

Perfil da Stoller do Brasil- A Stoller é especialista em fisiologia e nutrição vegetal e há mais de 35 anos desenvolve e oferece soluções inovadoras de qualidade, que potencializam a produtividade das plantas. O Grupo Stoller é líder mundial na nutrição de plantas, com foco na fisiologia vegetal, o que possibilita ao agricultor aproveitar o máximo potencial genético da planta, para que esta tenha maior resistência às doenças e se adapte melhor às adversidades climáticas.

Há mais de dez anos vem desenvolvendo trabalhos na área de produtos biológicos para a agricultura, visando uma agricultura mais produtiva e mais adequada ao meio ambiente. A empresa atua com 16 companhias em mais de 50 países. Por meio dessa estrutura mundial, o grupo tem habilidade de desenvolver pesquisas integradas em vários países, que permitem obter resultados em vários ciclos de uma mesma cultura, comprovando a eficiência dos produtos nos hemisférios Sul e Norte, gerando soluções inovadoras para a agricultura mundial.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira