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Matemática, erro de cálculo ou de ensino?

Fim de mais um ano letivo e a continuidade de velhos problemas nos métodos de ensino e aprendizagem, como é o caso da Matemática, que é fundamental em nossas vidas. Se não dominarmos nem ao menos as operações básicas, como poderemos utilizar a Matemática no dia-a-dia? Saber efetuar as quatro operações (soma, subtração, multiplicação e divisão) é essencial para que o aluno saiba resolver problemas na escola, bem como em situações elementares da vida cotidiana, como pagar contas, receber troco ou calcular juros de uma prestação.

Alunos que até a quarta série do Ensino Fundamental não conseguem dominar conceitos numéricos básicos terão enorme dificuldade para prosseguir seus estudos, seja da 5ª à 8ª séries, seja no Ensino Médio e, depois, na faculdade. O déficit acumulado nos primeiros anos de escola pode comprometer todo o aprendizado futuro e, mais tarde, o desempenho profissional. Essa é uma realidade que angustia professores e orientadores educacionais em centenas de municípios brasileiros. Muitos prefeitos, antenados com a realidade e preocupados em dar às crianças uma base sólida de ensino, recorrem a soluções inovadoras oferecidas por entidades especializadas, públicas e privadas.

Hoje, já existem métodos capazes de despertar naturalmente o interesse da criança pela Matemática. O método Mathnasium - The Math Learning Center - A+ é um deles. Criado pelo matemático americano Larry Martinek, é utilizado em vários países. Os chamados "Centros de Aprendizagem de Matemática A+" já existem nos Estados Unidos há quatro anos e agora chegam ao Brasil através do sistema de franquia, cujo lançamento ocorrerá em São Paulo, em 4 de dezembro.

O trabalho do A+ está baseado em um método revolucionário, que desenvolve o raciocínio e as habilidades matemáticas de cada aluno individualmente, priorizando a forma oral para a compreensão dos problemas. Diferentemente do que ocorre com o método da concorrência, que se restringe a trabalhar o cálculo exclusivamente na forma escrita, o que não produz boas habilidades mentais matemáticas.

O método A+ busca o entendimento através do lúdico, da inspiração e da diversão. É um trabalho inteiramente humanizado, no qual os alunos são acompanhados pelo professor para que possam obter ajuda e respostas para suas questões, em tempo real. Mais do que ter apenas seus exercícios corrigidos pelo professor do Centro de Aprendizagem, os alunos recebem ajuda quando mais precisam, ou seja, no momento das suas dúvidas. Isso não acontece com outros métodos, onde a maioria do fazer matemático é realizada em casa, sem a ajuda profissional imediatamente disponível.

No Centro de Aprendizagem A+, o processo de diagnóstico de cada aluno, realizado antes do início das aulas, produz um programa único e individualizado, evitando o estudo repetitivo de assuntos que já são do conhecimento daquele estudante, sem cansá-lo com as mesmas questões. Com isso, ganha-se em tempo e motivação, ao mesmo tendo em que os esforços ficam concentrados nas áreas onde há realmente dificuldade de aprendizado. Como resultado, os alunos permanecem engajados no processo educacional.

Nas escolas públicas e particulares de todo o país, o método tradicional de ensino não cumpre seu papel. A realidade é preocupante e pode ser constatada nos resultados da pesquisa feita em 2003 pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com cerca de 300 mil estudantes das 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. Segundo o estudo, a maioria dos alunos da 4ª série do Ensino Fundamental apenas demonstra habilidades elementares e que deveriam ser assimiladas por quem está concluindo a 1ª série, como leitura de horas e minutos somente em relógio digital e multiplicação com números de um único algarismo.

Esses dados comprovam o analfabetismo matemático que ainda aflige o sistema educacional brasileiro. Demonstram que, mesmo depois de quatro anos de ensino fundamental, muitas crianças não conseguem construir competências básicas para a vida cotidiana nem para prosseguir seus estudos na quinta série.

A Matemática tem que ser construída num trabalho que a torne mais lúdica e inteligível aos olhos dos alunos e também estimulante e desafiadora. A disciplina, apesar de estar presente em inúmeras atividades, ainda é um bicho de sete cabeças para a maioria das crianças, o que deixa evidente que a forma de ensino dever ser reavaliada o mais rápido possível. Que venha o A+.

. Andréa Cristina Sória Prieto é Pedagoga, Consultora Pedagógica em Matemática na Futurekids do Brasil

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