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03/09/2011 - 11:43

KPMG divulga seu primeiro Relatório de Sustentabilidade

Empresa investiu R$ 23 milhões entre 2009 e 2010 em atividades de capacitação, treinamento e desenvolvimento profissional.

Iniciativa pioneira entre as empresas de auditoria brasileiras, a KPMG está divulgando o seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, referente aos resultados apurados nos anos de 2009 e 2010 pelas empresas que atuam sob o nome KPMG no Brasil. Elaborado em linha com as diretrizes da GRI (Global Reporting Initiative), que estabelece um padrão internacional para a elaboração de relatórios de sustentabilidade, a Organização informa de maneira transparente e consistente o seu desempenho econômico, social e ambiental naquele período.

“Nesta publicação, apresentamos os pilares que sustentaram nossa estratégia de negócios entre 2009 e 2010 – crescimento com qualidade, profissionalismo e integridade, pessoas e consistência global –, demonstrando como os princípios da sustentabilidade são aplicados no dia a dia da Organização”, afirma Pedro Melo, presidente da KPMG no Brasil.

Em relação a seu faturamento, importante fator para a perenidade da própria empresa, a KPMG destaca no documento o crescimento obtido nos últimos dois anos, de 5% no ano fiscal encerrado em 30 de setembro de 2009 (com R$ 492 milhões) em relação ao concluído em 2008, e de 11,4% no período fiscal encerrado em 2010 (R$ 548 milhões) ante o resultado anterior. O relatório revela também que a Organização investiu, no Brasil, R$ 1,77 milhão em iniciativas dedicadas à comunidade nos anos fiscais de 2009 (R$ 708 mil) e 2010 (R$ 1,061 milhão, incremento de 50% em relação ao período anterior).

Os apoios são realizados por meio de diretrizes globais, adaptadas às realidades locais: Global Development Initiative, programa que implementa ações que visam desenvolvimento, educação e justiça social; e Global Green Initiative, que endereça as questões relacionadas ao meio ambiente e às mudanças climáticas como, por exemplo, estabelecendo a meta de redução da pegada de carbono combinada das firmas-membro da KPMG International em todo o mundo em 25%, entre 2007 e 2010.

Dentre os destaques da empresa no Brasil no período, estão: a criação do grupo KNOW (KPMG´s Network of Women), Comitê de Mulheres da KPMG no Brasil destinado a valorizar o papel da mulher na empresa (até 2015, a meta é chegar a 25% de mulheres ocupando cargos de liderança); a implantação da ferramenta e-Audit, que permite o arquivamento eletrônico da documentação de auditoria, melhorando metodologia de trabalho e reduzindo o consumo de papel; a conquista do Prêmio Top of Quality, promovido pela Ordem dos Parlamentares do Brasil, na categoria Qualidade em Auditoria; a ampliação da base de escritórios para Ribeirão Preto (SP) e Salvador (BA); a inauguração de um centro de treinamentos em São Paulo; a consolidação da área de Mercados para maximizar as relações entre os segmentos de Audit, Tax e Advisory; a estruturação de um grupo para atender às necessidades dos clientes em razão da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016; a média de 118 horas anuais de treinamento aplicado por profissional; e a conquista do 1º lugar entre as Big Four na pesquisa internacional “The World’s Most Attractive Employer 2010”.

Valorização do capital humano- Os profissionais da KPMG constituem seu maior capital e desempenham papel fundamental no sucesso da Organização. De acordo com os dados apontados no relatório, ao final do seu período fiscal concluído em 30 de setembro de 2010, a KPMG no Brasil contava com 2.877 colaboradores. Desse total, 59% atuavam em São Paulo; 15%, no Rio de Janeiro; e 26% ficavam distribuídos nas demais 13 cidades em que a empresa estava presente até o final daquele mesmo período (Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Joinville, Manaus, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Salvador e São Carlos).

O Programa Anual de Trainees da KPMG, principal porta de entrada de profissionais da área técnica da empresa, avançou entre 2009 e 2010, com 274 contratações no primeiro período, contra 437 no ano passado. Foram investidos R$ 23 milhões em programas de capacitação, treinamento e desenvolvimento profissional de sua equipe. Somados, os treinamentos oferecidos totalizaram 305.490 horas em 2009, e 284.928 horas no ano passado (número ligeiramente inferior em razão de o treinamento em IFRS para sócios, diretores e gerentes ter sido concentrado em 2009).

Em 2010, 17 profissionais se tornaram novos sócios da empresa, e outros 25 ocuparam diretorias. No total, 1.172 promoções de profissionais aconteceram em 2009, seguidas por 1.240, no ano passado.

A KPMG optou por preparar o seu primeiro relatório de sustentabilidade no nível B das diretrizes (os níveis são A, B ou C, e referem-se à quantidade de indicadores reportados), e obteve a confirmação de nível por parte da GRI na Holanda.

.[ A versão eletrônica completa do relatório pode ser acessada no seguinte endereço: http://www.kpmg.com/BR/PT/QuemSomos/Cidadaniacorporativa/Paginas/relatorio_sustentabilidade.aspx].

Perfil-A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory presente em 150 países, com 138.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. As firmas-membro da rede KPMG são independentes entre si e afiliadas à KPMG International Cooperative (“KPMG International”), uma entidade suíça. Cada firma-membro é uma entidade legal independente e separada e descreve-se como tal.

No Brasil, a empresa tem atualmente cerca de 4 mil profissionais distribuídos em 20 cidades de 12 Estados e Distrito Federal.

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