Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/09/2011 - 11:52

Bellagio Conference 2011

A PUC-Rio participou, na semana passada, da Bellagio Conference 2011, sediada na Itália, de 23 a 27 de agosto. Entre os 17 convidados dos maiores núcleos de sustentabilidade do mundo, havia apenas um brasileiro. O professor e diretor do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA) da PUC-Rio, Luiz Felipe Guanaes Rego, foi o único representante do Brasil no encontro realizado pelo Earth Institute Columbia University.

Importantes universidades de quatro continentes estiveram presentes na conferência, dentre elas a própria Columbia University, organizadora do evento; a Universidade de Oxford; a Universidade de Tóquio; a Pontifícia Universidade Católica do Chile; e a Universidade Science Po, de Paris.

Foi estabelecida uma aliança entre as instituições participantes. Até o Rio + 20 novos projetos devem ser firmados. A PUC-Rio vai assinar um convênio com a Columbia University para discutir metodologias para a revitalização do Rio Rainha e, uma segunda parceria com a PUC do Chile, para uma série de trabalhos na área de Monitoramento de Mudanças Climáticas.

O principal objetivo do encontro foi discutir meios para trabalhar a ideia de desenvolvimento sustentável em nível de pesquisas acadêmicas. Alguns importantes pontos foram determinados e concluiu-se que não seria viável a criação de um diploma acadêmico específico para uma disciplina Desenvolvimento Sustentável, e sim que a interação multidisciplinar é o ponto chave para o sucesso de um projeto sustentável.

Outra ação importante que ficou definida foi criar soluções locais e específicas para cada cidade em particular. Por exemplo, explica Guanaes, o problema de Nova York não é o mesmo de Tóquio. Por isso, o grande desafio definido no encontro foi, exatamente, escolher estudos de amplitude mundial para mostrar a diferença global e local.

O professor Guanaes apresentou um projeto de parceria para a despoluição do Rio Rainha, que corta o Vale da Gávea. Segundo o professor, a interação social é fundamental na questão do rio: “Sem integração não há sustentabilidade. Para resolver o problema do Rio Rainha devemos promover a integração de todos os moradores; criar, na própria favela, uma mão de obra que saiba pensar em termos de serviços mais sustentáveis”, contou o professor. Para ele, medidas como coletas seletivas, por exemplo, fazem bastante diferença na luta por um ambiente Sustentável.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira