Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/09/2011 - 12:18

Grupo Unifrango comemora 10 anos de atuação

Hoje a marca é uma das mais importantes do Paraná e responde por 25% da produção do estado.

O grupo Unifrango Agroindustrial, que atua nos mercados interno e externo do setor avícola, completa 10 anos de fundação em 2011 e se consagra como um dos mais importantes do setor.

A marca é formada por 17 empresas paranaenses das quais 13 delas são abatedouros (12 exportadoras), e juntas essas empresas detém a terceira posição no abate de aves no Brasil. São cerca de 2 milhões de cabeças/dia, o que representa mais de 4,4 mil toneladas de carne de frango/dia, das quais 30% são destinadas à exportação. As demais são produtoras de ovos férteis e pintos de um dia, uma delas é exportadora. Elas lideram o ranking nacional na produção diária de pintainhos.

De acordo com o executivo da Unifrango, Pedro Henrique Oliveira, 70% das atividades da marca estão hoje focadas ao consumidor interno, mas paralelamente as exportações estão evoluindo, principalmente pela forma versátil como as plantas são administradas, o que possibilita ao pleno atendimento das exigências do mercado internacional.

As empresas do grupo geram mais de 30 mil empregos diretos e só no ano passado movimentaram R$ 500 milhões, para este ano a previsão de crescimento é de 8%.

História-A Unifrango foi criada inicialmente com a união de 20 empresas do setor avícola que tinham como objetivo unir forças para atender, principalmente, o mercado europeu. A empresa se instalou inicialmente em Curitiba com apenas dois funcionários e se transferiu para Maringá logo no início das atividades.

Uma das conquistas mais importantes do grupo ocorreu em 2004 quando, negociando com a Secretaria de Política Econômica, do Ministério da Agricultura, conseguiu aumentar o prazo de financiamento de aviário de cinco para oito anos.

A marca partiu definitivamente para o mercado externo a partir de 2008, com a participação em feiras internacionais, principalmente em Xangai (China) e Paris (França).

No ano seguinte o grupo criou um comitê de compras que desenvolveu uma modalidade de compra conjunta, reunindo compradores em mesa de negociações.

Já em 2010, a Unifrango conseguiu a expansão do prazo para os financiamentos aviários, para dez anos, além de conquistar maior limite de crédito. O grupo criou ainda um comitê de exportação, voltado à negociação centralizada de fretes marítimos.

Centro de Armazenagem e Distribuição-O atual projeto do grupo é o Centro de Armazenagem e Distribuição que está sendo construído no município de Apucarana, no Norte Central do estado.

O projeto foi idealizado para ser o centro mais moderno do país e vai contribuir de forma decisiva à logística das empresas acionistas do grupo. “Vamos oferecer mais que uma prestação de serviços, mas uma administração estratégica de negócios. Passamos a contribuir de forma ainda mais direta com a produção”, explica Oliveira.

A nova estrutura vai armazenar a produção das indústrias até a destinação ao mercado. Segundo o executivo, o centro vai permitir que as empresas mantenham sua produção sistemática e que não precisem, necessariamente, comercializar os produtos imediatamente.

A localização geográfica da nova estrutura física é estratégica, por o ponto ser um importante entroncamento rodoferroviário, com facilidade para o escoamento da produção. “É um local próximo tanto do Porto de Paranaguá quando dos mercados consumidores internos”, ressalta o executivo.

Estrutura-O centro será implantado em três fases. Na primeira, serão investidos R$ 26 milhões. A unidade será totalmente automatizada, com sistema importado da Alemanha, e com sistema de congelamento com gás atóxico.

A expectativa que parte da estrutura já esteja em pleno funcionamento no início do ano que vem, gerando 100 empregos diretos, entre operadores e funcionários do setor administrativo. A segunda fase deverá ser implantada ainda em 2012. “Com as três fases finalizadas e com a estrutura de embarque de contêineres pronta, 10% da exportação brasileira deverá sair do centro”, estima Oliveira.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira