Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/09/2011 - 09:52

Por trás de 10 anos de história, profissionais criativos e apaixonados pelo que fazem

A agência Fog completa dez anos e o publicitário Rafael Bretas conta um pouco sobre essa história.

Sabe aquela velha frase "Por trás de um homem existe sempre uma grande mulher"? Pois bem, no caso da FOG a história é mais ou menos assim... "Por trás de dez anos de história, profissionais criativos e apaixonados pelo que fazem". Essa frase resume um pouco deste caminho traçado com muita criatividade, desempenho, horas e horas de trabalho, gastos em frente a um computador, ou mesmo em frente a vários materiais de clientes para analisar cada produto e saber o que pode, deve e será modificado para renovar uma marca e inovar uma imagem no mercado e na mídia. 10 anos de paixão pelo que se faz, marcados por muita garra, envolvimento e persistência para conseguir alcançar um espaço no mercado publicitário e conquistar a confiança dos clientes.

Nestes dez anos a FOG conquistou e atende clientes que acreditam em suas marcas. Alguns nomes como Honda Blokton, Vale Fértil, Barion, Ambev, Siena Alimentos, Fusion Energy Drink, Paloma, Espaço Lapelle, Hotel Trevi entre outros. Para o segundo semestre, a agência planeja um crescimento ainda maior, além de projetos que estão previstos para acontecer entre final de 2011 e início de 2012, como uma nova estrutura e abertura de uma operação em São Paulo.

A seguir uma entrevista exclusiva com o publicitário Rafael Bretas, fundador e diretor de Criação da FOG:

O que é a FOG? Qual a sua história?

. Rafael Bretas - A Fog começou em agosto de 2001 sem muita estrutura. Eram dois sócios e muita vontade de crescer e atender um mercado existente. Não tínhamos clientes, apenas ideias as quais mais para frente percebemos que nem eram tão boas assim. Porém, nada tira da cabeça de jovens sonhadores a possibilidade de onde pode chegar. E isso é algo que nunca deve ser perdido, pois é a principal fonte de motivação para qualquer pessoa, equipe etc. De lá para cá, muita coisa mudou, inclusive o quadro societário que hoje permanece apenas eu, liderando uma equipe super forte de grandes profissionais.

No entanto, algo não mudou. A teimosia por fazer bem feito, com paixão, com envolvimento mais do que comercial. O envolvimento com as marcas de uma maneira ímpar, lidando com cada produto como se fosse nosso.

A Fog é uma agência de Branding, Ativação de Marca e Comunicação. E este termo complementar à marca é algo que segue uma tendência do mercado: já fomos Fog Publicidade e Propaganda, Fog Criação Integrada, Fog Comunicação Intensiva, Integrada e Promocional. Enfim, podemos dizer que somos a agência FOG. E somos especialistas em marcas. Isso resume tudo.

. Nestes dez anos, o que podemos ressaltar dos trabalhos?

.Rafael Bretas - Em dez anos de mercado, podemos ressaltar a criatividade e a qualidade dos trabalhos da agência. Mas principalmente a qualidade de fazer bem feito do início ao fim. Não adianta ter uma ótima idéia se ela não tiver um bom acabamento, finalização e aplicação. Então somos bem críticos para poder aprovar um Job. E caso algo não dê certo, somos mais críticos ainda para poder resolver da melhor forma possível. Então não temos que pensar que nunca iremos errar, temos que pensar que estaremos atentos para que erros sejam minimizados e ajustados antes que cheguem ao ponto final. Agência que diz que nada dá errado está mentindo. Em uma produção, por exemplo, tudo dá errado. A sua capacidade de saber controlar e resolver tudo é que conta. Por isso que digo que não adianta uma boa idéia na criação se ela vai errada para a rua. Tudo tem que dar certo em todos os pontos.

.Quem é Rafael Bretas?

.Rafael Bretas - Rafael Bretas é apenas um profissional apaixonado pelo o que faz. Ele é o Diretor de Criação da agência Fog mas está sempre junto de cada integrante de maneira participativa. Ele não tem frescura e sabe a hora de fazer as coisas, principalmente de valorizar sua equipe. Ele acredita que o envolvimento com a marca é de dentro para fora e que temos que agradecer por cada projeto que vem parar em nossas mãos, pois é mais uma oportunidade para podermos mostrar nosso trabalho e fazer o que fazemos de melhor. Então posso resumir que Rafael Bretas é redator, designer, diretor de criação e gosta de escrever alguns textos bacanas. Mas, mais do que nunca, Rafael Bretas é um apaixonado por marcas e pessoas.

. Nesta trajetória de liderança e dez anos de FOG, o que podemos ressaltar sobre você como profissional?

. Rafael Bretas - Acredito que a liderança nestes dez anos foi marcada pela forma humana de liderar. Nunca ninguém vai ouvir histórias de gritos, falta de respeito ou baixarias em nossa agência. Acredito que sim, é possível liderar equipes em harmonia e que a palavra-chave seja confiança. Dou prazos, responsabilidades e espaço para todos crescerem. Se alguém não cumprir, não vou sair gritando, apenas saberei com quem posso contar, pois o caminho é longo. Temos planos de carreira na agência onde vários podem tornar-se donos. Este processo já começou e está dando certo, sendo o meu maior objetivo: uma agência de vários donos, onde prevalece a liderança com base na confiança e respeito.

. Pretende passar seus conhecimentos em cursos e palestras?

Rafael Bretas - Não penso agora em ser um palestrante oficial ou professor da área. No entanto, sempre estou aberto a falar sobre o que sei quando sou convidado. Acredito que ministrar cursos e palestras seja muito mais do que passar conhecimento, mas sim trocar conhecimentos. Aprendemos muito em contato com as pessoas.

.A frase "a criatividade seduz" é tema de muitos trabalhos ao longo de sua carreira. Conte mais sobre este tema: Rafael Bretas - O tema "A Criatividade Seduz" surgiu de uma ideia onde queríamos uma nova campanha para divulgar a agência, mostrando que a melhor forma de evidenciar a qualidade da sua marca é através da criatividade. Assim, criamos um conceito belíssimo onde retratamos a Criatividade como uma divindade de outra dimensão, a qual chamamos de rainha da criatividade. Esta rainha seduzia as pessoas através de ideias, expressões, beleza, sentimentos. E acreditamos que isto funciona também com a vida. Somos seduzidos por momentos que nos fazem sentir algo diferente, arrepiar, emocionar. E com as marcas não deve ser diferente. As pessoas não querem publicidade pela publicidade. Elas querem emoção, ser conquistadas, seduzidas. Enfim, todos este conceito trouxe o tema para o nosso dia a dia, que acabou virando a campanha da FOG, palestra, curso e jargão. [www.agenciafog.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira