Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/09/2011 - 10:26

Rosa Amanda Strausz autografa, na Bienal do Livro

Obra infantil editada pela FTD, que trata das agruras de se ver o mundo diferente do que acham ser normal . A a utora lança Um Nó na Cabeça, com ilustrações marcantes de Laurent Cardon.

Com mais de 20 anos de carreira, a premiada autora carioca Rosa Amanda Strausz estará no estande da Editora FTD, na Bienal Internacional do Livro, para lançar a obra Um Nó na Cabeça, no dia 6 de setembro, às 14h. No título, a autora mostra que contar carneirinhos pode ser muito mais do que um hábito contra a insônia.

O ofício de Tico, assim como o dos outros carneiros, é pular a cerca para ajudar as pessoas a dormir. Porém, o que deveria ser um hábito é um martírio para ele, que fica entediado em esperar na fila para pular - e vê tudo de uma maneira diferente e única.

Dona Amééélia, mãe do carneiro rebelde, está preocupada. Seu filho foi demitido de três empregos graças a suas caraminholas. O nó na cabeça apareceu e ele fugiu do primeiro trabalho, fez birra e soltou pum no segundo e brigou no terceiro. Tico era um caso perdido e todo o rebanho o achava louco, mas dois fatores o ajudam a reverter esse quadro: o garoto Quim, seu novo amigo, e a descoberta de sua vocação para pinturas.

Laurent Cardon fez um trabalho lúdico de encher os olhos. Os carneiros lembram algodão doce e as cores fortes, expressões e traços afloram a imaginação das crianças. O objetivo é que o ato de contar carneirinhos não seja apenas mecânico, mas algo com uma imensidão de possibilidades para mexer com o imaginário dos mais jovens.

Strausz se inspirou num de seus primos, que tem esquizofrenia, para construir o personagem principal. “Aprendi que olhar o mundo de um modo diferente do que se considera normal pode ser uma fonte de sofrimento. E isso acontece não só com os esquizofrênicos. Basta que alguém seja ligeiramente diferente e...pronto. Precisamos lutar contra todo tipo de incompreensão”, relata. Por meio de Tico, a autora mostra que existem muitas maneiras de se expressar com o mundo, e a mais poderosa delas é a arte.

Sobre a autora: Rosa Amanda Strausz, ganhadora do prêmio Jabuti, comemora 20 anos de literatura dedicada ao público infantil e juvenil. Publicou cinco livros pela editora FTD e duas de suas histórias, Mamãe trouxe um lobo para casa e A coleção de bruxas de meu pai, ganharam o prêmio Revelação da FNLIJ.

Sobre o ilustrador: Laurent Cardon nasceu na França. Radicado no Brasil em 1995, é ilustrador, animador e publicitário. Além dessas atividades, leciona cinema e é sócio de uma produtora de animação, produzindo storyboards para filmes de ficção. Seu trabalho editorial já recebeu o selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

.[Lançamento – Um Nó na Cabeça, no dia 06 de setembro de 2011, às 14h, na Bienal do Livro: Riocentro - Avenida Salvador Allende, nº 6.555 – Barra da Tijuca . Estande da FTD: Pavilhão 3 – Azul – I05/H06 – Riocentro .Preço sugerido: Sob consulta |Editora FTD – SAC 0800 772 2300 |www.ftd.com.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira