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06/09/2011 - 13:33

Principais fabricantes de autopeças associam-se à ANRAP

Dez dos principais fabricantes de autopeças do país associam-se à ANRAP e apoiam a importância do uso do remanufaturado de qualidade na manutenção de veículos.

São Paulo – A ANRAP, Associação Nacional dos Remanufaturadores de Autopeças, anuncia que dez dos principais fabricantes de autopeças do país uniram-se à entidade. As empresas associaram-se à ANRAP para fortalecer a importância do uso do remanufaturado de qualidade na manutenção, em oposição às práticas de recondicionamento que expõe o usuário a riscos de acidentes e reduzem, consideravelmente, a durabilidade dos veículos. Knorr-Bremse, TRW Automotive, ZF SACHS, BorgWarner, Cummins, Delco Remy, Garrett, Eaton, Schaeffler Brasil (Divisão Luk) e Bosch compõe a lista dos associados.

De acordo com pesquisa realizada pelo Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores) e a Abipeças (Associação Brasileira da Indústria de Autopeças), o faturamento do setor de autopeças no acumulado de janeiro a julho, com dados ainda estimados, aumentou 10,5% sobre igual período de 2010.

“Além da garantia de originalidade de fábrica, a peça remanufaturada provê qualidade superior no reparo, mais segurança e uma excelente relação custo/benefício por proporcionar ao cliente o mesmo desempenho de um produto novo, com menor custo por quilômetro rodado. O remanufaturado também contribui para uma maior vida útil do produto, assegurado com a tecnologia e suporte técnico do fabricante”, destaca Jefferson Germano, Gerente de Aftermarket da Knorr-Bremse para o Brasil e América Latina, e Membro do Comitê da ANRAP.

Já Luís Antônio dos Santos, Coordenador de Vendas da TRW Automotive e Membro do Comitê da ANRAP, explica que a peça recondicionada pode gerar diversos danos na manutenção, pois não possui especificações genuínas ou padrões de qualidade. “Uma vez que a sua origem é duvidosa, coloca em risco a vida do usuário e reduz, significativamente, o tempo de uso do veículo”, comenta o executivo. Segundo ele, o produto recondicionado não possui normas tecnológicas ou um processo de produção seguros. Além disso, a peça defeituosa não passa por uma avaliação criteriosa para identificar quais itens necessitam de reparo, por isso, apenas os componentes defeituosos são substituídos por outros de procedência duvidosa. Caso o defeito da peça ainda persista, não há um suporte técnico devido e confiável.

Os fabricantes comercializam as peças remanufaturadas por meio de rede de distribuidores, rede de centros técnicos ou lojas de varejo de autopeças. Os produtos remanufaturados possuem todas as especificações exigidas pelas montadoras e, em média, custam de 40% à 70% abaixo do preço de um componente novo.

Alguns fabricantes comercializam a peça sem base de troca, isto é, sem a necessidade de retorno da peça usada. Outros, comercializam com base de troca, neste caso, além do benefício do preço do produto – que é mais competitivo para os aplicadores e consumidores finais - a remanufatura também garante que a peça usada tenha um descarte correto e, por fim, não contamine o meio ambiente.

ANRAP- Criada em 1994, a partir da associação dos fabricantes Cummins, Bosch, ZF SACHS e TRW Automotive, a ANRAP (Associação Nacional dos Remanufaturadores de Autopeças) tem o objetivo de comunicar o mercado sobre o conceito de remanufatura. Para isso, tem demonstrado à aplicadores, profissionais de manutenção e usuários as vantagens do produto remanufaturado de qualidade na manutenção de veículos. Atualmente, dez dos principais fabricantes de autopeças do país estão associados à ANRAP: Knorr-Bremse, TRW Automotive, ZF SACHS, BorgWarner, Cummins, Delco Remy, Garrett, Eaton, Schaeffler Brasil (Divisão Luk) e Bosch.

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