Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/09/2011 - 13:41

Devo ou não aceitar pagamento em permuta?

A permuta, no âmbito empresarial, traz diversos benefícios, porém os empresários ainda se perguntam se vale à pena ou não receber o pagamento em permuta. Boa parte desses questionamentos surge devido à falta de informação sobre o assunto e pelos benefícios não serem claros e de imediato.

A pergunta que deve ser feita é se sua empresa prefere pagar em dinheiro os produtos ou serviços a serem adquiridos, ou pagar com seus próprios serviços ou produtos. Bem, a resposta é óbvia. Todos querem pagar em permuta.

Dentre tantos benefícios que a permuta traz para quem vende, o fato de poder agregar um novo cliente e, ao mesmo tempo, pagar pelo produto a ser permutado apenas o valor do custo de venda são os que se destacam, porém, infelizmente passam despercebidos pelos empresários.

A permuta é mais uma forma de pagamento, que pode facilitar a conclusão de uma venda, atrair novos clientes, evitar desperdícios, reduzir capacidade ociosa e estoques parados, além de ter uma vantagem competitiva aos concorrentes que não trabalhem com tal modalidade de pagamento.

Vale destacar que a permuta não pode ser o principal meio de venda de uma empresa, mas ser encarada como mais uma estratégia de vendas. Segundo dados da IRTA (internacional Reciprocal Trade Association), as empresas em geral podem elevar em até 15% o faturamento através de permuta.

Obviamente que a permuta deve ser previamente avaliada, contendo preços, prazos e condições de venda. Importante destacar que pela legislação brasileira, os impostos e tributos para vendas em permuta não diferem das vendas em dinheiro, sendo obrigatória a emissão de nota fiscal entre as partes.

.Por: Marco Del Giudice, diretor de marketing da empresa TRADAQ, maior rede de permuta do Brasil | Site www.tradaq.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira