Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/09/2011 - 09:16

Fundação Abrinq reduz índice de trabalho infantil em 90%

Em apenas quatro meses, Programa Nossas Crianças apresenta resultados positivos em município do Ceará . É na pacata cidade de Porteiras, distante 530 quilômetros de Fortaleza (CE), que vive Maria Daniele Costa Santos, de 14 anos. Cheia de sonhos, ela vem de uma família de quatro irmãos e pensa em fazer um curso de Computação e se formar advogada. Sonho este que está mais próximo desde o início de 2011, quando ingressou no Projeto Fortalecendo a Rede de Atenção a Criança e ao Adolescente de Quilombo, localizado no Sítio Malhada Redonda, Ceará, e que hoje conta com 90 crianças e adolescentes entre 7 e 18 anos. “Antes eu ajudava a minha mãe na roça e no serviço doméstico. Hoje tudo é diferente. De manhã estou no projeto e à tarde na escola”, diz a garota, que com um sorriso no rosto aproveita as aulas de dança, esporte, capoeira e reforço escolar.

Maria Daniele é um exemplo da mudança de realidade da região após a inserção do projeto, que em 2010 teve de encerrar as suas atividades por falta de recursos. O retorno só foi possível graças ao convênio feito junto a Fundação Abrinq - Save the Children, em abril de 2011. “Posso dizer que, de lá para cá já conseguimos erradicar o trabalho infantil em 90% na região, nos reunimos com os pais e mostramos, por meio de palestras e atividades práticas, os malefícios do trabalho infantil e de que forma ele prejudica o desenvolvimento e a aprendizagem”, diz José Arnaldo de Oliveira, coordenador da Associação Porteirense de Assistência à Família (APAF). “Meus filhos estão tendo uma chance que eu não tive. Além da Daniele, tenho outras duas crianças dentro de projetos como esse, e acredito que essa é uma chance muito grande. Lá eles têm atividades, almoço, ônibus que vai levar e buscar... As notas também melhoraram bastante. Apoio demais! Eu, por exemplo, estudei só até a primeira série”, desabafa a agricultura Cícera Tomaz, de 42 anos, mãe de Maria Daniele.

O projeto cearense é uma das 27 inciativas apoiadas pelo Programa Nossas Crianças (2010-2011), da Fundação Abrinq – Save The Children, que tem como principal objetivo fortalecer e ampliar os serviços prestados pelas organizações sociais por meio de apoio técnico e financeiro. Criado em 1993, ele une 166 organizações sociais e beneficiou até o momento mais de 60 mil crianças e adolescentes de todo o Brasil, não só com a transferência de recursos financeiros, como também com ações pontuais e igualmente importantes. “Em Porteiras, nossa atuação vai além do apoio técnico e financeiro. Ela está relacionada também à articulação com o município. Conveniamos a organização na condição de que o prefeito providenciasse cisternas que abastecessem as famílias, assim como as inserissem em programas de transferência de renda, posto que o convênio com a organização foi firmado com o objetivo de erradicar o trabalho infantil no município”, explica Andreia Lavelli, líder do Programa Nossas Crianças da Fundação Abrinq – Save the Children. “Nosso maior desafio é possibilitar um aumento no número de crianças e organizações beneficiadas, ampliando e qualificando suas ações, assim como fortalecê-las para que influenciem políticas públicas na área da infância e adolescência.”, diz.

Erradicar o trabalho infantil na região é um dos objetivos da Fundação Abrinq – Save the Children. Antes da atuação do projeto, muitas crianças eram submetidas a trabalhos agrícolas e domésticos e, por conta do excesso de tarefas, acabavam deixando a escola, não evoluindo mental, social e psicologicamente. “Hoje os pais incentivam e compreendem a importância do estudo para o futuro de seus filhos”, conclui José Arnaldo de Oliveira.

Fundação Abrinq – Save the Children- A Fundação Abrinq é uma organização social que, desde 1990, trabalha para que os direitos de crianças e adolescentes sejam respeitados. A partir de 2010, firmou parceria com a maior e mais antiga ONG de defesa de direitos da criança no mundo, a Save the Children International.

Os projetos que ambas desenvolvem na área da educação, saúde e proteção em todo o Brasil continuam a ser operados, porém a rede de programas de abrangência nacional foi ampliada, o que vem dar voz às questões que envolvem o cenário da infância brasileira para o mundo e fará com que o número de crianças e adolescentes atendidos salte dos atuais 260 mil, para aproximadamente um milhão por ano, nos próximos cinco anos.

Pautada pela Convenção Internacional dos Direitos da Criança (ONU, 1989), Constituição Federal Brasileira (1988) e Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), a Fundação tem como estratégias: estímulo e pressão para implementação de ações públicas, fortalecimento de organizações não governamentais e governamentais para prestação de serviços ou defesa de direitos, estímulo à responsabilidade social, articulação política e social na construção e defesa dos direitos e conhecimento da realidade brasileira quanto aos direitos da criança e do adolescente.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira