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07/09/2011 - 09:16

Prêmio Abre da Embalagem Brasileira

Abre divulga vencedores da 11ª Edição em Cerimônia no Buffet Torres. Cerca de 400 embalagens concorreram em 2011.

A ABRE divulgou no dia 1º de setembro, (quinta-feira), os vencedores da 11ª edição do Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, maior premiação institucional do setor e sinônimo de expressividade e seriedade.

O Prêmio ABRE, além de fomentar o mercado de embalagens, estimula a indústria a investir em novos projetos e reconhecer as empresas que aprimoraram suas embalagens, identificando as embalagens brasileiras que obtiveram destaque no mercado nacional por sua estrutura, tecnologia, funcionalidade e design, traçando tendências e criando parâmetros para a evolução do setor.

A realização do Prêmio faz parte do planejamento estratégico da Entidade e também vai ao encontro dos novos pilares da Associação. Buscando estar sempre em sintonia com o desenvolvimento do mercado, a ABRE discutiu com seus Conselheiros e associados os pilares que nortearão suas atividades nos próximos anos. Esse trabalho possibilitou o alinhamento da plataforma de valor da Entidade frente ao mercado. O resultado foi Integrar, Informar, Representar e Fazer Parte. Quatro palavras que embasarão todas as atividades da ABRE, mostrando o rejuvenescimento desta tradicional Entidade com 44 anos de atuação, possibilitando um moderno processo de revisão de seu papel frente a seu setor de atuação, representando o setor de embalagens tanto no cenário nacional como no internacional.

Premiação-O Prêmio ABRE é um importante incentivo para o desenvolvimento da indústria e do design nacional, uma oportunidade para divulgar as inovações criativas e as soluções tecnológicas, conceituando e conscientizando a sociedade sobre a grande importância da embalagem para o acondicionamento, proteção e transporte dos produtos de forma segura, na preservação dos alimentos e medicamentos, propiciando qualidade de vida e saúde.

Nesses 11 anos o Prêmio apresentou um crescimento constante tanto em números de inscrições como em expressividade e vem se atualizando ano a ano para acompanhar as mudanças dentro de sua área de atuação. As embalagens vencedoras são uma vitrine do que há de mais atual e inovador na indústria de embalagem no país.

O Prêmio ABRE tem patrocínio da Fispal Tecnologia e apoio da WPO – Organização Mundial de Embalagem, da ULADE – União Latino-Americana de Embalagem, do PBD – Programa Brasileiro de Design do Ministério do Desenvolvimento, da Indústria e do Comércio Exterior, do Senai São Paulo Design, da Ampro – Associação de Marketing Promocional e do Popai – Associação Global para o Marketing de Varejo.

As embalagens vencedoras são expostas nas principais feiras mundiais do setor como a Pack Expo e a Package Design e podem concorrer ao WorldStar, o mais importante prêmio internacional da categoria.

Vencedores-A 11º edição do Prêmio ABRE chega ao final premiando 31 embalagens das cerca de 400 embalagens inscritas, um projeto de estudante, uma empresa e um profissional.

Este ano, a premiação se dividiu em seis módulos – Embalagem; Design Gráfico; Design Estrutural; Tecnologia de Materiais e Conversão (injeção, sopro, impressão), Marketing e Especial. Esses módulos agrupam diferentes categorias, dando ênfase às principais interfaces estratégicas da embalagem.

A edição 2011 trouxe também uma importante mudança, pois ampliou a categoria Voto Popular que foi dividida em duas categorias:

Voto Popular Profissionais que elegeu a melhor embalagem brasileira de acordo com a visão do profissional do setor em votação que computou dois mil votos e aconteceu durante a Fispal Tecnologia 2011.

Voto Popular Consumidores que teve como objetivo trazer a opinião da sociedade sobre as embalagens brasileiras através de votação via internet e ultrapassou a expressiva marca de 6 mil votos.

Todos os módulos do Prêmio ABRE representam importantes frentes de atuação do setor e a avaliação das embalagens inscritas é feita através de rigorosos critérios de seleção por um grupo de profissionais especializados nas mais diversas áreas do segmento de embalagem.

ABRE- Fundada há 44 anos, a ABRE - Associação Brasileira de Embalagem vem realizando um trabalho primordial para a cadeia produtiva e usuária de embalagem no Brasil, por meio de suas inúmeras ações, fomentando as atividades desse mercado.

A Associação, representante de toda a cadeia produtiva e usuária do setor - fabricantes de máquinas e equipamentos, fornecedores de matérias-primas e insumos, agências de design, convertedores de embalagem, indústrias de bens de consumo, redes de varejo, instituições de ensino e entidades setoriais, atua numa ampla gama de atividades através de seus Comitês de Trabalho: Design, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Normalização Brasileira e Mercosul, Comércio Exterior, Estudos Estratégicos, Consultivo Legislativo, Educação, Usuários de Embalagem, Segurança Alimentar e Fornecedores para MPEs (micro e pequenas empresas).

O Congresso Brasileiro de Embalagem ABRE é o principal evento do setor de embalagens e reúne especialistas nacionais e internacionais na discussão dos principais temas de interesse da indústria. Realizado a cada dois anos, em 2010 teve como tema “Embalagem e o novo varejo: responsabilidade ambiental aliada à inovação”.

O Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, Prêmio Institucional do setor, é realizado anualmente e premia as embalagens que mais se destacaram durante o ano. A Associação promoverá em outubro de 2011 o Fórum Estratégico de Design sob o tema “Consumidor 3.0 – o valor da nova consciência de consumo” e também os Cafés da Manhã mensais.

A ABRE é a representante brasileira na World Packaging Organisation (WPO) e sediou, em 2005, a entrega do WorldStar for Packaging Excelence, principal prêmio da embalagem mundial. Desde 2007 a ABRE é a responsável pelo marketing mundial da WPO.

A Associação lançou em 2006 o livro "História da Embalagem no Brasil" reunindo informações para o conhecimento e o estudo da memória empresarial do setor de embalagem no Brasil. [www.abre.org.br].

.Vencedores.: Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira 2011:Módulo Embalagem|Embalagem de Alimentos Doces|Halls XS - Slider Box|Vencedor: Kraft Foods|www.kraftfoods.com .

Design: Believe Branding| Convertedor: Brasilgrafica|Usuário: Kraft Foods.

Contextualização: lançar um produto inovador para o mercado de candies, com apresentação diferenciada e atributos valorizados pelo consumidor.

Diferenciais: estojo em cartão que incorpora sistema de lacre. Funcionalidade de abertura diferenciada que proporciona fácil refechamento. Arte com elementos de comunicação modernos para adequar-se a diferentes ambiente de consumo, fazendo uso de cores metalizadas e aspecto premium.

Resultados: aumento exponencial nas vendas. Pesquisas e monitoramento do consumidor mostram o impacto do lançamento de Halls XS.

Embalagem de Alimentos Salgados: Dama Hojiblanca | Vencedor: Sandeleh Alimentos| www.sandeleh.com.br .

Design: Indústria da Imagem Design |Convertedor: Sinel System / Grupo Saint-Gobain|Usuário: Sandeleh Alimentos.

Contextualização: a partir do conceito de conservação de azeites em garrafas de vidro verde, foi escolhido o frasco nomeado DAMA, e aplicado rótulo termoencolhível para melhor aproveitamento do formato tetrafacial da garrafa.

Diferenciais: embalagem em formato tetrafacial diferenciado para a categoria, com aspecto premium e ergonômico. Rótulo termoencolhível produzido em seis cores + dourado.

Resultados: o design adequado às quatros faces da garrafa facilita sua exposição no PDV bem como o momento de consumo. O rótulo veste adequadamente a embalagem compondo a sua imagem e apresentação diferenciada de nova marca de produto para o consumidor.

Embalagem de Bebidas Não-Alcoólicas:Lata 50 Anos de Brasília|Vencedor: DIA Comunicação|www.diacm.com.br.

Design: DIA Comunicação |Convertedor: Rexam Beverage |Usuário: Coca-Cola.

Contextualização: lançar uma embalagem em homenagem à capital brasileira (Brasília) na comemoração de seus 50 anos, e assim fazer parte desta festa presenteando o brasileiro e o brasiliense de forma diferenciada e única. O Brasil é o país que tem o maior Brand Love do mundo em relação à marca Coca–Cola.

Diferenciais: o processo de impressão proporcionou grande visibilidade à arte aplicada, transmitindo o efeito desejado de embalagem colecionável. O fundo em cor branca vazada proporcionou utilizar-se do brilho do próprio material para dar efeito à arte, bem como impressão em dourado com precisão em suas curvas para conferir movimento à ilustração dos monumentos homenageados.

Resultados: com essa embalagem a Coca-Cola registrou vendas superiores a meio milhão de unidades em apenas dois meses. A latinha teve excelente giro e cobertura total em autosserviço, um diferencial para a cidade de Brasília. O produto passou a ser guardado como souvenir e vendido para outros estados por meio de sites de leilão online.

Embalagem de Bebidas Alcoólicas:Cachaça com Arte e Inovação|Vencedor: Indemetal Gráficos | www.indemetalgraficos.com.br .

Design: Arbo - Inteligência para a Marca| Convertedor: Indemetal Gráficos / Premier Artes Gráficas|Usuário: Destilaria Mato Dentro.

Contextualização: o Projeto “Cachaça com Arte e Inovação” surgiu para trazer apoio e valorização para a Cidade São Luiz do Paraitinga, onde é produzida a cachaça, e também para aumentar a valorização de sua Marca e da própria cachaça.

Diferenciais: fazendo uso da transparência do produto e natural distorção ótica, o rótulo foi impresso frente-verso em impressão digital e aplicado de maneira diagonal, compondo uma imagem que mescla as imagens no primeiro e segundo plano, conferindo movimento e simetria. O cartucho, além de trazer abertura inovadora para categoria, complementa a apresentação com sistema de impressão offset com foil na embalagem.

Resultados: o projeto trouxe crescimento e amadurecimento para a Cachaçaria, aumento de vendas e do valor do produto final. Em porcentagem, o produto foi valorizado em 280%.

Embalagem de Higiene e Limpeza: Razzo Tira Manchas |Vencedor: Razzo|www.razzo.com.br.| Design: XGUIDES | Convertedor: Allpac | Usuário: Razzo.

Contextualização: posicionar o produto sabão em barras em um mercado de tira manchas dominado, exclusivamente, por pós e líquidos, com o intuito de oferecer aos consumidores uma alternativa eficiente de produtos específicos para remoção de manchas.

Diferenciais: para destacar o sabão tira manchas da categoria, trabalhou-se no destaque da textura do produto por meio de embalagem transparente com arte alinhada à categoria de pós e líquidos. Sem fugir da estrutura tradicional da embalagem das barras, foi possível agregar sofisticação e objetividade de aplicação.

Resultados: com a manutenção das principais características da linha de sabões Razzo, bem como a utilização da cor rosa, característica do segmento de tira manchas, o produto teve boa aceitação entre as consumidoras e destaque no PDV.

Embalagem de Cosméticos e Cuidados Pessoais: Nova linha Ekos Cabelos |Vencedor: Natura| www.natura.net |Design: Tátil Design de Ideias| Convertedor: Plastek do Brasil / Prakolar / Igaratiba / Aptar / Abplast|Usuário: Natura.

Contextualização: resgate da vanguarda e do pioneirismo da marca; aumento da proposta de valor; pioneirismo em tecnologia verde, redução de impacto ambiental com foco em emissão de carbono sem perder a atratividade e sofisticação da linha EKOS.

Diferenciais: utilização de PET 50% reciclado pós-consumo, aumento da taxa de material pós-consumo no cartão (cartuchos 40% de fibras pós-consumo), utilização PE verde nos frascos de condicionador e refil, inclusão de rótulo nos frascos em substituição à decoração visando melhorar o processo de reciclagem, retirada dos cartuchos de alguns produtos pautando-se nos preceitos de redução de embalagem, utilização de tampa twist que viabilize a refilagem dos produtos sem prejudicar a funcionalidade.

Resultados: uniformização da linha, linguagem mais sofisticada, maior comunicação de benefícios, comunicação das histórias das comunidades que fornecem os ativos da biodiversidade que estão envolvidas no projeto, redução das emissões de gases do efeito estufa em relação à linha anterior, funcionalidade da tampa facilitando a refilagem dos produtos.

Embalagem de Perfumes:Anni|Vencedor: Wheaton Brasil|www.wheatonbrasil.com.br|Design: Lumen Design|Convertedor: Wheaton Brasil / Magistral / Aptar / Rexam do Brasil |Usuário: O Boticário.

Contextualização: o desafio era trazer inovação em um item de perfumaria da marca e adequar os custos de produção ao valor de venda. A embalagem deveria manter a magia e revitalizar as sensações de Annete, ícone da marca criado em 1984, que fez sucesso no passado e que daria lugar a uma nova fragrância.

Diferenciais: a decoração aplicada no fundo do frasco, feita através de decalque fundido com o vidro, explora o efeito de lente de aumento, valorizando a ilustração e a transparência. A curvatura do fundo foi exaustivamente estudada para potencializar a máxima exploração da área. Trabalhou-se também na estabilidade do fundo, onde a decoração fica a centésimos de milímetros do chão, protegendo-a do atrito.

Resultados: Anni superou em 500% a previsão de vendas. A qualidade gráfica gerou impacto visual, diferenciação da concorrência, adequação ao target e ao budget. Será possível ter novas fragrâncias apenas com a troca do decalque, otimizando custos e aumentando o tempo de vida do produto.

Embalagem de Saúde e Farmacêuticos: Alcachofrax |Vencedor: Design Inverso|www.designinverso.com.br|Design: Design Inverso|Convertedor: Gráfica Meyer |Usuário: Laboratório Catarinense.

Contextualização: o desafio do projeto estava em reposicionar o produto, destacando a marca e explorando seus benefícios.

Diferenciais: a qualidade de impressão realçou as fortes cores usadas na arte da embalagem. A janela do cartucho explora a transparência do frasco para mostrar os comprimidos e transmitir segurança ao consumidor, bem como oferecer uma melhor exposição nos pontos de venda.

Resultados: a embalagem reposicionou o produto gerando aumento de vendas.

Embalagem de Produtos em Geral:Xícaras de café 12 peças Euro Trapezoidal |Vencedor: HAL9000 Comunicação e Design|www.hal9000.com.br|Design: HAL9000 Comunicação e Design |Usuário: SunGuider.

Contextualização: o desafio era desenvolver uma embalagem para boa exposição de um conjunto de xícaras, explorando ao máximo a visualização da decoração exclusiva das louças, mantendo sua proteção.

Diferenciais: o projeto foi elaborado usando PVC e horley debruado, ao invés de cartuchos ou caixas de papelcartão e micro-ondulado muito comuns na categoria. A estrutura com berço duplo em PVC moldado permite a manutenção da posição das peças em forma de leque com formato externo trapezoidal estruturado. Impressão em serigrafia.

Resultados: a embalagem atingiu seus objetivos de proteção contra quebra durante o transporte. No PDV a transparência e a estrutura evitam o furto de peças avulsas e possibilitam a visualização de peça quebrada.

Embalagem de Família de Produtos|Nova linha Ekos Cabelos|Vencedor: Natura |www.natura.net | Design: Tátil Design de Idéias|Convertedor: Plastek do Brasil / Prakolar/ Igaratiba / Aptar/ Abplast|Usuário: Natura.

Contextualização: resgate da vanguarda e do pioneirismo da marca; aumento da proposta de valor; pioneirismo em tecnologia verde, redução de impacto ambiental com foco em emissão de carbono sem perder a atratividade e sofisticação da linha EKOS.

Diferenciais: utilização de PET 50% reciclado pós-consumo, aumento da taxa de material pós-consumo no cartão (cartuchos 40% de fibras pós-consumo), utilização PE verde nos frascos de condicionador e refil, inclusão de rótulo nos frascos em substituição à decoração visando melhorar o processo de reciclagem, retirada dos cartuchos de alguns produtos pautando-se nos preceitos de redução de embalagem, utilização de tampa twist que viabilize a refilagem dos produtos sem prejudicar a funcionalidade.

Resultados: uniformização da linha, linguagem mais sofisticada, maior comunicação de benefícios, comunicação das histórias das comunidades que fornecem os ativos da biodiversidade que estão envolvidas no projeto, redução das emissões de gases do efeito estufa em relação à linha anterior, funcionalidade da tampa facilitando a refilagem dos produtos.

Embalagem de MPEs (micro e pequenas empresas)| Marithimus Especialidades do Mar|Vencedor: Marithimus|www.marithimus.com.br |Design: Carrara & Carrara |Convertedor: Rocha Gráfica e Editora|Usuário: Marithimus Frutos do Mar .

Contextualização: a empresa visava desenvolver uma nova embalagem para definir a identidade visual da família de produtos, adequar a relação custo x benefício, aumentar a confiabilidade e possibilitar o empilhamento a fim de melhorar o armazenamento e a exposição dos produtos nas gôndolas

Diferenciais: frente à característica premium do produto, buscou-se desenvolver uma embalagem sofisticada, combinando vidro com tampa metálica e cartucho. Trabalhando com impressão interna e externa, o cartucho traz janela que permite a visualização do produto e sua fácil identificação por meio de rótulo de papel. O lacre, incorporado a caixa, otimiza a montagem e a abertura pelo consumidor.

Resultados: contando com um design clean e elegante, foi possível conferir qualidade e ao mesmo tempo objetividade. A nova embalagem aumentou a confiabilidade dos produtos e melhorou a sua exposição nos pontos de venda. As vendas cresceram 60% e novos pontos de venda foram alcançados.

Embalagem Promocional: Press Kit Anni |Vencedor: Brainbox|www.brainboxdesign.com.br |Design: Brainbox|Usuário: O Boticário.

Contextualização: a marca Annete era muito querida pelas consumidoras e estava já há um bom tempo no mercado. O Boticário precisava revitalizá-la, mas sem perder a identificação com o público cativo. Assim, criou uma nova fragrância, nova embalagem e um novo nome: Anni, um diminutivo carinhoso de Annete. Para divulgar esse movimento perante formadores de opinião e jornalistas, precisava de um press kit especial.

Diferenciais: para esse press kit foi desenvolvido um “quadro de recordações”, com o conceito do perfume Anni que brincava com as sensações de lembrança do perfume Annete. Foi enviada uma caixa revestida em tecido alegre e delicado. Ao retirar a tampa, as laterais se abrem, revelando o frasco e transformando-se em um quadro de recordações. Flores e outros acessórios acompanhavam a caixa, para a decoração do quadro de recordações.

Resultados: a surpresa de ver uma caixa transformar-se em outro objeto, lúdico e divertido, foi o grande destaque da peça. Dentro da caixa de tecido, além do frasco de perfume, vinham ainda mini post-its personalizados, alfinetes, lista de compras e uma série de coisas divertidas para as jornalistas montarem seu quadro de recordações, ou seja, agradou em cheio ao público-alvo.

Sustentabilidade: Nova linha Ekos Cabelos|Vencedor: Natura| www.natura.net |Design: Tátil Design de Idéias|Convertedor: Plastek do Brasil / Prakolar/ Igaratiba / Aptar/ Abplast|Usuário: Natura.

Contextualização: resgate da vanguarda e do pioneirismo da marca; aumento da proposta de valor; pioneirismo em tecnologia verde, redução de impacto ambiental com foco em emissão de carbono sem perder a atratividade e sofisticação da linha EKOS.

Diferenciais: utilização de PET 50% reciclado pós-consumo, aumento da taxa de material pós-consumo no cartão (cartuchos 40% de fibras pós-consumo), utilização PE verde nos frascos de condicionador e refil, inclusão de rótulo nos frascos em substituição à decoração visando melhorar o processo de reciclagem, retirada dos cartuchos de alguns produtos pautando-se nos preceitos de redução de embalagem, utilização de tampa twist que viabilize a refilagem dos produtos sem prejudicar a funcionalidade.

Resultados: uniformização da linha, linguagem mais sofisticada, maior comunicação de benefícios, comunicação das histórias das comunidades que fornecem os ativos da biodiversidade que estão envolvidas no projeto, redução das emissões de gases do efeito estufa em relação à linha anterior, funcionalidade da tampa facilitando a refilagem dos produtos.

Módulo Design Gráfico.: Design Gráfico de Alimentos Doces | Molico Yogo!|Vencedor: Packaging Brands|www.packaging.com.br |Design: Packaging Brands |Convertedor: Multilabel do Brasil| Usuário: Nestlé.

Contextualização: situada na categoria de sorvetes, a linha de produtos Molico Yogo! foi lançada com o desafio de trazer os conceitos da iogurteria para a casa do consumidor. A criação gráfica objetivou evidenciar os principais atributos do produto ressaltando qualidades através de uma comunicação leve e repleta de appetite appeal.

Diferenciais: fazendo uso no pote ovalado com sistema de impressão in-mold label, trabalhou-se em uma arte leve que se confunde com a cor do próprio frasco, causando ilusão de espaço e movimento. Poucos elementos que compõem o design resultam numa comunicação forte e eficiente.

Resultados: através de um projeto de design pautado em pesquisa, estratégias conceituais e desenvolvimento eficiente, a comunicação gráfica foi capaz de posicionar corretamente o produto no mercado ocupando um lugar de destaque frente aos consumidores.

Design Gráfico de Alimentos Salgados | Linha Infantil Mãe Terra Alimentos|Vencedor: Petersen & Avila|www.petersenavila.com |Design: Petersen & Avila |Convertedor: Vibelplast| Usuário: Mãe Terra Alimentos.

Contextualização: criar o projeto gráfico para as embalagens do primeiro salgadinho orgânico e natural do Brasil. Este desafio precisou manter a identidade lúdica da marca Mãe Terra, trouxe um pouco de educação ambiental inspirada na fauna e flora brasileira e tratou este assunto de forma divertida e bem humorada para a criançada.

Diferenciais: em embalagem flexível metalizada, a arte faz uso do brilho inerente ao material para realçar informações e conferir movimento. O projeto gráfico é constituído de uma grande ilustração, que dá a volta em toda a embalagem, mostrando a relação do homem (o Sítio Zuretinha) com a floresta de forma positiva. As informações, orientadas por Consultoria Ambiental, apresenta corretamente o uso consciente do solo, da água, dos resíduos e do ar.

Resultados: diferenciando-se na categoria, a embalagem destaca-se por uma comunicação clara e integrada, aproveitando toda a área de comunicação da embalagem e seu potencial gráfico, de forma leve, lúdica e divertida.

Design Gráfico de Bebidas Não-Alcoólicas: Caixas Nespresso| Vencedor: FutureBrand BC&H|www.futurebrand.com | Design: FutureBrand BC&H |Convertedor: Rosset Artes Gráficas |Usuário: Nestlé.

Contextualização: Nespresso é a marca de cafés premium da Nestlé, com máquinas e grand crus reconhecidos e admirados por muitas pessoas em todo o mundo. No entanto, suas boutiques não possuíam, para seus sleeves, caixas de presente que agregassem valor e traduzissem de maneira sofisticada o posicionamento premium da marca.

Diferenciais: foram desenvolvidos três tamanhos de caixas com uma cinta dourada (alusão às fitas de presente). De fácil montagem, possui um encaixe centralizado que elimina quaisquer tipos de erros no fechamento da caixa e induz o consumidor a abri-la em um movimento de baixo para cima, trazendo o conceito de descoberta. Na lateral, aplicou-se um relevo seco do monograma Nespresso em dourado.

Resultados: hoje, em todas as boutiques Nespresso do Brasil, estão disponíveis as embalagens para os clientes que desejam presentear sleeves de cápsulas de café. A cinta trouxe praticidade na montagem e traduziu de maneira simples o posicionamento premium da marca.

Design Gráfico de Bebidas Alcoólicas: Caixa de presentes Vinci|Vencedor: FutureBrand BC&H|www.futurebrand.com|Design: FutureBrand BC&H|Convertedor: Cromagrafyc|Usuário: Vinci.

Contextualização: no fim de 2010 a Vinci adotou uma nova identidade visual, mais leve e descontraída. Esta linguagem gráfica, inovadora no mercado de vinhos, foi aplicada em todos os pontos de contato da marca com o consumidor. Aplicar uma linguagem descontraída e coerente no universo tradicional e sóbrio de vinhos foi o grande desafio deste projeto.

Diferenciais: sobre um fundo preto, ilustrações de ícones do universo do vinho ligadas por grafismos fluidos e sinuosos dão vida às novas embalagens. Na face frontal, laterais e verso, a logomarca aparece aplicada de diferentes formas, uma alusão à variedade e à versatilidade do vinho.

Resultado: a logomarca pequena e descentralizada na frente e no verso das caixas preserva a sofisticação e o requinte de Vinci. As cores escolhidas surpreendem pela vivacidade e compõem um conjunto mais alegre em relação aos concorrentes.

Design Gráfico de Cosméticos, Cuidados Pessoais, Saúde e Farmacêuticos:Egeo Choc|Vencedor: Komm::Design Strategy|www. komm.com.br|Design: Komm::Design Strategy|Convertedor: Wheaton do Brasil / Baumgarten / TPI Molplastic / Meister / Aptar|Usuário: o Boticário.

Contextualização: O Boticário estava para lançar mais um perfume da linha EGEO, agora com um conceito e fragrância ao mesmo tempo inusitada e amada por nove entre dez pessoas: o chocolate. O perfume foi descrito como tentador, intenso, indulgente e irresistível. E a embalagem deveria personificar esses atributos sem exageros e com elegância.

Diferenciais: para transmitir a sensação de chocolate derretido, a lata traz impressão com textura em relevo simulando gotas de chocolate escorrendo. Já o frasco de vidro leva rótulo encolhível que se molda a toda a sua superfície para caracterizar o chocolate. A mistura de rosa e marrom também é um diferencial, por ser uma combinação incomum para perfumes.

Resultados: Egeo Choc diferencia-se no ponto de venda. A opinião das blogueiras de todo o Brasil diz tudo sobre o resultado da embalagem. A grande maioria comenta a embalagem como sendo “adorável”, “linda e sugestiva”.

Design Gráfico de Produtos em Geral: Pimpolho Calçados para Bebês|Vencedor: Matriz Escritório de Desenho|www.matrizdesenho.com.br |Design: Matriz Escritório de Desenho |Convertedor: Jofer Embalagens / Kawagraf Embalagens / Box Print |Usuário: Brito & Cia.

Contextualização: desenvolvimento de posicionamento, conceito da identidade, desenho da marca e linha de embalagens. A nova identidade deveria consolidar o pioneirismo da empresa no segmento de calçados para bebês e potencializar o crescimento do negócio e a expansão da marca em outros segmentos.

Diferenciais: mais do que transporte, a embalagem proporcionou a apresentação do produto no ponto de venda, caracterizando-o como um objeto para presentear. Visando extrapolar estes benefícios, foi desenvolvido estojo que se transforma em painel para fixação do sapatinho, caracterizando um quadro decorativo do primeiro sapato de bebê. Dentre os diferentes componentes manteve-se a identidade da marca. Trabalho em conjunto com fornecedores resultou em embalagens de melhor qualidade.

Resultado: crescimento de 25% no faturamento em relação a 2010, conquista de novos clientes, abertura de novos canais de venda, expansão de canais já existentes. O aumento do faturamento possibilitou duplicação do investimento em marketing.

Design Gráfico de Família de Produtos:Pimpolho Calçados para Bebês|Vencedor: Matriz Escritório de Desenho|www.matrizdesenho.com.br|Design: Matriz Escritório de Desenho|Convertedor: Jofer Embalagens / Kawagraf Embalagens / Box Print |Usuário: Brito & Cia.

Contextualização: desenvolvimento de posicionamento, conceito da identidade, desenho da marca e linha de embalagens. A nova identidade deveria consolidar o pioneirismo da empresa no segmento de calçados para bebês e potencializar o crescimento do negócio e a expansão da marca em outros segmentos.

Diferenciais: mais do que transporte, a embalagem proporcionou a apresentação do produto no ponto de venda, caracterizando-o como um objeto para presentear. Visando extrapolar estes benefícios, foi desenvolvido estojo que se transforma em painel para fixação do sapatinho, caracterizando um quadro decorativo do primeiro sapato de bebê. Dentre os diferentes componentes manteve-se a identidade da marca. Trabalho em conjunto com fornecedores resultou em embalagens de melhor qualidade.

Resultado: crescimento de 25% no faturamento em relação a 2010, conquista de novos clientes, abertura de novos canais de venda, expansão de canais já existentes. O aumento do faturamento possibilitou duplicação do investimento em marketing.

Design Gráfico – Redesign de Alimentos e Bebidas:Redesign Cepêra|Vencedor: 100% Desig|www.100porcento.net |Design: 100% Design|Convertedor: Kromos / Itap Bemis|Usuário: Cepêra Alimentos.

Contextualização: fazer uma releitura da logomarca antiga sem perder os conceitos de tradição e solidez inerentes à marca. Criar uma nova Identidade visual que valorizasse e refletisse a saudabilidade e o bem-estar, de acordo com o novo posicionamento Cepêra. O trabalho incluiu a reformulação das 120 embalagens distribuídas em 8 categorias de produtos.

Diferenciais: a identidade visual foi conceituada a partir de uma ilustração que remete ao ambiente rural, de onde vêm os produtos. A idéia é transmitir o conceito “Do campo para a mesa” garantindo uma relação com produtos frescos. Esta imagem sai do topo de todas as embalagens e coroa a marca Cepêra e o appettite appeal.

Resultados: este redesign trouxe para Cepêra uma linguagem de marca consistente, que permitiu ter uma identificação mais eficiente pelo consumidor que vai em busca de seus produtos nos grandes varejos. Expectativa de crescimento das vendas de 25% até o fim de 2011.

Design Gráfico – Redesign de Produtos em Geral: Estrela Tom & Jerry Bebê Topz|Vencedor: Topz Cosméticos|www.topzcosmeticos.com.br|Convertedor: Plásticos Castro / Vibraço Desenvolvimento e Tecnologia / Indexflex |Usuário: Topz Cosméticos.

Contextualização: lançada em 2006 a Linha bebê da Topz trazia os personagens Tom & Jerry. Desde então o mercado hair care bebê mudou e era preciso abordar o consumidor de outra maneira. No novo guide Warner de Tom & Jerry em versão bebezinhos havia uma estrelinha que foi a inspiração para a nova embalagem.

Diferenciais: foi desenvolvido frasco em formato exclusivo de estrela, tendo como uma das extremidades a tampa do produto. Sem acarretar num aumento de custo, o projeto trouxe grande diferenciação na categoria e atendeu ao conceito do uso estendido pelo consumidor. Material soft touch e ajuste de layout do rótulo auto-adesivo transparente para haver completa integração com o shape.

Resultados: embalagem lúdica, anatômica, segura, com estabilidade e excelente squezze e que pode ser usada pela mãe como decoração para o quarto do bebê.

Módulo Design Estrutural.:Design Estrutural – Forma:Display Ovo de Páscoa Lacta Delice|Vencedor: Kraft Foods|www.kraftfoods.com |Design: Team Creatif|Convertedor: Brasilgrafica / PH FIT|Usuário: Kraft Foods.

Contextualização: desenvolver uma embalagem para ovo de Páscoa que seja exposta em ponto de venda alternativo à parreira.

Diferenciais: após a opção por display papelcartão, o desafio foi encontrar o formato ideal mantendo as tradicionais orelhas das embalagens convencionais. Estrutura em formato hexagonal trouxe melhor size impression. Para garantir a integridade da embalagem, foi desenvolvido um laço com acabamento premium, que permitisse o fechamento sem a necessidade de aplicação de adesivo hot melt.

As orelhas deixaram a nova embalagem mais próxima aos ovos de Páscoa tradicionais.

Resultados: a embalagem desenvolvida para o Ovo Lacta Delice conseguiu comunicar ao consumidor o diferencial do produto em relação aos seus concorrentes diretos e se destacar, também, no que diz respeito a exposição no ponto de venda.

Design Estrutural – Funcionalidade:Nova Linha Ekos Cabelos |Vencedor: Natura|www.natura.net |Design: Tátil Design de Idéias|Convertedor: Plastek do Brasil / Prakolar/ Igaratiba / Aptar/ Abplast|Usuário: Natura.

Contextualização: resgate da vanguarda e do pioneirismo da marca; aumento da proposta de valor; pioneirismo em tecnologia verde, redução de impacto ambiental com foco em emissão de carbono sem perder a atratividade e sofisticação da linha EKOS.

Diferenciais: utilização de PET 50% reciclado pós-consumo, aumento da taxa de material pós-consumo no cartão (cartuchos 40% de fibras pós-consumo), utilização PE verde nos frascos de condicionador e refil, inclusão de rótulo nos frascos em substituição à decoração visando melhorar o processo de reciclagem, retirada dos cartuchos de alguns produtos pautando-se nos preceitos de redução de embalagem, utilização de tampa twist que viabilize a refilagem dos produtos sem prejudicar a funcionalidade.

Resultados: uniformização da linha, linguagem mais sofisticada, maior comunicação de benefícios, comunicação das histórias das comunidades que fornecem os ativos da biodiversidade que estão envolvidas no projeto, redução das emissões de gases do efeito estufa em relação à linha anterior, funcionalidade da tampa facilitando a refilagem dos produtos.

Módulo de Tecnologia de Materiais e Conversão.:Tecnologia em Embalagens de Alimentos: Família de Requeijão Líder|Vencedor: Multilabel|www.multilabel.com |Convertedor: Siegwerk Ink / BF Plásticos / Multilabel|Usuário: Líder Alimentos do Brasil.

Contextualização: o objetivo principal desse projeto foi desenvolver uma família de embalagens inovadoras no que diz respeito ao sistema de rotulagem, “In Mold Label”, que nunca havia sido desenvolvido para copos cônicos de requeijão.

Diferenciais: o sistema de impressão escolhido para a produção dos rótulos foi o "Letter Press". Como destaque do projeto, foi desenvolvida uma linha de rótulos para o sistema de aplicação "In Mold Label" com substrato transparente para melhor visualização do produto e, ao mesmo tempo, envolvendo toda a embalagem.

Resultados: destaque especial para a inovação no segmento de laticínios, provocando grande notoriedade nos pontos de vendas e despertando interesse entre seus concorrentes diretos.

Tecnologia em Embalagens de Bebidas:Tampa - Cappuccino 3 Corações|Vencedor: Revpack Tecnologia|www.revpack.com.br |Design: Dezign Com Z |Convertedor: Frasquim / Baumgarten / Revpack|Usuário: Café 3 Corações.

Contextualização: o grande desafio foi produzir uma tampa injetada em uma peça, em formato de coração garantindo a não deformação, pois além de representar parte do conjunto da embalagem, era o novo diferencial da marca Cappuccino 3 Corações. O acoplamento perfeito da tampa com o pote, garantindo um fechamento harmonioso, também foi um grande desafio.

Diferenciais: o design inovador e em forma de coração foi desenvolvido para que remetesse imediatamente à marca do cliente e ao mesmo tempo apresentasse ao consumidor uma embalagem ergonômica e segura.

Resultados: identificação da marca pelo cliente somente pela apresentação do formato da tampa, design diferenciado dos demais do mesmo segmento, vendas crescentes desde o lançamento.

Tecnologia em Embalagens de Cosméticos, Cuidados Pessoais, Saúde e Farmacêuticos:Biotropic Linha Homem Aranha|Vencedor: CCL Label|www.ccllabel.com.br|Design: VY2 design|Convertedor: Zeviplast / CCL Label|Usuário: Biotropic.

Contextualização: a Biotropic é uma empresa inovadora a dinâmica e a linha licenciada do Homem Aranha acompanha a filosofia da empresa.

Diferenciais: o formato do produto é impactante e não tem similar no mercado nacional ou internacional. Toda a linha deste produto tem o frasco irregular e o desafio foi aplicar os rótulos termoencolhíveis no formato do super herói.

Resultados: design diferenciado, aliado à funcionalidade das embalagens, que chama a atenção do público-alvo.

Tecnologia em Embalagens de Produtos em Geral: Saco com Alça e Válvula para Selagem por Ultrassom|Vencedor: Klabin|www.klabin.com.br|Design: ADAG Comunicação|Convertedor: Klabin / Technocoat / Valfim|Usuário: Saint-Gobain Produtos Ind. de Construção.

Contextualização: desenvolver embalagem com alça e manga soldável, visando novo conceito de embalagens para argamassa. Os principais desafios foram: Desenvolver fornecedor e papel para fabricação da Alça |Adequação do processo produtivo para novo conceito de embalagem com alça e manga soldável – neste item podemos citar a colagem da Alça na embalagem|Alteração do tipo de cola utilizada na fabricação de sacos|Adequação do processo do cliente para novo tipo de embalagem (novo equipamento para ensaque). Diferenciais: o principal diferencial da embalagem é a Alça que facilita o manuseio do consumidor final e a válvula termo-selada que evita vazamentos e conseqüentemente ambientes mais limpos.

Resultados: o resultado foi muito positivo e boa aceitação pelo público-alvo. A embalagem foi destaque na FEICON, principal evento da construção na América Latina.

Módulo Marketing.: Marketing – Estratégia de Comunicação|Vencedor: Natura|www.natura.net |Design: Tátil Design de Idéias|Convertedor: Plastek do Brasil / Prakolar/ Igaratiba / Aptar/ Abplast|Usuário: Natura.

Contextualização: resgate da vanguarda e do pioneirismo da marca; aumento da proposta de valor; pioneirismo em tecnologia verde, redução de impacto ambiental com foco em emissão de carbono sem perder a atratividade e sofisticação da linha EKOS.

Diferenciais: utilização de PET 50% reciclado pós-consumo, aumento da taxa de material pós-consumo no cartão (cartuchos 40% de fibras pós-consumo), utilização PE verde nos frascos de condicionador e refil, inclusão de rótulo nos frascos em substituição à decoração visando melhorar o processo de reciclagem, retirada dos cartuchos de alguns produtos pautando-se nos preceitos de redução de embalagem, utilização de tampa twist que viabilize a refilagem dos produtos sem prejudicar a funcionalidade.

Resultados: uniformização da linha, linguagem mais sofisticada, maior comunicação de benefícios, comunicação das histórias das comunidades que fornecem os ativos da biodiversidade que estão envolvidas no projeto, redução das emissões de gases do efeito estufa em relação à linha anterior, funcionalidade da tampa facilitando a refilagem dos produtos.

Módulo Especial .:Voto Popular Profissionais:Embalagem Promocional Bis|Vencedor: Itaquá |www.metalgraficaitaqua.com.br

Design: Saraguato|Convertedor: CSN / Itaquá|Usuário: Kraft Foods.

Contextualização: o projeto iniciou-se com a necessidade do desenvolvimento de embalagem para promoção do chocolate Bis. Após testes de acondicionamento e de transportes foi utilizada uma embalagem de duas peças de fácil manuseio e transporte.

Diferenciais: a embalagem em aço garante total resistência quanto a amassamento do produto. A embalagem possui exclusivo sistema de fechamento duplo click que proporciona comodidade e segurança na abertura e fechamento da peça, além de um novo jogo de artes temáticas.

Resultados: as embalagens ficaram altamente atrativas ao público, com grande destaque a beleza das artes utilizadas, agrega valor ao produto e oferece uma exposição mais efetiva no ponto de venda.

Voto Popular Consumidores: Saco com Alça e Válvula para Selagem por ultrasso|Vencedor: Klabin|www.klabin.com.br

Design: ADAG Comunicação|Convertedor: Klabin / Technocoat / Valfim|Usuário: Saint-Gobain Produtos Ind. De Construção.

Contextualização: desenvolver embalagem com alça e manga soldável, visando novo conceito de embalagens para argamassa. Os principais desafios foram: Desenvolver fornecedor e papel para fabricação da Alça |Adequação do processo produtivo para novo conceito de embalagem com alça e manga soldável – neste item podemos citar a colagem da Alça na embalagem| Alteração do tipo de cola utilizada na fabricação de sacos|.Adequação do processo do cliente para novo tipo de embalagem (novo equipamento para ensaque).

Diferenciais: O principal diferencial da embalagem é a Alça que facilita o manuseio do consumidor final e a válvula termo-selada que evita vazamentos e consequentemente ambientes mais limpos.

Resultados: O resultado foi muito positivo e boa aceitação pelo público-alvo. A embalagem foi destaque na FEICON, principal evento da construção na América Latina.

Estudante: A Bolsa Amarela |Vencedor: Giuliana Silva / Marcelo Rodrigues|Universidade: Centro Universitário Senac - Campus Santo Amaro|Orientador: Profº Luiz Rogério Wittmann / Profº Jorgson Smith.

Descrição do Projeto: a embalagem foi projetada baseada no livro A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga, fazendo alusão ao mundo imaginário criado por Raquel, a protagonista. A estrutura da embalagem se refere à sua mente (no caso, a bolsa amarela), lugar onde ela guarda todos os seus desejos que crescem a todo instante e que não podem ser expostos ao mundo exterior. O projeto responde aos princípios básicos de uma embalagem e é adequado ao público-alvo.

Empresa do Ano:Natura |www.natura.net|Personalidade do Ano|Eloísa Garcia – Cetea/Ital.

Formada em Engenharia de Alimentos e Mestre em Tecnologia de Alimentos pela Faculdade de Engenharia de Alimentos – FEA da Unicamp, iniciou suas atividades profissionais como pesquisadora em 1983 no Centro de Tecnologia de Embalagem – CETEA do Instituto de Tecnologia de Alimentos – ITAL de Campinas. Desde 1993 atua como vice-diretora do CETEA bem como Gerente Técnico dos Grupos de Embalagens Plásticas e de Meio Ambiente do Centro. Recebeu formação na área de embalagem em Centros de Pesquisa do Japão, Canadá, Estados Unidos, Polônia, Inglaterra e Alemanha.

Especializou-se em desempenho mecânico de embalagens plásticas e em estudos da Interação embalagem/produto com ênfase em migração e aspectos regulatórios sobre aprovação de embalagens para contato com alimentos.

Na área de meio ambiente, implantou a Linha de Pesquisa em Estudos de Avaliação do Ciclo de Vida - ACV de produtos e embalagens, tendo como princípio sua aplicação como ferramenta de gestão para melhoria ambiental contínua de produtos e processos.

Há mais de quinze anos dedica-se à valorização da embalagem, divulgando por meio de inúmeras palestras, aulas, entrevistas e reuniões técnicas a importância da embalagem para a sociedade, tanto em meio empresarial como político e institucional.

Nos últimos anos tem contribuído para a discussão de questões de sustentabilidade associadas ao desenvolvimento de produtos e de embalagens, ressaltando, inclusive, a contribuição da especificação eficaz da embalagem para a melhoria ambiental de produtos.

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