Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/09/2011 - 10:00

Workshop marca lançamento de nova fase de projeto para o desenvolvimento da indústria farmacêutica nacional

Projeto para internacionalização da indústria farmoquímica e farmacêutica brasileira é desenvolvido em parceria com a Apex-Brasil e já beneficia 30 empresas.

A Associação Brasileira de Indústria Farmoquímica e de Insumos Farmacêuticos (Abiquifi ) confirmou, para o dia 13 de setembro (terça-feira), o lançamento da nova fase do projeto desenvolvido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa promover a internacionalização das empresas do setor e alavancar as exportações de seus produtos.

Por meio do Projeto Setorial Integrado (PSI), a indústria farmoquímica e farmacêutica brasileira deve receber, até o fim de 2012, mais de três milhões de reais em investimentos, que serão aplicados em ações como feiras internacionais, rodadas de negócios com compradores estrangeiros e estudos de inteligência comercial. Os mercados-alvo vão desde países da América Latina, como México, Venezuela, Colômbia e Argentina, até dos continentes europeu e africano: Rússia, Espanha, Alemanha, África do Sul e Angola. A iniciativa recebe, também, o apoio de outras associações da área, como Abifina, Alanac, Interfarma, Sindusfarma e Pró-genéricos.

O início do novo convênio entre a Abiquifi e a Apex-Brasil será comemorado durante o Workshop Caminhos para a Internacionalização do Setor de Farmoquímicos e Farmacêuticos, no dia 13, em São Paulo, com a presença do diretor de Negócios da Apex-Brasil, Rogério Bellini, que ressalta a importância do PSI. “A Apex-Brasil desenvolve projetos com 80 setores da economia brasileira, sempre buscando ampliar as exportações das empresas nacionais e ajudá-las a ocupar espaço no mercado internacional, a exemplo do setor farmoquímico e farmacêutico, que faz parte das nossas ações desde 2010”, disse. O workshop conta, ainda, com a participação do Dr. Zich Moysés Júnior, do Ministério da Saúde, e de representantes do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, BNDES, FINEP e Anvisa.

José Correia da Silva, Presidente da Abiquifi, mostra-se bastante otimista com a parceria e a realização do PSI: “Trata-se de uma ótima oportunidade para elevar a competitividade das companhias do setor. Essa interação entre as associações e o governo tem tudo para auxiliar no processo de modernização e de estabelecimento de parcerias corporativas, tanto nacionais, quanto internacionais.”

Mercado-A alta no volume de exportações da cadeia produtiva farmacêutica impressiona. De acordo com a ABiquifi, em 2010, o Brasil exportou, aproximadamente, US$1,7 bilhão em medicamentos e insumos farmacêuticos. Um crescimento de 22,5%, se comparado às vendas para o mercado externo em 2009, e de mais de 100%, se comparado ao ano de 2007.

Buscando explorar esse bom momento do setor, o projeto vai focar no desenvolvimento e no aumento do grau de internacionalização do setor farmoquímico e farmacêutico brasileiro. Com a parceria da Apex-Brasil, agência ligada ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a indústria nacional poderá aumentar sua competitividade no mercado internacional e se posicionar como país produtor e exportador de insumos e medicamentos.

Segundo pesquisa do Instituto IMS Health, o Brasil deve se tornar a 5ª maior economia farmacêutica mundial até o fim de 2015. Atualmente, o país detém a 7ª posição no ranking de representatividade no mercado. Em 2005, era apenas o 10º colocado. Marcello Monteiro, diretor da IMS, credita grande parte desse crescimento à ascensão econômica da classe C. “Hoje, estima-se que ela represente, aproximadamente, 42% do consumo total de medicamentos”, afirma.

.[ Workshop Caminhos para a Internacionalização do Setor de Farmoquímicos e Farmacêuticos, no dia 13 de setembro de 2011 (terça-feira), da 14h30h às 17h, no Auditório Sindusfarma (Rua Alvorada, 1.280 – Vila Olímpia, São Paulo). Evento gratuito].

Apex-Brasil- A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem a missão de promover as exportações de produtos e serviços brasileiros, contribuir para a internacionalização das empresas brasileiras e atrair investimentos estrangeiros para o Brasil. A Apex-Brasil é uma agência do governo brasileiro vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

A Agência apoia, atualmente, mais de 13 mil empresas de 80 setores produtivos da economia brasileira que exportam para mais de 200 mercados. Por meio de iniciativas realizadas em parceria com entidades setoriais, a Agência organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros e de formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.

Abiquifi- Fundada em 1983, a Abiquif- Associação Brasileira da Indústria Farmoquímica passou, no inicio de 2010, a se chamar Abiquifi - Associação Brasileira da Indústria Farmoquímica e de Insumos Farmacêuticos a fim de representar de maneira mais ativa as empresas que se dedicam à produção de adjuvantes farmacotécnicos ou insumos farmacêuticos não ativos.

Em sua nova fase, a ABIQUIFI renova o seu compromisso de lutar, incessantemente, por uma indústria de farmoquímicos e de insumos farmacêuticos mais forte e moderna no Brasil. A Associação congrega empresas do setor farmoquímico e de insumos farmacêuticos, que matérias-primas para medicamentos. Seu objetivo maior é o estímulo à produção de farmoquímicos e de insumos farmacêuticos no País, visando o atendimento da indústria farmacêutica brasileira e participando do esforço exportador nacional.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira