Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/09/2011 - 10:18

Norma de Desempenho – o que muda na cadeia produtiva da construção civil?

A engenheira civil Maria Angelica Covelo Silva conduzirá o “V Encontro do Conhecimento”, iniciativa do Ricardo Julião Arquitetura e Urbanismo, colocando em pauta a NBR 15575, que traz mudanças significativas nas práticas atuais de projeto, especificação, construção e atendimento ao cliente final de empreendimentos residenciais.

São Paulo – No próximo dia 29 de setembro, o arquiteto Ricardo Julião receberá a engenheira e diretora da NGI Consultoria e Desenvolvimento Ltda., Maria Angelica Covelo Silva, para conduzir o “V Encontro do Conhecimento”. Dessa vez, o tema a ser apresentado é “Norma de Desempenho – O que muda na cadeia produtiva da construção civil?”. O “Encontro do Conhecimento” é uma iniciativa do arquiteto Ricardo Julião e tem como intuito debater assuntos que agreguem valor ao trabalho de profissionais da área da construção, afins e público em geral.

Segundo Maria Angelica, a Norma de Desempenho NBR 15575 - Partes 1 a 6 (Norma Brasileira da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas) foi publicada em 2008, entrou em vigor em maio de 2010 e passará a ser exigível pelo consumidor final de unidades residenciais para projetos de empreendimentos protocolados na Prefeitura a partir de 12 março de 2012.

Maria Angelica explica que o desenvolvimento destes empreendimentos, desde a fase de análise de viabilidade até a entrega das chaves para o proprietário, requer mudanças na concepção e desenvolvimento de produto, projeto, especificações de materiais, componentes e sistemas construtivos, e nos procedimentos de execução e orientações ao cliente final. “O intuito dessa apresentação no Encontro é mostrar as responsabilidades envolvidas e o que deve mudar nestes processos, enfatizando as mudanças na concepção, desenvolvimento do produto e projeto com esta nova metodologia de trabalho, destacando os principais requisitos que devem ser atendidos e suas implicações nas práticas atuais”, adianta a engenheira.

Para Maria Angélica, existe ainda um outro aspecto da Norma que mostra o quanto ela é favorável para os profissionais da área de construção e afins. “Estabelecer parâmetros para que o mercado tenha condições competitivas mais equilibradas é um dos principais benefícios da aplicação das normas”, coloca a engenheira.

Por isso, o arquiteto Ricardo Julião acredita na importância da divulgação da Norma: “A NBR 15575 trará mudanças muito significativas para o mercado de construção civil em geral e está diretamente ligada ao aspecto técnico do nosso trabalho (arquitetos), visando – acima de tudo – a qualidade nas construções e o respeito ao consumidor final”, diz ele.

O que á a NBR 15575? A NBR 15575 é uma norma técnica de desempenho para edifícios habitacionais que exige aspectos técnicos de todos os agentes envolvidos na cadeia de produção da construção civil - desde os incorporadores, construtores, projetistas, fabricantes de materiais, até os administradores pós-obra.

A NBR visa o bom desempenho da edificação, ou seja, o comportamento adequado da edificação em uso durante sua vida útil quanto a requisitos como desempenho estrutural, acústico e térmico, segurança no uso e operação, entre outros. De acordo com Maria Angelica “a Norma define níveis mínimos, intermediários e superiores de desempenho”.

O objetivo é um só: mais qualidade nas construções brasileiras! Essa NBR apresenta claramente a questão de custo / benefício. Dessa forma, o valor do metro quadrado de um imóvel residencial deverá ser definido pela sua real qualidade e não pela sua localização, materiais de acabamento e outros quesitos, como acontece atualmente.

A consultora lembra de outro aspecto importante da NBR 15575. Norma não é lei, mas, segundo ela, tem caráter obrigatório em função de artigo do Código de Defesa do Consumidor que coloca como prática abusiva a colocação no mercado de produto ou serviço em desacordo com as normas técnicas. Por isso, o consumidor final será o principal agente fiscalizador da Norma e poderá exigir o cumprimento das normas assim que adquirir um imóvel.

O assunto ainda gera muitas discussões, em função dos itens que trazem novidade em relação às práticas atuais e outras normas já existentes.

Maria Angelica Covelo Silva- Formada em engenharia civil, mestre e doutora em engenharia, e diretora da NGI Consultoria e Desenvolvimento Ltda., empresa de consultoria especializada em gestão da qualidade e tecnologia em edificações, Maria Angelica também foi professora e pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina, ex-pesquisadora do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo e sócia do CTE – Centro de Tecnologia de Edificações até 1998.

Desde 2008, Maria Angelica presta consultoria para grupos de empresas e para incorporadoras e construtoras individualmente, no trabalho de implantação da Norma em seus produtos e processos, promovendo também treinamentos e programas de capacitação para esta finalidade.

“Ricardo Julião Arquitetura e Urbanismo”-Fundado em 1978, o escritório de arquitetura “Ricardo Julião Arquitetura e Urbanismo” se reafirma como um dos mais conceituados da atualidade. Com trabalhos reconhecidos no Brasil e no exterior, a RJAU conta com uma equipe de mais de 50 profissionais desenvolvendo projetos nas áreas de edifícios comerciais e residenciais, além de hotéis, escolas, centros de esporte, lazer e saúde.

São mais de 500 projetos, construídos em aproximadamente 2 milhões de metros quadrados, como o Hotel Transamérica (na Ilha de Comandatuba, na Bahia), o Shopping Raposo, o Hospital “Santa Helena”, o edifício comercial “Empresarial Jardim Sul”, o CTI – Centro de Tecnologia da Informação do Bradesco, o Transamérica Expo Center, os edifícios residenciais “Mo.r.e.” e “AcquaVille – Residencial Talatona” (em Angola, na África), o retrofit da Bayer em São Paulo, além de diversas residências. Na vasta lista de clientes do “Ricardo Julião Arquitetura e Urbanismo” estão: Camargo Corrêa, BASF, FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado, FIAP – Faculdade de Informática e Administração Paulista, Banco Bradesco, entre outros.

“Norma de Desempenho – O que muda na cadeia produtiva da construção civil?”, dia29 de setembro de 2011 (quinta-feira),às 16 h - abertura do auditório e área de convivência, 16h30 às 18 horas – apresentação do tema e realização do Encontro,no Auditório Victory - Av. Dr. Cardoso de Melo, 900, Vila Olímpia, São Paulo (SP) – térreo. Aberto ao público – evento gratuito (vagas limitadas). Iniciativa, organização e promoção - “Ricardo Julião Arquitetura e Urbanismo” [www.ricardojuliao.com.br]. |* Confirmação de presença até 23/09 pelo telefone (11) 3847-1910 (falar com Eduardo) ou pelo e-mail [email protected] (favor, passar nome completo, profissão, e-mail e telefone para contato).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira