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09/09/2011 - 07:43

Mineiros devem gastar R$ 112 bilhões em produtos de consumo, bens e serviços em 2011

De acordo com o Pyxis Consumo, ferramenta de potencial de mercado do IBOPE Inteligência, alimentos e bebidas consomem a maior parte das despesas.

São Paulo – O mercado mineiro para produtos, bens e serviços pessoais deve movimentar R$ 112 bilhões em 2011, o que representa um consumo per capita de R$ 5.674,00 por ano, segundo o Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do IBOPE Inteligência. O levantamento revela que os grupos de produtos responsáveis pelas maiores despesas são: alimentos e bebidas (17% da renda monetária domiciliar), artigos para casa e manutenção (12%), gastos com veículos (10%), vestuário (9%), medicamentos e higiene pessoal (6%) e educação (3%).

Classes Sociais-Quando analisadas separadamente no estudo, as classes sociais apresentam padrões de consumo bastante diferentes em Minas Gerais. Representando 2% dos domicílios mineiros (105 mil unidades habitacionais), a classe A responde por 21,3% da renda monetária do estado e 37% do consumo.

Márcia Sola, gerente de Geonegócios do IBOPE Inteligência, responsável pelo levantamento, aponta que uma das características mais marcantes desse grupo social é o significativo percentual de renda disponível para gastos excepcionais. “Gastos como viagens, serviços domésticos, seguro médico, poupança, entre outros. Para efetuar esse tipo de despesa, a classe A conta com 63% do orçamento familiar disponível”, pontua.

Já as famílias da classe B representam 20,4% dos domicílios (1,1 milhão de unidades habitacionais) e geram 44% da renda monetária familiar do estado. A distribuição dos gastos nesse grupo é um pouco diferente em relação à classe A. Os gastos com vestuário são ligeiramente superiores, devido ao maior número de domicílios nesse grupo. A parcela do orçamento disponível para gastos excepcionais corresponde a 41%, 22% a menos que o potencial de consumo da classe A.

A classe C, que representa 55,8% dos domicílios do estado (cerca de três milhões de unidades habitacionais), é responsável por 31,3% da renda familiar monetária. Nesse grupo, a distribuição dos gastos está mais concentrada em produtos básicos: alimentação e bebidas, medicamentos e higiene, artigos para casa e vestuário, que demandam mais de 60% da renda disponível.

As classes D e E, juntas, totalizam 21,9% dos domicílios de Minas Gerais (1,1 milhão de unidades habitacionais) e representam apenas 3% da renda monetária familiar do estado.

A distribuição dos gastos nessas famílias resulta em um número superior a 100% porque a renda não monetária (benefícios e subsídios recebidos de empresas e governo na forma de bolsa-família, bolsa-educação, vale-alimentação, vale-refeição, vale-transporte, entre outros) tem um peso substancial na renda total desse público.

Para estabelecer uma ordem de grandeza do peso desses benefícios no orçamento familiar, os pesquisadores chegaram a uma proporção final de 180%. “Isso significa que praticamente metade dos gastos das famílias de classes D e E são efetivados por meio de renda não monetária”, conclui Sola.

O Pyxis Consumo é um sistema de informação que apresenta o potencial de consumo (demanda) por grupo de produtos de todos os municípios brasileiros. Essa base permite ao usuário identificar diferenças entre os 21 setores disponibilizados, as quatro classes socioeconômicas (A, B, C, DE) e os 50 grupos de produtos.

Perfil-O IBOPE Inteligência é uma organização do Grupo IBOPE que contribui para seus clientes terem conhecimento e compreensão adequados da sociedade e dos mercados onde atuam, auxiliando na tomada de decisões táticas e na elaboração de estratégias no planejamento de negócios. Seu diferencial está baseado em uma equipe multidisciplinar formada por profissionais altamente qualificados e especialistas no conhecimento do cidadão e do consumidor. [Twitter: @grupoibope].

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