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09/09/2011 - 07:43

O promissor mercado dos esmaltes


Brasil é o segundo maior vendedor do cosmético e variedade de cores faz com que a procura seja cada vez maior.

Há cerca de uma década, basicamente existiam os esmaltes claros e vermelhos. Atualmente, além das cores tradicionais, há tons de alaranjado, azul, verde e cinza. Sem contar as infinidades de acabamentos - fluorescentes, foscos, com brilho, com glitter e cintilantes, por exemplo. Com tanta opção, o esmalte passou de coadjuvante à protagonista e ganhou o título de "acessório de moda" uma mudança que reflete positivamente na venda do produto no mercado brasileiro.

O Brasil é o segundo mercado mundial de venda do produto - atrás apenas dos Estados Unidos, alega a empresária Claudia Moscardini, proprietária do Boteco de Mulher, um salão especializado em manicure e pedicure, que tem como diferencial a variedade de esmaltes que oferece e as cadeiras massageadoras que são usadas pelas clientes na hora do procedimento. “Como vivemos em um clima tropical, nosso país pode ser considerado um mercado de 20 dedos e não de 10 como na Europa”, esclarece Claudia, referindo-se ao fato das mulheres usarem mais chinelos e sandálias no Brasil do que em países mais frios.

O crescimento da procura por esmaltes no Brasil está vinculado a dois fatos: mudança de comportamento e ao consumo das classes C e D, afirma João Carlos Basílio, Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos(Abihpec.) As grandes marcas citam como fatores que impulsionaram o crescimento: a crise econômica mundial, a divulgação em blogs e a inovação de cores.

Conhecida como indústria de cosméticos voltada exclusivamente para as mãos, o mercado dos esmaltes anda muito aquecido e em constante crescimento. No Boteco da Mulher, que acaba de montar sua primeira franquia, Claudia Moscardini, uma apaixonada por cores, unhas e conforto, oferece a coleção Primavera – Verão para as suas clientes em diversas prateleiras recheadas com os cosméticos.

“Aqui, os fios dos pincéis já ameaçam o reinado das escovas. Cabelo correspondia a mais de 50% do faturamento do salão, hoje em dia a parte de manicure corresponde a 50% do faturamento do Boteco e fica tête à tête com a parte de cabelo”, explica a empresária, lembrando que as cores da próxima estação já estão no inconsciente coletivo da mulherada. “Elas chegam no salão com a cartela de cores que as revistas de beleza adiantam e vão logo pedindo Jeans, Militar, Clubber, Hippie Chic , Rock e outros bem esquisitões. Precisamos estar antenadas com a moda se quisermos acompanhar as tendências”, confidencia.

O fato é que os números mostram que o mercado de esmaltes praticamente não sabe o que é crise. Só no ano passado, as brasileiras consumiram nada menos que 526 milhões de unidades, movimentando R$ 500 milhões. No ano passado, o mercado de esmaltes cresceu quase 11% em relação a 2009.

"Antigamente, o esmalte era um acessório para não atrapalhar o look, as mulheres usavam cores claras e eventualmente o vermelho. Hoje, é a solução de todos os males, até os de amor. Segundo os entendidos no assunto, um esmalte pode fazer milagres”, afirma Moscardini.

.[Boteco de Mulher,Rua Bento Lisboa, 106 – loja D, Catete, Rio de Janeiro. Telefones (21) 2205-2141/8450-0615| [email protected] |www.botecodemulher.com.br].

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