Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/09/2011 - 07:43

Pedro Paulo Monteiro discute a passagem do tempo e demonstra que só envelhece quem vive


Tentando se adaptar ao ritmo frenético e repleto de estímulos que regra a vida contemporânea, milhares de pessoas reclamam que o tempo está passando rápido demais. No entanto, cultua-se a inovação, a agilidade, a juventude. Pedro Paulo Monteiro, em O tempo não tem idade, lançamento da Editora Gutenberg, faz questão de lembrar que “se o tempo está passando rápido como elas mesmas afirmam, não tardará para que elas sejam os novos velhos sociais”.

É por isso que falar sobre a passagem do tempo e, portanto, sobre envelhecer, é assunto tão atual e de profundo interesse para jovens e velhos de qualquer idade.

Compreender o envelhecimento como um processo intrínseco ao estar vivo contribui para a construção de relações mais saudáveis com o próprio corpo, com a família e a sociedade. “Não ficamos mais velhos porque fazemos aniversário, ficamos mais velhos porque decidimos viver”, lembra o autor, acrescentando que a recusa não tornará o tempo mais lento para ninguém. Temas como ética, movimento, definições e indefinições deste conceito tão abstrato, mas que se materializa em relógios e fotografias, comparecem no livro ao lado de crônicas e relatos pessoais.

Ao questionar crenças e comportamentos arraigados à cultura (como, por exemplo, a de que mulheres maduras devem ter cabelos curtos) e explicitar que a questão do tempo – e da relação de cada um com ele – é mais complexa do que se imagina, o escritor propõe uma nova concepção sobre o que significa envelhecer e aponta caminhos para que o leitor seja senhor de seu próprio tempo.

Sobre o autor – Pedro Paulo Monteiro é mestre em Gerontologia pela PUC-SP e, há vinte anos, utiliza a sua abordagem terapêutica corporal e existencial para melhorar a qualidade de vida dos idosos. Fisioterapeuta especializado em Neurologia, é professor de Geriatria e Gerontologia na graduação da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e da pós-graduação em psicossomática na Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro. Nas frequentes palestras que tem proferido, insiste na necessidade da conscientização de uma velhice mais humanizada e menos excludente. Pelo Grupo Editorial Autêntica já publicou Envelhecer: histórias, encontros e transformações; Quem somos nós? O enigma do corpo; A mente e o significado da vida; Envelhecer ou morrer: eis a questão; e A beleza do corpo na dinâmica do envelhecer.

.[Título: O tempo não tem idade – Nem passado, nem presente, nem futuro|Autor: Pedro Paulo Monteiro| 128 Páginas |Formato: 15,5 x 22,5 cm |Preço: R$ 27,90| ISBN: 978-85-8062-006-1|www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322].

Perfil- O Grupo Editorial Autêntica tem sua origem com a fundação, em 1997, da Autêntica Editora, que hoje conta com mais de 500 livros nas áreas de Ciências Humanas e de literatura infantil e juvenil, já tendo conquistado os mais importantes prêmios nacionais, como o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, e o Cecília Meireles, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Comprometida com a educação em valores, a editora possui várias coleções dirigidas a educadores e pesquisadores, bem como disponibiliza gratuitamente em seu site a revista eletrônica Formação Docente, editada em parceria com o Grupo de Trabalho Formação de Professores, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), além de apoiar inúmeras iniciativas públicas e privadas focadas na valorização da educação e da cultura nacionais. A partir de 2003, a Autêntica ampliou sua atuação, com o lançamento do selo Gutenberg, publicando títulos diversificados e plurais, investindo na estreia de autores brasileiros e em temas de interesse a públicos específicos. Nessa mesma linha, lançou em 2011 mais uma editora, a Nemo, especializada em história em quadrinhos, resgatando tanto os clássicos do gênero, como autores nacionais. A partir deste ano, as três linhas editoriais ganham autonomia e se transformam em editoras independentes, com a criação do Grupo Editorial Autêntica. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira