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09/09/2011 - 07:57

Huawei divulga o Balanço da Banda Larga com números do 2º trimestre de 2011

Três em cada dez celulares vendidos no mundo são smartphones. Banda larga móvel no Brasil cresce 35% no 1º semestre e deve chegar no final de 2011 com 35 milhões de acessos, mais que o dobro da rede fixa. As operadoras estão customizando pacotes para diferentes aplicativos. Cresce o percentual de redes de fibra ótica sobre o total de conexões de banda larga fixa, mas no Brasil isso se restringe a apenas 0,1%.

São Paulo – A Huawei, líder no fornecimento de soluções de redes de telecomunicação de última geração para operadoras de todo o mundo, em parceria com a Teleco, consultoria especializada em telecomunicações, apresenta o Balanço Huawei da Banda Larga com dados consolidados do 2º trimestre de 2011 (2T11) para a banda larga fixa e a banda larga móvel.

Na banda larga móvel, o acesso através do HSPA+ continua ganhando terreno na expansão da capacidade das redes das operadoras. Elas vislumbram a possibilidade de maximizar o retorno sobre os investimentos realizados nas redes 3G, antes de migrarem para o LTE que, por sua vez, já contava com 26 redes em operação comercial no 2T11.

Os dados apurados apontam a tendência de que o smartphone se torne o principal dispositivo de acesso à internet. Seu volume de vendas superou novamente o de PC pelo 3º trimestre consecutivo e para cada 10 celulares vendidos no mundo, 3 já são smartphones. Dispositivos como eReaders e tablets também estão estimulando o crescimento da banda larga móvel.

Na banda larga fixa, verifica-se um aumento global da participação das redes de fibras óticas. Mas enquanto no Japão e Coreia estas redes representam mais de 50% do total de conexões de banda larga, em alguns países da Europa como Portugal e Itália este número está pouco acima de 1%. No Brasil, o percentual é ainda inferior: 0,1%.

Brasil -No Brasil, com os respectivos crescimentos de 10% e 35% verificados no 1º semestre deste ano, a banda larga fixa fechou o período com 15 milhões de acessos e a móvel com 28 milhões. A densidade dos acessos 3G chegou a 13,7 para cada 100 habitantes, superando a média mundial do final de 2010. Na projeção para 2011, a banda larga móvel deverá contar com 35 milhões de acessos, uma quantidade maior que o dobro da banda larga fixa que está estimada em 17 milhões.

Receita de voz e dados -No Brasil, a participação dos serviços de dados na receita registrou um expressivo aumento de 30% no 2T11 em relação ao trimestre equivalente do ano anterior, levando o faturamento a 18,7% da receita total de serviços das operadoras no país. Mas há ainda muito espaço para crescimento, uma vez que essa participação é de 2 a 3 vezes superior nas operadoras do mundo desenvolvido, atingindo mais de 50% da receita da Japonesa NTT DoCoMo.

Desta forma, apesar do crescimento igualmente expressivo de 7% na receita de voz registrados no 2T11, a expectativa é de menor participação de voz no total da receita das operadoras, fazendo os serviços de dados cada vez mais importantes como fontes de crescimento.

Cobertura -As operadoras móveis estão se concentrando na ampliação da capacidade do backhaul de suas redes nos municípios já atendidos. Segundo os dados do 2T11, a banda larga móvel está disponível para 76% da população e em 28% dos municípios brasileiros. No período, 102 novos municípios, que compreendem 2,4 milhões de pessoas, começaram a ser atendidos por este serviço.

Planos e Preços -As operadoras estão customizando pacotes para diferentes usos como e-mail, redes sociais, chat ou acesso à internet convencional. Essa estratégia impulsiona a adesão aos planos oferecidos que, hoje, são cobrados por volume de dados _ a cobrança por velocidade caiu em desuso. Em geral, ao consumir a franquia de dados o usuário continua com acesso ao serviço, mas com uma velocidade reduzida.

A média de preços no Brasil para pacotes de 2 e 3 GB está acima dos valores praticados em outros países. A carga tributária e a taxa de câmbio afetam esta comparação.

Mesmo com queda média de 8% no 2T11, o preço dos telefones celulares 3G ainda é uma barreira para a difusão da banda larga móvel, principalmente no segmento pré-pago. Já no pós-pago, o preço desse tipo de aparelho pode cair consideravelmente, de acordo com o plano adquirido. Os modems 3G também apresentaram leve queda de preço no trimestre e já pode ser encontrado por R$ 96,00. Tendo como referência o 2º trimestre de 2010, o preço médio do modem no Brasil caiu 35% ao longo de um ano. [http://migre.me/5Ehrn].

Balanço Huawei da Banda Larga -Iniciado em 2009 em parceria com a Teleco, o Balanço Huawei da Banda Larga tem como objetivo acompanhar o crescimento dos serviços de banda larga fixa e móvel no Brasil, através do monitoramento da quantidade de acessos, receita de dados, cobertura, planos e preços dos aparelhos. Essas informações são fornecidas pelas operadoras ou baseadas em estatísticas oficiais de agências regulatórias como a Anatel. A consolidação dos dados é realizada por analistas especializados e com ampla experiência no mercado local de telecomunicações.

Perfil-A Huawei é líder no fornecimento de soluções de telecomunicação e atende 45 das 50 maiores operadoras mundiais deste segmento. Os produtos e soluções da Huawei estão presentes em mais de 100 países, atendendo às necessidades de comunicação de um terço da população mundial. A empresa tem o compromisso de oferecer produtos, serviços e soluções inovadoras e adaptadas para cada cliente para agregar valores a longo prazo e aumentar o potencial de crescimento de seus clientes. [www.huawei.com.br. Siga nossas páginas no Twitter: www.twitter.com/huaweipress e no YouTube: http://www.youtube.com/user/HuaweiPress].

Teleco -Empresa de consultoria especializada no segmento de telecomunicações. Com o portal Teleco – um dos mais famosos na área de telecomunicações no Brasil – tem como objetivo criar uma comunidade virtual de profissionais, estudantes e pessoas interessadas em aprendizado contínuo em telecomunicações na internet. | www.teleco.com.br.

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