Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/09/2011 - 07:57

Enfim um guia de lugares para ninguém visitar


Na contramão dos livros do gênero, 101 lugares para não conhecer antes de morrer, de Catherine Price, é antes de tudo uma delícia de ler – e, claro, bastante útil para evitar roubadas pelo mundo, muitas delas em célebres pontos turísticos.

As estantes das livrarias estão repletas de “livros-lista” com títulos como 1001 lugares para conhecer, 1001 filmes para ver, 101 lugares para fazer sexo... a lista é imensa. Agora, uma autora resolveu fazer algo diferente. Catherine Price lança, pelo selo Amarilys, o livro 101 lugares para não conhecer antes de morrer. Micos do chamado turismo histórico, restaurantes em que uma só visita já basta para saber que ali se encontra um lugar para nem passar na porta, as mais absurdas burocracias alfandegárias... essas e muitas outras histórias integram esse livro hilário e ao mesmo tempo, acredite, extremamente útil.

Passar o Réveillon na Times Square, o célebre ponto de Nova York que aparece em nove de dez filmes realizados na cidade, é um convite e tanto, não é mesmo? Talvez não. Uma das agruras da festa novaiorquina: como não é permitido levar comida, uma ponta de insatisfação vai ficar na memória. A não ser que alguém se contente em ter como ceia de fim de ano uma frugal barra de cereal. Ou um pacotinho de amendoim. E para ir ao banheiro, então?

Os capítulos com títulos autoexplicativos são uma atração à parte: Pamplona vista pela perspectiva de um touro, Os prédios mais estreitos do mundo e Um clássico de futebol usando a cor do time errado. Um destaque especial para os capítulos que começam com Qualquer... Exemplo: Qualquer hotel que um dia já foi presídio.

A edição de 101 lugares para não conhecer antes de morrer é bem-cuidada, com fotos e ilustrações indicando os pontos num mapa estilizado. Todo leitor brasileiro irá logo ao sumário checar se há algum lugar do Brasil descrito pela prosa mordaz da autora. Não, não há. Quem sabe numa segunda edição.

Jornalista americana especializada em turismo, Catherine resolveu, nesse livro, inverter a regra das publicações de serviço nesse gênero, e o resultado é interessante até para quem não tem o costume de viajar. Afinal, saindo ou não de casa, sempre é bom divertir-se lendo.

Sobre a autora: A jornalista Catherine Price viaja o mundo cobrindo histórias para diversos veículos (ela escreve para o The New York Times, Huffington Post, O: The Oprah Magazine, entre outros). Algumas de suas experiências mais peculiares (e cômicas) podem ser familiares a qualquer viajante mais experiente. Alguns deles, inclusive, escreveram textos para este livro, como convidados especiais. Escritores como Michael Pollan, Nicholas Kristof, A.J. Jacobs, Mary Roach e Rebecca Solnit também têm seus próprios périplos em alguns dos piores recantos do planeta para compartilhar. Mas o que todos eles descobriram foi que, às vezes, as piores experiências em viagens tornam-se as mais inesquecíveis – e rendem as melhores histórias também!

Editora Amarilys | 101 lugares para não conhecer | Autora: Catherine Price | Páginas: 288 | Preço: R$ 39,00 | www.amarilyseditora.com.br | Twitter: @amarilys_livros

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira