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09/09/2011 - 08:23

Sorvetes Rochinha inaugura fábrica em São José dos Campos

Nova unidade terá capacidade produtiva de sorvetes triplicada. Empresa aposta também no lançamento de novos sabores à base de iogurte. Perspectiva é expandir para grandes capitais brasileiras ainda em 2012.

Com uma fábrica moderna que ocupa 4,5 mil metros quadrados, de um terreno de 8,5 mil, a Sorvetes Rochinha começa uma nova etapa da sua história de sucesso. A nova unidade, em São José dos Campos, interior de São Paulo, produzirá três vezes mais sorvetes que a unidade antiga que funcionou por 18 anos, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, produzindo 70 mil picolés/dia.

A construção da nova planta começou em março de 2010 e a inauguração está prevista para o próximo trimestre. A Rochinha investiu também na aquisição de novos equipamentos.

“Foi mais de um ano de batalha, mas a fábrica ficou pronta. Nossa ideia é que até o verão do próximo ano, a empresa tenha superado as expectativas de crescimento e que muito sorvete Rochinha seja vendido pelo Brasil inteiro“, afirma Sr. José Lopes, proprietário da Sorvetes Rochinha.

Entre a compra do terreno, investimento em construção e aquisição de modernos maquinários, a empresa investiu R$ 8 milhões e aposta também em treinamento de equipe. A expectativa é que as vendas aumentem em 30% com a produção ampliada.

Atualmente a Sorvetes Rochinha conta com 25 funcionários, mas pretende aumentar esse número para 50 pessoas, até 2012. A empresa está presente em mais de 700 pontos de vendas em São Paulo, o que representa um crescimento de 20% em relação ao ano passado. Hoje trabalha com 200 carrinhos de sorvetes e, até o verão de 2012, pretende expandir esse número em 25%. Atualmente trabalha exclusivamente com sistema de franquias, com 14 franqueados no litoral paulista e na capital.

No ano passado três novas lojas foram inauguradas no Estado de São Paulo. Duas no Litoral, Santos e Guarujá, e um quiosque, em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo. A empresa entrou fortemente também no mercado carioca com uma ação que começou no Carnaval 2011, no Camarote da Brahma.

Ao todo são 28 sabores de picolés, 30 sabores de sorvetes de massa e para o próximo verão a empresa pretende lançar três novidades: Iogurte com morango, Iogurte com limão e os sabores Cupuaçú cremoso e Romeu e Julieta, na versão massa. A empresa quer também ampliar a produção de novos produtos como o caipilé (sorvete em formato menor para ser consumido com caipirinha).

Com a ampliação dos negócios, a Sorvetes Rochinha quer atingir também grandes capitais brasileiras, começando pelo interior de São Paulo, e outras capitais do sudeste, sul e nordeste. Hoje há pedidos em todo o Brasil e até EUA e Europa. “Precisamos primeiro atender a demanda nacional e depois pensar em uma expansão internacional”, afirma Lopes.

História de luta-A história da família Lopes é também a de muitos brasileiros que precisaram começar a trabalhar muito cedo e dividir o tempo entre o estudo e a batalha pela sobrevivência. O Sr. José Lopes migrou para São Sebastião, junto com a família de seis irmãos há 47 anos, vindos de Boa Esperança, região do Sul de Minas Gerais.

De origem humilde e em uma cidade que não oferecia muitos recursos, o Sr. José Lopes começou a trabalhar aos dez anos de idade. De balconista de açougue e farmácia, a entregador de gás, antes de ajudar o pai na construção civil, Lopes já fez quase de tudo profissionalmente até seguir a carreira de empreendedor do ramo dos sorvetes.

A empresa começou modestamente em 1981. Em 1992, o Sr. Lopes reestruturou a marca Rochinha, negociada com a venda de uma casa e um carro. Ele investiu, então, em novos maquinários e treinamento de pessoal. A aposta deu tão certo que em dois anos já havia recuperado o investimento inicial e estava reinvestindo os lucros no próprio empreendimento.

O sucesso dos Sorvetes Rochinha se deve, principalmente, à utilização de frutas frescas. Na fábrica, elas são higienizadas e cortadas, manualmente, e no caso do sabor coco, um dos clássicos da Rochinha, a fruta é ralada e cozida, em tachos, como na fazenda.

Sem perder a raiz de sua origem, o Sr. Lopes continua trabalhando de sol a sol, e além de administrar os negócios, ainda se envolve na criação de novos sabores. Da ideia de uma novidade, como o sorvete de iogurte com frutas vermelhas, até o produto estar pronto para ser comercializado, leva cerca de um ano. Um ano de dedicação com o empenho de quem acredita no que faz e oferece um produto de qualidade.

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