Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/08/2007 - 08:44

Projeto de Ferroníquel da Anglo American avança em Barro Alto

Em processo de terraplenagem, site já adquiriu os principais equipamentos e receberá as primeiras peças no início de 2008.

Lançado em dezembro de 2007, o projeto para produção de ferroníquel em Barro Alto, da Anglo American, corre a todo vapor. “As áreas de Engenharia e Logística, no escritório de Belo Horizonte, estão trabalhando fortemente. Já no site, a terraplenagem da área da planta vem progredindo conforme planejado e deverá estar concluída no início de 2008”, destaca o gerente geral Adjunto do Projeto Barro Alto, Euler Piantino. Além disso, está em construção o alojamento da planta, com capacidade para acomodar cerca de 3.500 pessoas, que deverão trabalhar na implementação do projeto.

No primeiro trimestre de 2008, a planta recebe seus primeiros equipamentos, que serão partes do calcinador. Segundo Euler Piantino, os grandes pacotes tecnológicos – entre os quais estão fornos calcinadores, secadores, fornos elétricos e fornos de refino – já foram adquiridos e os demais estão em processo de compra. Os próximos passos do projeto serão os trabalhos de estaqueamento, em setembro, e o início da construção das fundações da planta, em outubro deste ano. Já no primeiro semestre de 2008, começa a montagem eletro-mecânica, incluindo a estrutura metálica da fábrica.

Com investimento total de US$ 1,2 bilhão, a planta de Barro Alto produzirá uma média de 36 mil toneladas/ano de níquel contido em liga de ferroníquel por 26 anos. A implantação do projeto teve início em janeiro de 2007 e o início da produção está prevista para o primeiro trimestre de 2010. A expectativa é de que a planta atinja capacidade total durante 2011.

Grupo Anglo American - A Anglo American plc é um dos maiores grupos em mineração e recursos naturais do mundo. Com suas subsidiárias, joint ventures e associadas, é líder global em platina, ouro e diamantes, com participação significativa em carvão, metais básicos e ferrosos, minerais industriais e papel & embalagens. Produz itens que estão presentes no cotidiano e que são essenciais para a vida moderna. O grupo tem operações nos cinco continentes (64 países), fala 20 idiomas e gera mais de 120 mil empregos diretos. Atualmente tem projetos aprovados que somam recursos da ordem de 6,2 bilhões de dólares, que entrarão em atividade até 2009 e também estuda o investimento de mais de 10 bilhões de dólares em futuros projetos, o que garante a continuidade do negócio.

No Brasil, o Grupo Anglo American é responsável pelas operações das empresas Mineração Catalão, Codemin e Copebrás, com atuação nos estados de Goiás (Ouvidor, Niquelândia, Barro Alto e Catalão) e São Paulo (Cubatão). A empresa atua no mercado brasileiro desde 1973 e emprega mais de 3.800 pessoas entre empregados e contratados.

O Grupo está presente no Brasil também na área de ouro, por intermédio de sua subsidiária não controlada AngloGold Ashanti, que possui operações em Minas Gerais e Goiás.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira