Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/09/2011 - 13:10

Nova UPA Copacabana recebe sistema Klinikos Paperless da ECO Sistemas


O bairro de Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, ganhou uma Unidade de Pronto-Atendimento 24 Horas (UPA) com a tecnologia de informação ECO Sistemas. Esta é 42ª Unidade de Pronto Atendimento estadual em que a empresa imprime sua marca de bons serviços prestados.

A unidade, a 45ª aberta no Estado, tem capacidade para realizar entre 350 e 500 atendimentos diários e conta com pediatras, socorristas e odontólogos, além de ter atendimento voltado para o público da terceira idade. No andar superior, foi montado um auditório com 40 lugares onde serão promovidos cursos de capacitação de profissionais que trabalham na unidade e também cursos para familiares e profissionais que lidam com idosos, como cuidadores e porteiros.

A unidade conta com uma área de observação individual, com duas salas especiais para que pacientes com doenças infecto contagiosas, como tuberculose e meningite, possam receber os primeiros cuidados até serem transferidos para um hospital.

“Apesar da UPA de Copacabana estar preparada para atender toda a população local, todos os profissionais que irão trabalhar nesta unidade foram capacitados para atender especialmente os idosos. Outra novidade é que a UPA terá serviço de telemedicina: os exames de raios-x serão enviados ao Hospital Estadual Getúlio Vargas, para que profissionais da unidade analisem o caso, deem uma segunda opinião, e orientem o profissional da UPA quanto o atendimento ao paciente no caso de suspeita de fraturas “, esclareceu Sérgio Côrtes.

 A unidade também conta com laboratório para a realização de exames e salas de raios-X, sutura, medicação e nebulização. Na sala de observação de adultos, há dez leitos onde pacientes podem ficar em observação até 48 horas. A de crianças conta com três leitos. A sala “vermelha” tem o dobro da capacidade das demais UPAs, com quatro leitos, todos com equipamentos disponíveis para receber e estabilizar pacientes em estado grave até serem removidos para um hospital por uma ambulância do município. 

“O Ministério da Saúde abraça as UPAs como uma ação nacional pelos resultados positivos que pudemos observar até agora. Essa ideia surgiu no Estado do Rio de Janeiro graças ao trabalho do governador Sérgio Cabral e do secretário Sérgio Côrtes” , disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Interatividade - Para distrair e informar os pacientes da terceira idade, a UPA conta com uma TV digital e aplicativos criados pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio (Proderj). Com isso, os pacientes poderão, através do controle remoto, obter informações sobre as boas práticas de uma vida saudável, cuidados na prevenção de quedas e doenças como osteoporose e hipertensão e até participar de um teste com perguntas sobre como deixar a casa mais segura. E tudo isso será feito sem atrapalhar a programação normal da TV, já que as informações ficam na parte inferior da tela.

Utilizando o sistema Klinikos Paperless, que reduz o uso de papel, a unidade terá capacidade para realizar até 500 atendimentos diários e será especializada em terceira idade. Segundo o último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 48 mil pessoas tem mais de 60 anos no bairro, cuja população fixa é de 161 mil moradores.

Ecologicamente correto, o sistema permite a redução no uso de papel no dia a dia da unidade, é completo para administração hospitalar. Permite Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) para o registro do processo de admissão e alta, incluindo todos os procedimentos realizados no período, que são computados para o faturamento ambulatorial. Integra todos os setores da unidade de saúde, da recepção à alta médica numa estrutura de divisão em módulos e garante gestão de informação completa. A UPA de Copacabana vai desafogar o atendimento na emergência do hospital Miguel Couto.

 Bons resultados - Os números mostram que as UPAs não só ajudam a reduzir o fluxo nas grandes emergências como são altamente resolutivas. Até o último dia 30/08, dos mais de 9,44 milhões de pacientes atendidos na rede, apenas 51.873 precisaram ser removidos para hospitais – 0,55% do total. Todos os outros casos foram resolvidos nas próprias unidades.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) decidiu criá-las para desafogar as emergências dos grandes hospitais, superlotadas por receberem pacientes que poderiam ser encaminhados para serviços de pronto-atendimento que funcionassem em horário integral. A primeira UPA foi inaugurada em maio de 2007, no Complexo da Maré.

Estiveram na unidade em sua inauguração o ministro da Saúde, Alexandre Padilha; o governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral; o secretário estadual de Saúde, Sergio Cortês, além de políticos e convidados. Em destaque, todos elogiaram a programação visual do local, elaborada também pela ECO Sistemas com os colaboradores da Coordenação de Comunicação em Saúde/Design da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Este é um de seus diferenciais, mistura imagens do público idoso com exemplos de qualidade de vida e também do bairro carioca, um dos mais famosos do Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira