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10/09/2011 - 13:18

4º edição do Programa Pelo Direito De Ser Criança com inscrições abertas

Programa, que premia escolas que incentivam o brincar nas práticas escolares, dá destaque ao contato dos alunos com a natureza e orientações sobre o cuidado com o planeta.

Já estão abertas as inscrições para a 4º edição do Programa Pelo Direito de Ser Criança, um projeto da marca Omo que premia escolas públicas e privadas de Educação Infantil e Ensino Fundamental de nível I que incentivam o brincar e o aprender pela experiência nas práticas escolares. Entre os pilares de avaliação do projeto, estão atividades que incentivem o contato dos alunos com a natureza e com o meio ambiente, além de orientações quanto às boas práticas para com o planeta, todas inseridas nas atividades de ensino.

Após receber inscrições de mais de quatro mil escolas de 895 municípios brasileiros, de cidades pequenas como Luzerna (SC), que possui cerca de 5.900 habitantes, até de grandes metrópoles, como São Paulo, o Programa entra em seu segundo ano de abrangência nacional nas categorias ‘Selo Aqui Se Brinca’ e ‘Selo Aqui Se Aprende pela Experiência’, respectivamente para as escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. A forma de avaliação segue pilares avaliados por uma comissão de especialistas em educação e desenvolvimento infantil das cinco regiões do país.

Para esta edição, a previsão é receber um número de inscrições superior a 12% em relação a 2010, visto a repercussão do projeto desde seu lançamento, quando foi realizado apenas com as escolas do Estado de São Paulo e teve o numero de inscrições quadriplicado entre a primeira, em 2008, e a segunda edição, em 2009. “Hoje já estamos em contato com escolas de todo o Brasil - com uma leitura do brincar nacional sendo enriquecida – dando visibilidade às instituições e educadores que fazem um excelente trabalho nessa área e, em consequência, motivando outras ações neste sentido”, salienta Paula Lopes, gerente de marketing de Omo.

O Programa Pelo Direito de Ser Criança foi lançado em 2008, com o nome de ‘Selo Aqui Se Brinca’, sendo um projeto desenvolvido com base em uma pesquisa encomendada por Omo – ‘A descoberta do Brincar’, realizada com pais e educadores de crianças em 77 cidades do Brasil, onde foi identificado que a escola é o primeiro lugar onde as crianças mais brincam socialmente.

Avaliação e premiação- A avaliação das escolas será feita por meio de uma comissão formada por profissionais de educação, psicopedagogia e especialidades referentes ao tema do brincar e do aprender pela experiência. Para a seleção, foram convidados nomes de todas as regiões do país, para uma leitura abrangente do tema em suas diferentes realidades. Serão ao todo 24 especialistas, entre os quais podemos destacar: Giovana Barbosa de Souza (Rede Aliança pela Infância); Jouberth Ghandy (pesquisador do Brincar); Lourdes Atiê (especialista em projetos para gestão e criação de produtos educativos); Marcos Ferreira Santos (pesquisador e membro da Aliança pela Infância); Maria Izabel Leite (coordenadora do Museu da Infância); Marilena Flores (presidente da IPA/Brasil); Renata Meireles (autora de livros premiados sobre desenvolvimento infantil, co-diretora de curtas sobre o brincar e idealizadora do Projeto BIRA); Samantha Neves (assessora técnica para elaboração dos Indicadores de qualidade da educação infantil) e Márcia Gobbi (líder do grupo de estudos e pesquisas: Sociologia da Imagem, artes e infâncias).

Os critérios de avaliação serão pautados pelos pilares 1)Direito de aprender através de brinquedos não estruturados; 2)Direito de viver o mundo através da experiência; 3)Direito de estar em contato com a natureza; 4)Direito de experimentar o cuidado com o planeta e com a sociedade e 5)Direito de vivenciar a cultura local’, sendo consideradas melhores práticas as escolas que promovem atividades permanentes e continuadas do brincar e do aprender pela experiência, criam soluções criativas e eficazes para transpor obstáculos, incentivam o contato da criança com a natureza dentro das práticas escolares, valorizam a cultura local de seus alunos e da região onde a escola está inserida, e têm o brincar e o aprender pela experiência como tema de formação continuada de seus educadores.

No total, serão oferecidos até 36 prêmios, 18 por categoria, todos com vistas a ampliar o repertório prático e estimular a criatividade dos educadores com atividades que podem ser adaptadas na escola. Além do selo de reconhecimento, as três primeiras escolas de cada categoria com as melhores práticas serão contempladas com oficinas de capacitação, workshop com os especialistas da comissão avaliativa do Programa, um baú repleto de itens não estruturados e visitas técnicas a instituições reconhecidas pela excelência ao tema. Já as demais escolas premiadas de cada categoria, receberão o selo de reconhecimento e também workshops com os especialistas da comissão avaliativa do Programa e o baú com itens não estruturados. O anúncio das escolas premiadas será realizado durante um evento de premiação na cidade de São Paulo, em 2012.

Como participar - o Programa Pelo Direito de Ser Criança é destinado aos profissionais de educação das escolas da rede pública e privada de todo o Brasil, que atuam com crianças de escolas de Educação Infantil e/ou do Ensino Fundamental I. Para participar, as escolas podem se inscrever no site [www.pelodireitodesercrianca.com.br] de 11 de agosto a 30 de setembro. O edital e o regulamento da premiação estão disponíveis no endereço eletrônico. Não há cobrança de taxa de inscrição.

Histórico do Programa - Implementado em 2008 como projeto piloto no Estado de São Paulo em 2008, o Programa Pelo Direito De Ser Criança já recebeu mais de seis mil inscrições, e entregou cerca de cem prêmios a instituições, impactando diretamente cerca de 1,2 milhão crianças quanto às melhores práticas do brincar e do aprender pela experiência nas atividades escolares. Nesta última edição, foram premiadas 31 escolas, sendo 45% são públicas, 55% privadas, 58% da Educação Infantil e 42% do Ensino Fundamental I, das cidades de Atibaia, Bebedouro, Bragança Paulista, Cotia, Dracena, Itapeva, Jundiaí, Presidente Prudente, Santo André e São Paulo (SP), Itajubá e Uberlândia (MG); Rio de Janeiro e Niterói (RJ); Caxias (MA); Curitiba, Guarapuava e São José dos Pinhais (PR); Guaporé, Montenegro, Pelotas e Porto Alegre (RS); Joinville e Luzerna (SC).

O projeto está alinhado às ações que Omo vem desenvolvendo desde 2001, por meio de estudos nacionais e globais, sobre como estimular o aprendizado pela experiência e sua relação com o desenvolvimento infantil e com a educação de qualidade. Com base nesse conhecimento, já promoveu cinco fóruns de discussão e quatro estudos fundamentais na área: ‘A Descoberta do Brincar’, realizada com pais e educadores de crianças em 77 cidades do Brasil; ‘A Infância na Visão Global das Mães’, realizada em 10 países; ‘Tente Algo Novo’, realizada em 4 países; além de ‘Crianças e Natureza’, realizada em 11 países, cujos dados foram referência para a construção dos pilares do Programa Pelo Direito de Ser Criança. As pesquisas globais tiveram a coordenação de Dorothy e Jerome Singer, doutores da Universidade de Yale (EUA).

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