Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/09/2011 - 14:51

Especialistas criam o Instituto Brasileiro de Direito da Construção (IBDiC)

Cerimônia de fundação acontece no dia 14 de setembro no auditório da Editora Lex Magister em São Paulo.

São Paulo – No dia 14 de setembro (quarta-feira),será realizada a cerimônia de fundação do Instituto Brasileiro de Direito da Construção (IBDiC), entidade voltada para o fomento da discussão dos temas relacionados ao setor de construção e das relações entre os envolvidos na cadeia do setor.

O IBDiC já nasce com um time de primeira. Quase uma centena de profissionais dos setores jurídico, de engenharia e de negócios de construção e empreendimentos imobiliários já aderiu. Entre os escritórios de advocacia que se juntaram à iniciativa estão Tozzini Freire, Navarro Advogados, Lila, Huck, Otranto e Camargo Advogados, entre outros, além de diversos profissionais e empresas do ramo da Construção. A cerimônia de fundação acontece no auditório da Editora LexMagister, em São Paulo.

“A ideia nasceu de uma frase dita por minha sócia Adriana Braghetta, que eu levei a sério: ‘Por que você não cria uma entidade voltada para os assuntos da Construção?’. A provocação me levou a alguns telefonemas e, daí por diante, o assunto se desenvolveu com uma velocidade surpreendente. Desde que lançamos a ideia fomos aceitos e procurados pelos escritórios de advocacia e por grandes empresas do setor, o que nos garantirá uma bela representatividade”, comenta Fernando Marcondes, sócio da área de infraestrutura do escritório L.O. Baptista Advogados, com mais de 20 anos de experiência neste segmento e primeiro presidente do Instituto. Ao lado de Marcondes estará Luiz Fernando Alongi (vice-presidente) e Cláudio Dall´Ácqua, Paulo Valois e Rodrigo Bicalho (diretores) e diversos conselheiros, como Luiz Olavo Baptista, Eduardo Grebler, Gilberto Vaz, Jorge Pinheiro Jobim, João Bosco Lee, Maurício Almeida Prado, Adriana Braghetta, Flávio Naval Machado, Marco Antonio Machado, Rui Arruda Camargo, Eduardo Damião Gonçalves, Eleonora Coelho, entre outros nomes ilustres.

Neste primeiro momento, o Instituto terá um grupo de discussão virtual, nos moldes do Comitê Brasileiro de Arbitragem (Cbar), uma revista periódica, um congresso anual, além da formação de comitês voltados para a discussão de assuntos específicos, como Project Finance, Dispute Board, Arbitragem, Mediação, Ética, Óleo e Gás, dentre muitos outros.

“O primeiro grande projeto que pretendemos iniciar é a formação de um grupo de estudos, composto de juristas e engenheiros, para criar modelos de contrato que atendam ao mercado brasileiro, nos moldes do que fez a FIDIC em prol das obras internacionais”, afirma Marcondes, acrescentando que pretendem ouvir todos os elos da cadeia, desde os bancos financiadores, passando pelos grandes contratantes e chegando às construtoras, fabricantes de equipamentos, montadoras, empreiteiras e consumidores.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira