Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/09/2011 - 15:13

Educando para um futuro desconhecido

Educamos nossos filhos para um futuro desconhecido. Dizer que sabemos como será o mundo daqui a 10, 15 ou 20 anos significa assumirmos um arriscado papel de videntes ou, talvez, viajantes no tempo. Mas para todos que, como eu, educam seus filhos para um futuro incerto, o horizonte que se abre é sonhar e exercitar a visualização, posicionando-se como personagens ativos na construção - e não apenas na suposição - de um futuro melhor. Um mundo, uma sociedade e um viver que estejam preparados para receber nossa juventude para uma vida de paz e bem-estar.

Para nós que compartilhamos esse sonho e trabalhamos em prol desse objetivo, um dos caminhos que nos está disponível é a busca por conhecer e compreender as forças que influenciam cada vez mais nossa sociedade e nosso modo atual de viver, na tentativa de encontrarmos a coerência necessária na preparação do caráter, conhecimento, cultura e competências dos nossos filhos, de modo que possam fazer suas próprias escolhas e usufruir, assim, de seus próprios potenciais, estando sempre seguros de seus afetos, identidades, papéis sociais e possibilidades transcendentes.

Os pensadores sociais da atualidade têm elencado forças que têm impacto direto na educação dos dias de hoje e em todas as esferas de nossas vidas: 1) a Globalização e seus aspectos éticos, mercadológicos, midiáticos e migracionais; 2) as descobertas da neurociência, que abordam e desenvolvem os crescentes saberes referentes à mente e ao cérebro; 3) a revolução biológica, que nos coloca frente a frente com a questão da longevidade e da força da natureza; e 4) a força da Era Digital e suas consequências nas formas com que vivemos, aprendemos e nos relacionamos.

Todos esses são temas inerentes à humanidade e que nos fazem refletir sobre os dilemas que encaramos em nosso dia a dia. Como conduziremos nosso papel de educadores da nova geração? Acredito que, ao entendermos o significado e o poder das forças que modelam nosso viver - e também as tendências que elas sugerem -, abrimos novas perspectivas para visualizarmos um futuro de qualidade e inspirarmos nossos filhos a caminharem na direção certa. O mundo dos próximos 10, 15 ou 20 é, em primeiro lugar, hoje. Só depende de nós.

.Por: Daniela de Rogatis, educadora, pesquisadora e consultora na área de Educação e Família, com ênfase em Family Room e Planejamento Educacional. É, também, fundadora da Companhia de Educação, uma empresa que presta serviços de consultoria e design de aprendizagem a famílias que desejam apoio na condução do processo formativo de seus filhos. Participa de projetos internacionais do 21th Century Skills for Child Education, de iniciativas de educação individualizada e tutoriais do Allkindsofmids Institut e de eventos e cursos do Project Zero, da Universidade de Harvard, entre outros, e atualmente certifica-se em Biologia Cultural pela Escuela Matriztica, no Chile. Daniela é mãe de Nick, Joey e Marie.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira