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13/09/2011 - 10:32

Boa Vista: pedidos de falência recuam 3% em relação a 2010

Na comparação com agosto de 2010, houve diminuição de 23,7% nos pedidos de falência e aumento de 14,8% nas falências decretadas .

São Paulo - Dados da Boa Vista Serviços mostram que, no acumulado de janeiro a agosto/2011, o número de pedidos de falência foi 3% menor do que no mesmo período de 2010. As falências requeridas em agosto de 2011 foram 23,7% menores que os pedidos do mesmo mês de 2011. Comparado a julho de 2011, o percentual de requerimentos foi 8,3% menor.

Em relação às falências decretadas, houve aumento de 0,2% de janeiro a agosto, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Em relação a agosto de 2010, o aumento foi de 14,8%, com queda de 12,7% comparado a julho de 2011 .

O indicador acumulado de pedidos de falência que havia apresentado pequeno aumento no mês anterior voltou a recuar. As medidas restritivas, que já haviam atingido a inadimplência de consumidores e empresas e não se refletiram nos pedidos de falências do primeiro semestre, têm tido pouco efeito sobre os indicadores atuais, que só apresentaram volumes superiores aos de 2010 no acumulado de janeiro a julho.

As incertezas que rondam a economia internacional, com as dúvidas sobre a recuperação da economia americana e a crise de endividamento na Europa, têm trazido efeitos sobre o crescimento da atividade econômica brasileira – e, consequentemente, acerca das expectativas futuras de crescimento. A manutenção desse cenário sugere que as empresas devam enfrentar dificuldades nos próximos meses, o que pode causar efeitos sobre o número de falências no país.

As recuperações judiciais requeridas continuam apresentando variações negativas sobre os períodos anteriores, assim como as recuperações deferidas, que só apresentam variações positivas quando considerado o acumulado do ano.

A tabela 1 mostra as variações nos períodos mencionados.

Perfil-A Boa Vista, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), é a única empresa do setor com controle nacional. Em junho, a empresa assumiu as operações da Equifax do Brasil Ltda e, com essa fusão, amplia significativamente a sua base de dados, tanto de consumidores quanto de empresas. São mais de 350 milhões de informações sobre transações realizadas por consumidores e mais de 42 milhões de registros entre empresas.

Com uma rede nacional de mais de 2,2 mil entidades representativas do varejo, obtém dados das mais diversas regiões do Brasil. A riqueza de informações armazenadas pela Boa Vista gera poderosas ferramentas para auxiliar o processo de tomada de decisões de negócios, atendendo cerca de 1,2 milhão de clientes diretos e indiretos em todos os segmentos da economia e na velocidade que o mercado precisa, em benefício do crescimento brasileiro.

A Boa Vista tem compromisso com a sustentabilidade e contribui para a orientação sobre crédito consciente à população, por meio do Movimento de Apoio ao Consumidor [www.apoioaoconsumidor.com.br]. Além disso, é uma empresa totalmente preparada para o Cadastro Positivo, apresentando soluções adequadas para atender essa nova demanda de crédito no Brasil. |Telefone (11)3244-3030.

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