Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/09/2011 - 11:09

A profissionalização da Limpeza NO BRASIL

A limpeza comercial no Brasil continua sendo tratada como um serviço de extremo esforço braçal, onde o que determina a contratação é o preço do homem hora, com exigência apenas por um ambiente limpo e não por sua higienização e desinfecção, principal benefício para a saúde dos ocupantes do local, que deveria ser o verdadeiro foco dos serviços de limpeza.

Esse pensamento, via de regra, ainda prevalece em muitas empresas, até em hospitais e clínicas de diagnóstico, que, por obrigação legal, precisam manter suas áreas limpas e desinfetadas corretamente. Tudo, pela falta de informação sobre a importância da limpeza na prevenção e propagação de germes e bactérias, causadores de diversas doenças. Ao compreender esse aspecto, fica claro que a contratação de um serviço especializado nesse segmento vai além da necessidade e significa, sobretudo, melhorar a qualidade da saúde humana.

Além da poluição atmosférica, o descuido com a higiene no ambiente de trabalho faz com que cresça, a cada ano, o índice de pessoas que contraem doenças através do ar, principalmente no inverno. Crescimento este que já pode ser considerado epidêmico nas grandes cidades.

O responsável pela contratação da mão de obra de limpeza de um estabelecimento comercial, seja uma padaria, um restaurante, uma loja ou um escritório, deve começar a contratar baseado nos serviços que serão executados, estando atento e familiarizado com todos os tipos de limpeza existentes, para definir o mais apropriado ao espaço que gerencia.

Primeiro precisa entender que Limpeza é o processo que apenas remove os contaminantes / lixo de um ambiente. Germes não são mortos neste processo, são apenas removidos com a sujeira, isto é, manter uma superfície sem pó e reluzente não significa que o trabalho esteja completo. Hoje em dia, qualquer faxineiro pode fazer esta tarefa e assim sendo sua contração pode ser baseada no menor preço.

Já a Sanitização reduz os micróbios de um ambiente, mas não no nível de desinfecção. Esta limpeza é usada em cozinhas de restaurantes para limpar utensílios que entram em contato com alimentos, utiliza água quente e produtos químicos para remoção de micróbios e germes.

A Antissepsia é o processo que inibe ou destrói os microorganismos na superfície da pele e é realizada, em geral, na área da saúde, por médicos e enfermeiros. Antisépticos não são desinfetantes e, assim, não são recomendados para utilizar nas superfícies dos ambientes.

A Desinfecção destrói e remove os microorganismos patogênicos de superfícies que são facilmente contamináveis, como tampas de bacias sanitárias, balcões, mesas. Este já é um trabalho bastante técnico e que necessita de usos de equipamentos e produtos químicos específicos que geram a necessidade de treinamento e capacitação profissional.

Os processos de limpeza que tem como objetivo manter a boa aparência das superfícies e também melhorar a saúde dos usuários é a base da certificação de limpeza chamada Green Cleaning.

E, por último, existe o método chamado de Esterilização, que é a eliminação total de todas as formas de vida microbiana, utiliza produtos químicos capazes de erradicar agentes responsáveis por milhares de doenças, usados por exemplo , em instrumento cirúrgicos e em cadeiras de dentistas.

Munidas de informações importantes como estas, os gestores dos contratos de limpeza das empresas brasileiras passarão, então, a solicitar às prestadoras de limpeza de serviços especializas, escolhendo aquelas que possuem todas as especializações necessárias, inclusive, com selo verde nos produtos utilizados, garantindo o respeito ao meio ambiente.

É desta forma que o Brasil vai parar de varrer a sujeira para debaixo do tapete e dar a devida importância aos processos de limpeza e higienização, como algo que precisa ser delegado a profissionais qualificados e muito bem preparados.

.Por: Renato Ticoulat Neto, engenheiro civil, pós-graduado em administração de empresas, MBA em gestão de pessoas e em franchising. Fundador da Associação Brasileira de Limpeza e da Associação Brasileira de Facilities. Atualmente atua como professor do curso de Limpeza para Condomínios na Universidade Secovi e de Limpeza Sustentavel na Facilities Services.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira