Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/09/2011 - 07:43

CAIXA financia comboios hidroviários da Transpetro

O contrato foi assinado no dia 13 de setembro (terça-feira),em Araçatuba (SP), durante evento que contou com a presença da presidenta Dilma Roussef.

A Caixa Econômica Federal e a Petrobras Transporte S.A. (Transpetro) assinaram, no dia 13 de setembro (terça-feira), em Araçatuba (SP) contrato de financiamento para a construção de 20 comboios hidroviários. A assinatura ocorreu durante o evento de lançamento da Pedra Fundamental do Estaleiro Rio Tietê. Trata-se da primeira operação financeira junto ao setor de construção naval, com recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM), que totalizam R$ 371.340.753,70.

O projeto, no valor total de R$ 432 milhões, prevê a construção dos comboios pelo Estaleiro Rio Tietê, localizado em Araçatuba/SP. A hidrovia do Rio Tietê integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e viabilizará o transporte de etanol, tanto para o abastecimento do mercado interno quanto externo.

O contrato de financiamento foi assinado pelo vice-presidente de Governo da CAIXA, José Urbano Duarte, e o presidente da Transpetro, Sergio Machado. O evento também contou com a presença do gerente nacional de Saneamento e Infraestrutura do banco, Adailton Ferreira Trindade, e da superintendente regional da CAIXA em Presidente Prudente, Célia Marisa Molinari de Mattos.

A operação – A CAIXA está autorizada a trabalhar com recursos do FMM, o que vem sendo fundamental para a estratégia do banco, que busca fortalecer a participação no mercado de crédito para o setor de petróleo e gás. O empréstimo à Transpetro alinha os objetivos da CAIXA aos do FMM, destinados à renovação, ampliação e recuperação da frota mercante nacional.

O projeto da Transpetro para a construção dos 20 comboios, formados por quatro barcaças e um empurrador cada, permitirá o transporte fluvial de etanol pela hidrovia do rio Tietê, cujo projeto será realizado pelo consórcio formado pelas empresas Rio Maguari, SS Administração e Estre Petróleo, vencedor de licitação ocorrida em 2010.

A previsão é de que o primeiro comboio seja entregue no terceiro trimestre de 2012. A partir daí, um comboio a cada dois meses. Dessa forma, até meados de 2015, os vinte comboios estarão concluídos.

De acordo com a Transpetro, quando estiver totalmente operacional, o volume anual transportado pelo projeto deverá chegar a 4 bilhões de litros. A operação dos novos comboios hidroviários integra o Programa de Logística Integrada de Escoamento de Etanol da Petrobras, que inclui, ainda, a construção de novos dutos, centros coletores e terminais. [www.caixa.gov.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira