Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/09/2011 - 07:43

Eventos mundiais impactam preços de hotéis em 2011

Segundo o site Hoteis.com, acontecimentos políticos e catástrofes naturais influenciaram fortemente as tarifas durante o primeiro semestre de 2011

Londres-Os preços de hotéis registraram grandes variações devido a situações políticas e catástrofes naturais que ocorreram no primeiro semestre de 2011. Este é um dos dados revelados pelo HPI (sigla para Índice de Preços de Hotéis em inglês) realizado pelo site de hospedagem Hoteis.com. De acordo com o estudo, a tarifa média aumentou apenas 3% em todo mundo, mas houve acréscimos e quedas significativas em regiões afetadas por eventos históricos durante os primeiros seis meses do ano.

Outros fatores, tais como força cambial e aumento na oferta de quartos, também impactaram o preço da hospedagem mundialmente. Mesmo assim, o índice mostra que os valores estão apenas 6% maiores do que em 2004, quando o estudo foi lançado. Isto representa boas oportunidades para os viajantes.

Em uma base de comparação anual, os preços caíram 6% na Ásia-Pacífico, mas subiram em todas as outras regiões: 4% na América do Norte, 2% na Europa e América Latina, e 1% no Caribe.

Calculando o custo da "Primavera Árabe"-As revoltas que ocorreram no norte da África e do Oriente Médio provocaram reduções nos preços em toda a região, e não apenas nos países envolvidos. Por outro lado, foi uma boa notícia para destinos no sul da Europa, já que a crescente demanda elevou os preços em algumas cidades espanholas. De maneira geral, as tarifas na Europa subiram 2% em comparação ao primeiro semestre do ano passado.

A Irlanda foi beneficiada com a visita da Rainha Elizabeth II e do Presidente Obama, que provocaram ligeira recuperação do segmento hoteleiro, por provocarem aumento na demanda de turistas.

Terremoto japonês acerta preços na Ásia Pacífico-As tarifas médias em toda a Ásia Pacífico recuaram 6% no período. O terremoto japonês, o tsunami e a crise nuclear em Fukushima resultaram na redução da ocupação e na queda da demanda no país. No entanto, além da pressão para reduzirem as tarifas, também foram registradas altas na região, principalmente em economias fortes como Austrália, onde a demanda corporativa continuou firme com a alta do Dólar Australiano.

Turistas das potenciais econômicas aproveitam tarifas mais baixas- Este fator também foi evidente em outros países com moedas fortes, tais como Brasil, Suécia e Suíça, que puderam se beneficiar da queda dos preços em muitos destinos, principalmente nos Estados Unidos e Reino Unido.

O presidente mundial do Hoteis.com, David Roche, comenta: "Neste ano, pela primeira vez, eventos políticos e naturais, tais como o terremoto japonês e a 'Primavera Árabe' causaram o nível mais acentuado de volatilidade no preço dos hotéis".

O executivo ainda ressalta que "apesar de mudanças excepcionais nos preços, é importante destacar que, em geral, o cenário foi de recuperação gradual das tarifas, que estão semelhantes aos valores cobrados há sete anos. Isto representa uma boa oportunidade de negócios para os turistas".

"Certamente, outros fatores tais como flutuações cambiais, eventos políticos, esportivos, culturais ou comerciais, além de descontos por parte dos hoteleiros influenciaram os preços. Entretanto, é importante enfatizar o positivismo do setor neste ano", afirma David Roche.

"Isto pode ser observado no crescimento da oferta de quartos em todo mundo com cerca de 6.000 novos hotéis em desenvolvimento. Este aumento das acomodações também freia o aumento dos preços, o que é uma boa notícia para os consumidores".

O índice HPI é baseado em reservas feitas pelos sites do Hoteis.com em todo mundo e monitora os preços reais pagos por quarto em vez de se basear nos valores anunciados pelos hotéis. O índice aponta os valores efetivamente pagos por clientes na contratação de 125 mil quartos em cerca de 19 mil lugares. A última edição do índice é referente aos preços cobrados no primeiro semestre de 2011 em comparação ao mesmo período do ano passado.

O Hoteis.com é líder no mercado de reservas de hospedagem e oferece cerca de 140 mil opções, que variam de hotéis tradicionais, a aluguel de apartamentos em temporada de férias, alojamentos de pernoites com café da manhã (bed and breakfast) e estadas com serviço completo. A empresa dá apoio completo aos clientes seja online ou por meio de atendimento telefônico. Seus serviços passam pela oferta de descontos exclusivos e preços cotados em reais e incluem a descrição completa de hotéis, fotos, vagas em aberto, tabela de preços conforme a temporada, mapas e tours virtuais. Entre os seus diferenciais estão a possibilidade de cancelamento de reservas sem custo e o atendimento telefônico gratuito das 8h à meia noite, sete dias por semana. O website Hoteis.com apresenta mais de 2,5 milhões de resenhas de viajantes que comentam suas experiências nos hotéis em que se registraram, que servem como subsídio para que novos clientes possam embasar suas escolhas. | PR Newswire

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira