Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/09/2011 - 08:06

Prêmio Época Verde elege as melhores empresas para o meio ambiente do Brasil

As vencedoras foram: Akzo Nobel Tintas Decorativas, Coelce, Itambé e Itaú-Unibanco.

A primeira edição do Prêmio Época Empresa Verde foi realizada na noite desta segunda-feira (6), quando se tornaram conhecidas as 20 empresas vencedoras. O prêmio é uma parceria entre a revista da Editora Globo e a consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC) que lista as companhias com práticas de destaque na área da sustentabilidade. Trata-se de uma evolução do Prêmio Época de Mudanças Climáticas, realizado entre 2008 e 2010 e focado nas políticas voltadas especificamente à diminuição de Gases de Efeito Estufa (GEE). Os critérios foram modificados de modo a avaliar a estratégia ambiental das empresas de uma forma mais ampla. Agora foram consideradas também questões relativas ao impacto na biodiversidade, uso de matérias-primas renováveis, destinação dos resíduos, entre outras. No total, 120 empresas concorreram ao prêmio. As vencedoras das principais categorias foram: Akzo Nobel Tintas Decorativas (Empresa Verde – Indústria), Coelce (Empresa Verde – Serviços), Itambé (Empresa para o Clima – Indústria) e Itaú-Unibanco (Melhor Empresa para o Clima – Serviços).

"As empresas estão cada vez mais engajadas na busca de soluções para os problemas socioambientais", afirma Rachel Biderman, consultora sênior do World Resources Institute no Brasil e uma das conselheiras do prêmio. "Elas entenderam que é uma oportunidade para novos negócios." A banca de avaliadores contou também com os seguintes especialistas: José Roberto Marinho, presidente da Fundação Roberto Marinho e vice-presidente de Relações Institucionais e de Responsabilidade Social das Organizações Globo; Mark Lundell, coordenador de Operações Setoriais para o Desenvolvimento Sustentável do Banco Mundial; José Augusto Fernandes, diretor executivo da Confederação Nacional das Indústrias; Luis Gylvan, professor do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP).

Para Hélio Gurovitz, diretor de redação de Época, “é fundamental que o homem passe a ter uma relação equilibrada com o meio ambiente, o que não reduz de maneira alguma as possibilidades de progresso econômico”. Ele citou as práticas sustentáveis da revista, como o uso de papel certificado, e falou do trabalho contínuo de cobertura jornalística sobre a temática ambiental. “Acreditamos que por meio de ações como essa estamos contribuindo para proteger o planeta, deixando-o saudável para nossos filhos e netos”, disse referindo-se ao prêmio.

Os resultados do prêmio serão divulgados em uma edição especial da revista Época, que chega às bancas no dia 16 de setembro (sexta-feira), com a descrição das práticas implementadas pelas empresas vencedoras.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira