Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/08/2007 - 09:31

Toshiba: projeto de minas de urânio na República do Cazaquistão

Tóquio - A Toshiba Corporation anunciou que a companhia participará do projeto de minas de urânio de Kharassan, um novo projeto de desenvolvimento no sul do Cazaquistão promovido pela Kazatomprom (KAP), uma empresa estatal da República do Cazaquistão. A participação da Toshiba está de acordo com sua política de melhoria do seu negócio de energia nuclear.

O projeto de Kharassan está sendo promovido por duas companhias relacionadas à KAP, Kyzylkum LLP e Baiken-U LLP. Os testes de escavação de minério de urânio deverão iniciar dentro deste ano e os resultados estão previstos para alcançar aproximadamente 5.000 MTU (toneladas de urânio) por ano até 2014. As companhias japonesas adquiriram participações de propriedade indiretas na Kyzylkum e Baiken-U e terão o direito de obter uma quantidade anual agregada de até 2.000 MTU.

A Toshiba adquirirá uma participação de propriedade indireta na Kyzylkum e Baiken-U participando com 22,5% de uma companhia holding que tem participação de propriedade e controle na Kyzylkum e Baiken-U. Isso dará à Toshiba o direito de um máximo de 600 MTU de Kharassan por ano. A companhia holding atualmente é de propriedade conjunta da Marubeni Corporation, Tokyo Electric Power Company, Chubu Electric Power Co. Inc. e Tohoku Electric Power Co. Inc. A Toshiba será a primeira fabricante de sistemas de energia a participar do projeto, o que permitirá à companhia contribuir para o suprimento estável de concentrado de urânio para instalações de energia nuclear no Japão.

O Japão e o Cazaquistão assinaram um memorando de cooperação em energia nuclear em agosto de 2006. Em abril deste ano, uma missão do setor governamental-privado japonês, liderado pelo Sr. Akira Amari, ministro da economia, comércio e indústria, visitou o Cazaquistão e confirmou o aprofundamento das relações cooperativas entre os dois países, incluindo a garantia de recursos de urânio para o Japão e a cooperação técnica. A Toshiba participou da delegação e assinou um memorando de cooperação mútua com a KAP na ocasião.

Através de relacionamentos cooperativos com outras empresas importantes, a Toshiba tem por objetivo completar sua transição para se tornar líder mundial na indústria de energia nuclear.| Por: AE/Business Wire Latin America

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira