Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/09/2011 - 08:35

Os desafios e os aprendizados ao empreender


Sócio e diretor geral da empresa de alimentos e tele-entrega Totosinho e diretor de Gestão & Inovação da ADVB/RS, Maurício Sirotsky Neto, e o presidente da Associação Riograndense de Propaganda (ARP) e sócio diretor da Globalcomm, Daniel Brandão Skowronsky, debatem empreendedorismo na ADVB/RS.

Dois jovens gaúchos e empresários irão se encontrar para um bate papo sobre empreendedorismo na ADVB/RS no dia 21 de setembro, às 19h30min. Diretor geral da empresa de alimentos e tele-entrega Totosinho, Maurício Sirotsky Neto, e o presidente da Associação Riograndense de Propaganda (ARP) e sócio diretor da Globalcomm, Daniel Brandão Skowronsky, irão falar sobre os desafios de empreender no Brasil. Formado em Administração de Empresas pela PUC/RS, Neto irá apresentar o case Totosinho e Skowronsky será o mediador do debate que irá ocorrer logo após a palestra.

Com espírito empreendedor e vislumbrando o potencial de crescimento da Totosinho, Neto não teve dúvidas quando parte da empresa foi colocada a venda em 2007: aquela era a sua oportunidade de empreender. E a aposta deu certo. A empresa vem crescendo uma média de 15% ao ano em volume de vendas. Quando Neto assumiu a direção, a Totosinho vendia cerca de 190 mil quilos de mini cachorro quentes e hambúrgueres por ano. Para 2011, estima-se que a empresa comercialize 350 mil quilos de produtos.

Para ele, a receita de sucesso é o profissionalismo e o comprometimento de todas as lideranças que comandam a empresa. De acordo com Neto, as corporações precisam trabalhar muito bem suas pessoas e seus processos, independente do tamanho que têm. O empresário também atribui a força da sua marca ao grande investimento em comunicação e marketing. Neto diz que enquanto as empresas costumam gastar até 5% da receita em comunicação, a Totosinho investe entre 7% e 8%.

“A comunicação é um fator muito importante. Para nós gastos com marketing e propaganda não é despesa, é investimento vinculado ao serviço que nós prestamos. O trabalho de marketing na Totosinho é muito forte para o nosso tamanho”, avalia Neto.

A Totosinho nasceu da visão da então organizadora de festas infantis, Marcia Moreira Farias, que viu na venda de cachorro quente um nicho de mercado a ser explorado. Em 1993, ela abriu a empresa que vendia, inicialmente, para festas de crianças. Hoje, o produto é encontrado também em festas corporativas e nas prateleiras do Zaffari e Wal-Mart, além de lojas de conveniência. Em 2007, ela vendeu a empresa para Neto.

Ainda considerada uma pequena empresa, a Totosinho hoje conta com 60 colaboradores e realiza cerca de 5 mil entregas por mês. Além de Porto Alegre e Atlântida, onde também realiza tele-entregas, os produtos têm chegado ao interior do Estado por meio do varejo.

“Costumo falar que a principal diferença entre uma grande e uma pequena empresa são os zeros a mais no final dos números. Obviamente que no pequeno negócio precisamos ser mais flexíveis a determinadas situações. É muito mais comum gestores de pequenas empresas serem os responsáveis por diversas áreas ao mesmo tempo, ou seja, precisamos cobrar o escanteio, correr para a área, cabecear e, o mais importante, fazer o gol no final”, opina Sirotsky.

A palestra, gratuita, faz parte da Programação Associado ADVB/RS, que oferece atividades mensais para troca de experiências de práticas de mercado. Para participar, é preciso confirmar presença pelo fone 3211 0399 ou pelo e-mail [email protected].

.[Palestra Empreendedorismo, Desafios e Aprendizados, com Maurício Sirotsky Neto, dia 21 de setembro de 2011, às 19h30min, na sede da ADVB/RS (Av. Edvaldo Pereira Paiva (Av. Beira Rio), s/n .Inscrições gratuitas para associados. Vagas limitadas. Telefones (51) 3211-0399 ou [email protected] ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira