Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/09/2011 - 09:15

As distintas dimensões do pós-11 de setembro

Os acontecimentos de 11 de setembro de 2001 entraram para a história como um dos eventos maismarcantes dos últimos anos. O acontecimento evidenciou mudanças que já estavam em curso, como a presença crescente de atores não-estatais no cenário internacional e a ascensão de novas potências, dentre elas Índia e China, nas decisões relativas à segurança internacional.

No entanto, no momento em que transcorrem os 10 anos dos ataques terroristas aos Estados Unidos, surgem novamente as inquietações sobre qual o impacto do evento nas relações internacionais? Analisar o tema é uma difícil tarefa para qualquer especialista, pois não é possível apenas enumerar uma ou duas dimensões do pós-11 setembro. Logo após os atentados, era difícil mensurar se a realidade havia mudando, mas hoje podemos dizer que alguns temas emergiram com maior força e até arriscar que isso foi resultado deste fenômeno.

Um elemento dessa nova configuração pós-ataques terroristas é que a agenda de segurança voltou ao centro dos debates internacionais. O movimento crescente de que a economia seria, cada vez mais, o foco dos países passou a ser questionado. O empenho norte-americano no combate ao terrorismo colocou novamente o mundo na lógica do problema clássico de segurança. No entanto, a percepção das ameaças e os atores nelas envolvidos tiveram grandes alterações. As nações tiveram de lidar de modo crescente com agentes imprevisíveis, em que os recursos da guerra tradicional não eram mais efetivos.

Os ataques também mudaram a concepção sobre os efeitos da globalização, da visão benigna de que o mundo caminhava para uma ampliação da cooperação e integração dos diversos povos para a constatação de que as mudanças ocorridas, desde o fim da Guerra Fria, não puseram fim às diferenças e intransigências entre os grupos. A explicação de Huntigton de um conflito entre civilizações passou a ser incorporada nasanálises. Assim, as dimensões religiosa, cultural e social emergem como parte para entender as posições e interesses dos estados e atores não-estatais.

As mudanças tecnológicas na área de comunicação também deram voz e espaço para os diversos grupos, que puderam expor e atingir um número maior de seguidores.Todos esses elementos ampliaram a complexidade da nova configuração internacional, expondo que as explicações não devem restringir-se a uma única dimensão, sendo importante conjugar fatores econômicos, políticos, sociais e culturais para compreender o pós-11 de setembro.

. Por: Denilde Holzhacker, professora do Curso de Relações Internacionais das Faculdades Integradas Rio Branco, é graduada em Ciências Sociais, mestre e doutora pela Universidade de São Paulo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira