Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/09/2011 - 09:15

A explosão do tráfego móvel:

Espectro, uma alavanca sócio econômica essencial.

Como vêm ocorrendo em todo o mundo, a banda larga móvel vai se tornando parte essencial da vida dos cidadãos e do seu desenvolvimento econômico e social.

No Brasil, apoiado em robusta conjuntura de crescimento econômico, a realização da Copa do Mundo já em 2014, e dos Jogos Olímpicos em 2016, torna relativamente fácil prever que a demanda por serviços de banda larga móveis possa atingir níveis absolutamente recordes, em curto espaço de tempo.

Mas para que o Brasil -e também outros países na América do Sul- possam efetivamente participar da oportunidade trazida pela banda larga móvel, é vital que acelerem o uso do espectro internacionalmente harmonizado.

Atualizando contribuições anteriores do UMTS Forum para a UIT (União Internacional de Telecomunicações) -Em 2005, o UMTS Forum apresentou uma importante previsão de tráfego que foi usada na última Conferência Mundial das Radiocomunicações (WRC-07) para estimar a demanda de espectro até 2020. Suas estimativas acabaram sendo surpreendentemente precisas, a despeito do ritmo das mudanças na indústria de telecomunicações.

Seis anos após o UMTS Forum retoma a realização de pesquisas, recentemente consolidadas na forma do seu Relatório 44, o “Mobile traffic forecasts 2010-2020” (“Previsões para o tráfego móvel 2010-2020”). Nesse relatório o UMTS Forum passa a incorporar as mais recentes tendências ditadas por dispositivos multimídia, smartphones e pelas redes sociais via celular, antecipando um aumento médio de 33 vezes no tráfego global de dados em banda larga móvel, no período de 2010 -2020, comparativamente ao crescimento médio de 27 vezes, da pesquisa anterior. Em diversos países da Europa esse crescimento está previsto para chegar ao dobro desse valor.

Diante da magnitude desses números não é difícil concluir a respeito da relevância econômica e social que a banda larga móvel cada vez mais exercerá na vida dos indivíduos, em nosso planeta.

Maximizando as oportunidades sócio econômicas da banda larga móvel-Um ponto central na missão evangelista do UMTS Forum é a convicção de que as oportunidades sócio econômicas oferecidas pela banda larga móvel não devam ser desperdiçadas pela falta de disponibilização de espectro internacionalmente harmonizado.

A menos que sejam tomadas ações oportunas e enérgicas por parte dos governos e da indústria, e, diante da inevitável explosão do tráfego de dados, não haverá como evitar um quadro de redes móveis cada vez mais congestionadas e de qualidade de serviço cada vez mais deteriorada.  Em muitos países da América Latina e de outras regiões do mundo, a falta de acesso a espectro internacionalmente harmonizado vai se tornando evidente, podendo resultar na desaceleração dos investimentos das operadoras, que de outra forma não o fariam.

Enfrentando o desafio do crescimento do tráfego de dados móveis -No início deste ano, a UIT alertou governos para que apoiassem medidas urgentes para o crescimento da banda larga móvel. E à medida que se concretiza a ameaça de congestionamento e degradação da qualidade do serviço, a UIT também enfatiza quanto à necessidade da disponibilização de espectro novo.

Nesse contexto o UMTS Forum acredita fortemente que todo o espectro identificado e já internacionalmente harmonizado deva ser disponibilizado o mais rapidamente possível para estimular o uso de banda larga móvel, evitando-se, ao mesmo tempo, a imposição às operadoras e aos fabricantes, de todo o tipo de contrapartidas, barreiras e custos que possam frear o seu uso.

Em particular, os operadores da região podem beneficiar-se enormemente do acesso ao espectro em 2.6GHz e em 700MHz, que deverá estar disponível com o progressivo desligamento da TV analógica. Além disso, o UMTS Forum recomenda enfaticamente que a faixa de 700MHz, de excelentes qualidades de propagação, seja empregada de forma alinhada com a região Ásia-Pacífico (2 x 45MHz), a maior do mundo em termos de densidade populacional. Trata-se de condição absolutamente básica para assegurar a existência de produtos de baixo custo para os usuários, assim como do avanço sustentado para o provimento de banda larga às populações de áreas suburbanas e rurais.

Certamente as atividades de identificação e harmonização internacional de espectro para Banda Larga continuarão se intensificando, dada a pressão exercida pelo mercado. Se de um lado o UMTS Forum recomenda às administrações nacionais a aceleração do uso do espectro já identificado e internacionalmente harmonizado, pelo seu lado, estará defendendo na próxima WRC2012, junto à UIT, uma redução para 3 anos do ciclo de discussões internacionais sobre espectro. Torna-se cada vez mais evidente que os ciclos atuais de planejamento de espectro tem se mostrado insuficientes para fazer frente ao desenvolvimento econômico e social possível, para as populações do globo.

.Por: Jean-Pierre Bienaimé, presidente, UMTS Forum

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira