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14/09/2011 - 09:23

FMC inova ao adotar uso de embalagens e tampas recicladas na indústria agroquímica


A partir deste mês, a FMC Agricultural Products conta com tecnologia pioneira no país para envase de seus produtos. A empresa é a primeira d segmento Agroquímico a implementar o conjunto homologado da embalagem Ecoplástica Triex + Tampa RECICAP com percentual de material reciclado equivalente a 85% na embalagem 20L e 30% na tampa e, com isso, dá um passo a mais rumo à autossustentabilidade.

O propósito inovador da empresa visa fechar o ciclo de gestão das embalagens vazias de defensivos dentro da própria indústria química. “A FMC investe constantemente em pesquisas para viabilizar o uso e desenvolvimento de materiais mais verdes ou reciclados. Essa fórmula de reciclagem inédita nasceu do desejo de unir gestão de negócios e gestão ambiental”, aponta André Cordeiro, diretor de supply chain da FMC, acrescentando que “a ideia da empresa é transmitir a mensagem de que o cuidado com o meio ambiente está diretamente ligado ao planejamento estratégico do trabalho, no qual produtos, processos e serviços são revistos, planejados e produzidos com esse objetivo. Mais do que isso, queremos mostrar que essa é uma prática que deve ser adotada também no uso de defensivos agrícolas”.

A Ecoplástica Triex, como é chamada a nova embalagem, segue os mais altos padrões de qualidade, segurança e desempenho do mercado. Além disso, proporciona alto índice de saving ecológico, ao diminuir o impacto ambiental da produção e descarte de embalagens.

De acordo com estudos de eco eficiência realizado pela Fundação Espaço Eco, que comparou o impacto ambiental da produção de embalagens com material virgem e produzidas com RPC (Resina pós-consumo), concluiu que para cada 1000 embalagens Ecoplástica Triex utilizadas tem-se uma redução de emissão de 3.600 kg de CO2 na atmosfera, que equivale a 20 árvores que deixaram de ser cortadas ou uma redução de consumo de 10 barris de petróleo.

A Ecoplástica Triex é a primeira embalagem a obter a certificação UN (United Nations) com 100% de matéria-prima reciclada (RPC) para o transporte terrestre de agroquímicos.

A iniciativa tem apoio do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV). A tampa, denominada RECICAP, foi elaborada em parceria com a empresa Garboni, empresa especializada em tampas e responsável por aproximadamente 80% de market share agro, parceira do inPEV.

Início da utilização das embalagens -No próximo dia 09 de setembro (sexta-feira), a FMC realiza evento para público interno e acompanhamento do primeiro envase com as embalagens, incorporando solução ao processo de produção. Estarão presentes o Diretor Presidente da FMC América Latina, Antonio Carlos Zem, o Diretor do supply chain da FMC, André Cordeiro, Marcelo Lasak, Gerente da Fábrica FMC em Uberaba, o Presidente do inPEV, João César Meneghel Rando e o Presidente da Garboni, Giovanni Garboni.

FMC Agricultural Products-A FMC é uma multinacional americana que atua globalmente em diversos segmentos, empregando cerca de 5 mil pessoas em 34 países. No Brasil, a FMC está sediada em Campinas. É no setor agrícola que ela tem mostrado sua vocação, com uma extensa linha de produtos para controle de pragas, plantas daninhas e doenças em culturas como soja, milho, algodão, cana-de-açúcar, arroz, café, citros entre outras.

Tradicional fornecedora de defensivos agrícolas para as lavouras de cana-de-açúcar e algodão, a FMC vem reforçando sua posição no mercado de produtos voltados ao cultivo de grãos, HF e Citrus. Até 2014, a expectativa é dobrar a participação e para isso prepara diversos lançamentos para este mercado além de já ter uma diretoria especifica para estes mercados e uma equipe com mais de 50 pessoas focada por culturas.

A empresa se destaca por ser ágil, dinâmica, focada em antecipar as necessidades dos clientes, no resultado dos negócios, e na sustentabilidade social e ambiental das comunidades onde está presente.

Com faturamento anual de US$ 515 milhões em 2010, a FMC é focada em nichos de mercado nos qual a liderança é conquistada por meio de investimentos em pesquisa, orientação ao cliente, novas tecnologias, segurança e, principalmente, em pessoas motivadas e predispostas em se inovar e se superar.

FMC. Uma empresa que acredita que o seu sucesso está no sucesso de todos os elos da cadeia: clientes, colaboradores e fornecedores.[www.fmcagricola.com.br].

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