Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/09/2011 - 10:20

Redes apresentam suas propostas e novidades na 5ª Rio Franchising Business

Realizada no Riocentro, de 15 a 17 de setembro, a Rio Franchising Business 2011 conta com mais de 200 marcas expositoras. Com mais de R$ 50 milhões em negócios gerados em 2010, a feira projeta chegar agora aos R$ 100 milhões, atraindo mais de 20 mil visitantes interessados em investir em um negócio próprio.

O balanço de 2010 divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostra que o setor superou todas as expectativas e cresceu 20,4%, faturando R$ 76 bilhões. Hoje, são quase duas mil marcas atuando no país, com um total de 86.365 unidades franqueadas. Segundo a ABF-Rio, esse número é de 10.537 no estado, onde o mercado de franquias gera aproximadamente 105 mil empregos diretos. O Rio de Janeiro possui mais de 12,2% deste mercado nacional e tem uma perspectiva de grande crescimento com investimentos de obras como Pólo Petroquímico de Itaguaí, revitalização da Zona Portuária, e de eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas.

Durante os três dias de evento, esses visitantes poderão encontrar: Grupo SMZTO - Praquemarido-Dentre as sete marcas de franquias que o grupo vai levar para a RFB, está a Praquemarido, que já conta com 10 unidades no Rio, quer ajudar as cariocas solteiras ou casadas com companheiros pouco prestativos. A rede traz “maridos” que instalam desde o varal de teto (categoria Marido Básico) até os que são um faz tudo com conhecimento técnico em elétrica, hidráulica, pintura e outros (categoria Maridaço). Aliás, esta é o tipo de serviço mais procurado da rede, seguido do Marido Elétrico, especializado em cuidar da parte elétrica de construções.

Empresas internacionais de olho no Brasil-Redes de franquias estrangeiras estão de olho nas ótimas oportunidades de negócios no país e no estado do Rio, principalmente. Estreantes na RFB, elas consideram a participação estratégica. Uma delas é a empresa de turismo portuguesa Almeida Viagens, com agências em Portugal, Espanha e México e que pretende chegar a 200 lojas no país até 2013. Outro exemplo é a também portuguesa Pelo e Peso, rede de clínicas de estética que está bem otimista com o sucesso da marca no Brasil onde há um maior culto ao corpo e à imagem. A rede americana de academias com serviço personalizado Fitness Together também está de olho no mercado carioca, com planos de abrir 16 unidades na cidade.

Microfranquias -Esse modelo de baixo custo é uma boa saída para quem quer mudar de vida abrindo seu próprio negócio, mas não pode investir uma grande quantia. Diversos participantes da feira possuem modelos mais em conta de suas franquias e alguns são especializados nesse tipo de rede: Franchise Emporium- A consultoria lança duas novas marcas de serviços diferentes nesta edição da RFB. Uma delas é a rede Cartório Postal, um sistema que presta serviços privados de intermediação cartorária. A outra é a Seu Pet Com Sobrenome, que oferece o serviço de registro oficial de bichos de estimação com o sobrenome dos donos.

Microfranquias - Grupo Zaiom-O grupo lança duas novas marcas para o mercado fluminense: a Home Depil, rede de fotodepilação em domicílio; e a escola de idiomas Fale Globish. O Zaiom também possui outras marcas como a Home Angels (cuidadores de pessoas), Tutores (reforço escolar), Dr. Faz Tudo (manutenção predial), Amigo Computador (manutenção local de informática), Dr. Jardim (manutenção de jardins e piscinas).

Mundo Verde lança rede de restaurantes -A grande novidade da Mundo Verde na RFB é o lançamento da rede da nova marca do grupo, o restaurante de fresh food Verdano. A primeira unidade foi um piloto, inaugurada no início de agosto, no centro do Rio. Com o sucesso dessa loja “flag”, a empresa lança a franquia na feira, prevendo a abertura de novas lojas do Verdano já no primeiro trimestre de 2012. A expansão será iniciada no Rio de Janeiro onde pretendem abrir 20 lojas no ano que vem. A partir da experiência na cidade, vão validar o plano de expansão nacional.

Alimentação saudável -O lançamento da nova rede do Mundo Verde serve para ilustrar uma tendência em alta: a expansão de redes de restaurantes e lanchonetes focados em alimentação saudável. São estabelecimentos que oferecem refeições rápidas, mas são preocupados em criar cardápios com pratos, sanduíches, bebidas e sobremesas preparados com ingredientes naturais e mais benéficos para a saúde dos clientes. Alguns participantes da RFB são nesse perfil, como: Subway, Mixirica, Seletti e Via Verdes.

Escolas de línguas visam expansão na Rio Franchising Business-A Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 já começam a movimentar o mercado dos cursos de idiomas para qualificar a futura mão-de-obra para os eventos. Por isso, as redes de franquias dessas escolas têm presença representativa na RFB, sendo 10% das marcas expositoras (o quarto maior segmento na feira). As escolas participantes da feira prevêem expansão entre 30% e 50% para os próximos anos e estão focadas principalmente no estado do Rio. São elas: Alps, CCAA, Centro Britânico, Fale Globish (Grupo Zaiom), Fisk, Minds English School, PBF, Skill, UNS, Wizard e Yes!.

Novos modelos de franquias-Algumas redes de sucesso no franchising brasileiro estão lançando novos modelos de franqueamento na Rio Franchising Business. É o caso das marcas do Grupo Umbria: Spoleto, Domino’s Pizza e Koni Store. O modelo Koni Box, por exemplo, visa abertura em praças de alimentação de shopping centers com lojas de a partir de 25 m². Outra novidade são os modelos de franquia store in store – em um mesmo ponto é possível encontrar mais de uma marca do grupo. Até dezembro, o Umbria vai inaugurar uma loja no bairro do Recreio, no Rio de Janeiro, com corners do Koni Store, Domino`s e do Spoleto.

Redes de depilação em expansão-Depilação pode ser um ótimo negócio, como mostram os números da RFB, que recebe várias empresas dedicadas a essa atividade. Os números do mercado brasileiro também: de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal – Abihpec, o Brasil ocupa o 8º lugar no ranking mundial de depilação. As técnicas de depilação oferecidas por essas marcas são as mais variadas, dos institutos expressos que utilizam ceras especiais, como as redes Pello Menos e Pelo Zero, à foto delipalação, como a empresa Home Depil (Grupo Zaiom) e Não Mais Pelo. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, o segmento de beleza foi o terceiro maior faturamento de 2010 e é o segundo em número de redes de franquias no país.

Pink Biju – Fenômeno da RFB -Uma participação de sucesso na última feira, e que promete repetir neste ano, foi a da rede de acessórios e bijuterias Pink Biju. Fundada em São Carlos, interior de São Paulo, a rede está presente em 18 estados, somando 300 lojas, 120 delas inauguradas em 2010. Após a feira carioca do ano passado a marca inaugurou 20 lojas só no estado.

.[Rio Franchising Business 2011, de 15 a 17 de setembro, das 14h às 21h, no Riocentro – Pavilhão 2|Valor do Ingresso: R$ 25,00|Passaporte com 2 dias: R$ 35,00|Passaporte com 3 dias: R$ 50,00 |www.riofranchisingbusiness.com.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira