Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/09/2011 - 10:47

Projeto do Banco da Providência capacita ex-detentos

Cerimônia de formatura dará diploma a 40 egressos do sistema penitenciário.

Ingressar no mercado de trabalho é uma tarefa cada vez mais árdua. Diplomas, especializações, idiomas... Tudo isso passa a ser mais do que um diferencial, mas uma obrigação no currículo de qualquer profissional. Se para quem tem tudo isso ainda é difícil conquistar o seu espaço no mundo corporativo, imagine a situação dos egressos do sistema penitenciário, ex-detentos que buscam uma forma de reinserção na sociedade e no mercado de trabalho. Foi pensando nisso que o Banco da Providência criou a Agência da Cidadania, projeto que oferece capacitação para o trabalho e oportunidades de emprego em vagas captadas com empresas parceiras. No dia 15 de setembro (quinta-feira), 40 egressos receberão o diploma do curso de preparação para o mundo do trabalho, e darão o primeiro passo para a reintegração. A formatura acontece às 9 horas, no Auditório da OAB Plenário, Av. Marechal Câmara, 150 – 4ºandar, no Centro do Rio de Janeiro.

A iniciativa nasceu para atender a demanda que surgiu em outro projeto do Banco, a Agência de Emergência Social, que atende a famílias em extrema pobreza e homens com perfil de vulnerabilidade social. A Agência da Cidadania oferece dois Cursos de Formação para o Mundo do Trabalho e matricula 40 egressos por turma, de ambos os sexos. Os cursos oferecidos são em diferentes modalidades como cabeleireiro, eletricista, mecânico de automóveis, ajudante de cozinha, e muitos outros. Entre 2010 e 2011, o projeto formou 173 ex-detentos.

A ação busca complementar as políticas públicas e aborda não só o lado profissional do egresso, mas também pontos importantes como fortalecimento da autoestima, desenvolvimento de habilidades e atitudes necessárias ao trabalho em equipe, cooperação ética e cuidados com a saúde com foco na dependência química, entre outros. Ao fim dos cursos é feito um Plano de Atitudes, buscando descobrir os sonhos, habilidades e potencialidades de cada participante e, então, busca-se encaminhá-lo a Agência de Capacitação ou Agência de Empregos.

O projeto conta com o apoio de empresas parceiras como CEDAE, que a cada nova turma, oferece 12 vagas em seu quadro funcional para os alunos. O Banco da Providência integra a Rede de Apoio ao Egresso do sistema penitenciário, que reúne instituições da sociedade civil e do poder público, entre elas SUIPA e Vivendas do Camarão, além da CEDAE. Unidas, essas entidades e empresas têm como intenção oferecer aos ex-detentos serviços para reintegrá-los à sociedade. Para isso, oferecem oportunidades para inserção no sistema de tratamento do abuso de álcool e drogas, aumento de escolaridade e capacitação com foco em ocupação, trabalho e renda.

Alcione Duarte, assessor da presidência da CEDAE afirma que fazer parte desse projeto significa contribuir para uma sociedade melhor e mais justa. A empresa beneficia ex-detentos, que já cumpriram totalmente sua pena, mas também detentos que estão em regimes semiaberto e aberto, ou seja, apenados que precisam voltar todos os dias para as unidades prisionais.

- Em geral, cada trabalhador recebe como remuneração mensal o salário mínimo nacional vigente, e, como benefícios, auxílio transporte e auxílio alimentação, além de ficarem amparados também pela seguridade social. Além disso, três dias trabalhados equivalem a um dia de redução do tempo da pena, segundo o que determina a Lei de Execuções Penais, o que é mais um estímulo – Finaliza Alcione Duarte.

O Banco da Providência formará novas turmas em Março e Agosto de 2012. Serão duas turmas com 25 alunos em cada semestre.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira