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15/09/2011 - 10:57

Inovação entra no foco do IBOPE Inteligência

Case de embalagens de café ganha prêmio e culmina com a criação de uma rede internacional de projetos de inovação e tendências globais, em parceria com institutos de 11 países.

São Paulo – Historicamente conhecido pelas pesquisas quantitativas de opinião pública, o IBOPE Inteligência vem se dedicando cada vez mais ao desenvolvimento de projetos de inovação, que forneçam ideias diferenciadas com aplicação para novos produtos ou serviços. Recentemente, a empresa foi contemplada com o prêmio de Best Paper Award da Worldwide Independent Network of Market Research (WIN), associação que congrega institutos de pesquisa independentes do mundo todo, fruto da realização de um projeto de inovação em parceria com outra associada da WIN, a alemã Produkt+Markt Marketing Reserach.

Juntas, as duas empresas conduziram estudos de inovação para a criação de embalagens de café, utilizando um painel de criativos no Brasil e na Alemanha. Embora distintos, os dois grupos chegaram a soluções muito semelhantes, como observa Laure Castelnau, diretora executiva de marketing e novos negócios do IBOPE Inteligência:

“O projeto nasceu quando observamos que associados da WIN utilizavam metodologias similares às nossas. O objetivo era avaliar se dois países tão diferentes chegariam ao mesmo resultado. Nós usamos especificamente o nosso Painel Criativo, que chamamos de Mentes Brilhantes . O estudo foi feito na mesma época, com mais ou menos o mesmo roteiro, e chegamos a ideias muito similares”, explica a executiva.

Com a visibilidade obtida pela premiação no congresso, o estudo estimulou uma aproximação do IBOPE Inteligência com institutos de pesquisa de outros países, culminando com a formação de um grupo de projetos de inovação e tendências globais. Os primeiros países já confirmados nesse projeto são Austrália, Brasil, Alemanha, Grécia, França, Islândia, Índia, Itália, Espanha, Rússia e Turquia.

Inovação em embalagens de café

O estudo apresentado pelo IBOPE Inteligência na WIN teve como foco as embalagens de café em pó. “O café é um produto global e, em todo o mundo, seus consumidores têm o hábito de dispensar a embalagem e depositar o pó em outro recipiente. Quem nunca usou um pregador de roupa pra fechar uma embalagem de café? Neste momento, rompe-se o elo de comunicação entre a marca e consumidor, pois é por meio da embalagem que se dá toda a comunicação do produto, seus atributos e diferenciais”, diz Laure.

Nesse projeto, o IBOPE Inteligência utilizou o Painel Criativo de Mentes Brilhantes e a Alemanha o Painel Criativo Trend Café. Ambos seguem a mesma linha de trabalho, que consiste na moderação de um grupo de pessoas criativas, de diferentes perfis, pré-selecionadas e testadas em diferentes exames psicológicos e avaliações que mapeiam o potencial criativo do indivíduo. “São pessoas de todos os perfis: executivos, donas de casa, gente de moda, designers, fotógrafos, pesquisador de mercado etc. Não há um filtro de profissão, sexo, idade ou qualquer outro que não seja o da criatividade”, explica Laure.

Todo o processo criativo foi documentado em vídeo, disponível para o público pelo portal do Grupo IBOPE: http://migre.me/5FSEA:

a) Imersão. A imersão no tema de interesse pode ser feita através de diferentes abordagens, sejam entrevistas e vivências de inspiração etnográfica, compras acompanhadas ou levantamento de informações (dados disponíveis no próprio cliente ou através de pesquisa na internet, por exemplo).

No estudo em questão, foi solicitado aos criativos que trouxessem diferentes embalagens de produtos utilizados em suas casas, para que debatessem sobre as funcionalidades e problemas.

b) Compartilhamento de conhecimento-Nessa etapa, os participantes recebem orientações para que fiquem alinhados com o momento atual do projeto, geralmente através de workshops. No caso, eles iniciaram uma discussão com foco sobre as embalagens de café. Foi quando notaram a carência de inovação no produto, além de identificar problemas em relação à armazenagem do conteúdo, à falta de praticidade na hora do preparo e à ausência de um design atraente.

c) Sessão criativa-Finalmente, o grupo recebeu então o desafio de criar novas embalagens de café em pó, que fossem inéditas e trouxessem novos apelos de consumo, além de um design atraente. Ao mesmo tempo, teria de ser funcional e facilmente transportável, buscando atributos de sustentabilidade. Para tangibilizar melhor as ideias que surgiam, um ilustrador profissional dava formas e cores às inovações concebidas dentro do grupo.

Entre mais de dez ideias desenvolvidas, a embalagem vencedora é uma que contém vários sachês de café em pó que se transformam em filtro, adequado a qualquer tipo de cafeteira. A caixa de papelão lembra uma caixa de chá contendo sachês individuais, que podem vir em três diferentes tamanhos de doses: individual ou para diversas pessoas. A embalagem pode comportar um único sabor ou uma variedade de diferentes blends.

Portfólio de produtos de inovação- Além do Painel Criativo Mentes Brilhantes, o IBOPE Inteligência possui ainda outras seis metodologias de trabalho na área de inovação. Ao longo dos últimos anos, a empresa estudou diversas técnicas de inovação utilizadas pelo mercado no Brasil e no mundo.

“Buscamos montar algo que reunisse técnicas com efetividade comprovada. Além disso, elas precisavam ter flexibilidade para serem usadas de diferentes maneiras. Hoje, por exemplo, costumamos utilizar as técnicas combinadas umas com as outras, conforme os objetivos de cada projeto”, afirma Laure.

As demais técnicas do programa de inovação do IBOPE Inteligência- Download in/out: Pesquisa de dados secundários acrescida de um olhar de inovação, observando informações que já existem tanto dentro quanto fora da empresa, reunindo dados do próprio cliente e do mercado. Técnica utilizada na etapa de imersão.

Inspiração Etno: Entrevistas com inspiração etnográfica onde são observados detalhes minuciosos. Num mercado de bebidas, por exemplo, consistiria em uma observação num restaurante ou bar, notando como as pessoas ali se relacionam com as coisas em volta e com o produto. Requer um olhar treinado, atento às oportunidades, a todas as brechas onde há possibilidade de inovação.

Universo paralelo: Significa um lugar onde as mesmas características são trabalhadas, mas de uma forma completamente diferente. Para o desenvolvimento de um produto de limpeza que buscava explorar melhor o aspecto do “brilho”, por exemplo, foram ouvidos setores diferentes que trabalhassem o mesmo elemento, como joalherias e cabeleireiros, descobrindo com eles trabalhavam a questão do brilho em suas diferentes categorias.

Conversa de bastidor: Brainstorm interno da empresa que solicita o projeto de inovação, onde são reunidas várias pessoas de diferentes departamentos, escolhidas a dedo – com perfil de criatividade –, a procura de pessoas expressivas e sem barreiras para falar, convocando para um mesmo grupo desde profissionais de marketing a pessoas do dep. financeiro, recursos humanos, parceiros da agência de comunicação etc.

Conversa fiada: Semelhante à Conversa de bastidor, porém insere nesse grupo de discussões também um consumidor e/ou um fornecedor, ou seja, pessoas que se relacionem com a marca ou o produto de outras maneiras, fora da empresa.

Sintonia fina: Utilizada no final do processo de inovação, onde já foram recolhidas as ideias, conceitos e insights, visando uma seleção final realizando um filtro das melhores sugestões.

Inovação para todos os mercados

Nos últimos anos, o IBOPE Inteligência realizou projetos de inovação para os mais variados segmentos da economia. Já foram atendidas empresas de telefonia celular, grandes grupos varejistas, empresas de cosméticos, seguradoras, home centers de material de construção, além de atender setores de bebidas, alimentos e guloseimas, entre outros.

Mesmo na área política, onde o IBOPE Inteligência é tão conhecido por causa das pesquisas em épocas de eleições, a empresa também já realizou projetos de inovação em administração pública, atendendo uma solicitação da prefeitura de Aracajú, no Sergipe. Transformado em paper e apresentado no IV Congresso Latino Americano de Opinião Pública da WAPOR (World Association for Public Opinion Research), esse projeto inédito está documentado e disponível para o público no portal do Grupo IBOPE (www.ibope.com.br/download/paperwapor10.pdf).

A WIN é uma associação que reúne as maiores empresas independentes de pesquisa de mercado do mundo. É uma plataforma global para intercâmbio de negócios internacionais com mais de 60 países presentes em todos os continentes.

Oferece expertise de mercado, conhecimento regional, uma vasta relação de produtos, serviços e metodologias em qualquer parte do mundo, permitindo a realização de projetos de pesquisa internacionais e a entrega de soluções globais.

Para dar visibilidade à rede, seus membros realizam juntos pesquisas globais de opinião pública sobre grandes temas em discussão no mundo, como o Barômetro Global sobre a crise econômica, as expectativas entorno da Copa do Mundo e, no final de cada ano, a pesquisa sobre as Perspectivas Econômico-Sociais para o ano seguinte.

Perfil-O IBOPE Inteligência é uma organização do Grupo IBOPE que contribui para seus clientes terem conhecimento e compreensão adequados da sociedade e dos mercados onde atuam, auxiliando na tomada de decisões táticas e na elaboração de estratégias no planejamento de negócios. Seu diferencial está baseado em uma equipe multidisciplinar integrada, profissionais altamente qualificados e especialistas no conhecimento do cidadão e do consumidor.|Siga-nos no Twitter: @grupoibope

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