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15/09/2011 - 11:25

Comunicação e política

Lançamento da Summus debate a importância do capital social nas sociedades contemporâneas, discute sua disseminação nas democracias de hoje, explicita as relações entre comunicação, política e deliberação pública e aponta caminhos para o acesso pleno à cidadania no Brasil e no mundo.

Capital social é a capacidade de mobilizar redes de confiança, promovendo a coordenação e a cooperação e visando a um proveito mútuo. Nesse sentido, ele não se situa nem nos indivíduos nem nos meios de produção, mas nas redes sociais densas e fechadas que garantem a confiança nas estruturas sociais e permitem a geração de solidariedade. Esse é o mote que une os artigos dos 20 autores de Comunicação e política - Capital social, reconhecimento e deliberação pública (Summus Editorial, 368 p., R$ 84,90). Organizado pelas professoras Ângela Marques (UFMG) e Heloiza Matos (USP), o livro apresenta importantes contribuições de pesquisadores brasileiros que estudam o assunto.

No Brasil, diversos grupos encontram-se em situação de vulnerabilidade e exclusão social: idosos, negros, homossexuais, trabalhadores rurais, mulheres e deficientes físicos veem a todo momento seus direitos desrespeitados e sofrem com insultos morais e com a falta de acesso a bens essenciais. Porém, seriam esses excluídos apenas sujeitos de carências, demandas e reclamações cuja capacidade de articulação é nula?

Para os autores da obra, não. De acordo com eles, cada um desses grupos carrega em si a capacidade de articular ações que podem promover a solidariedade e a melhoria das condições socioeconômicas e culturais de seus membros.

O livro está dividido em três partes. Na primeira delas, "Reconhecimento social: dimensões conceituais e práticas", os autores revisitam os principais conceitos ligados ao capital social tomando por base grupos desfavorecidos - como os idosos e os portadores de deficiência.

Em "Processos de deliberação pública, participação cívica e construção da cidadania", segunda parte, os artigos debatem os movimentos de reivindicação da cidadania no Brasil e no mundo, lidando com temas como pobreza, políticas públicas, cotas raciais, webjornalismo, redes sociais e TV pública.

Na terceira parte, "Capital social: aspectos teóricos e analíticos", os pesquisadores falam sobre o capital social nos países em desenvolvimento, na saúde, nas organizações e na economia.

Segundo as organizadoras, "o capital social está presente quando os indivíduos se organizam para debater questões de interesse coletivo. Deliberações no espaço público põem em marcha processos políticos de engajamento cívico, de reciprocidade, de cooperação e confiança mútua, ou seja, contribuem potencialmente para a construção do capital social".

Com prefácio do professor e pesquisador Jessé de Souza (UFJF) e um artigo do sociólogo francês Alain Caillé - considerado um dos maiores expoentes da reflexão acerca das articulações entre dádiva, capital social e reconhecimento -, a obra inter-relaciona comunicação, política, movimentos sociais e democracia, apresentando estratégias de ampliação da cidadania e apontando caminhos para a transformação pela qual tanto anseiam as sociedades contemporâneas.

As organizadoras -Ângela Marques é mestre e doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou estágio pós-doutoral no Groupe de Recherche sur les Enejeux de la Communication (Gresec), da Université Stendhal. Organizou e traduziu os textos que integram o livro A deliberação pública e suas dimensões sociais, políticas e comunicativas: textos fundamentais (Autêntica, 2009). É professora dos cursos de graduação e pós-graduação do Departamento de Comunicação Social da UFMG.

Heloiza Matos é mestre e doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Na Université Stendhal (França), seu estágio pós-doutoral originou o livro Comunicação e capital social: interfaces e articulações (Summus, 2009). É autora também de Memórias de Brasília (Plêiade, 2010). É docente do Programa de Pós-graduação da ECA/USP e bolsista por produtividade do CNPq.

.[Comunicação e política |Subtítulo: Capital social, reconhecimento e deliberação pública|Organizadoras: Ângela Marques e Heloiza Mattos | Editora: Summus Editorial|Preço: R$ 84,90 |368 Páginas | Formato (17 x 24)|ISBN: 978-85-323-0720-0|Atendimento ao consumidor: (11)3865-9890 |Site: www.summus.com.br].

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