Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/09/2011 - 12:41

Buhler realiza curso na UFSC sobre cadeia produtiva do trigo


Curso vai abordar etapas que compõe o processamento do cereal desde o campo até a indústria consumidora de farinha.

O crescimento populacional e a urbanização da sociedade trazem mudanças nos hábitos alimentares que se refletem na cadeia de produção e consumo do trigo. Soluções tecnológicas para preservar e extrair a qualidade da farinha, bem como o abastecimento deste produto aos consumidores industriais estão ficando cada vez mais sofisticadas. Para promover o debate sobre o tema, a Buhler, multinacional suíça considerada parceira global em processos e tecnologias industriais, realiza amanhã, 15 de setembro, durante a XI Semana Acadêmica de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos, às 8h, na EQA 22 da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, um curso para que os participantes compreendam desde a origem da matéria prima no campo até a aplicação em processos industriais desse valioso produto que é a farinha de trigo.

Henrique Oliveira, engenheiro de alimentos e atualmente responsável pelos desenvolvimentos de negócios e mercado da Buhler, ministrará o curso. Com oito anos de experiência no segmento de moagem de cereais, Oliveira reforça que os processos tecnológicos de moagem e de estocagem de farinha são necessários para assegurar a produtos adequados às diversas aplicações a que se destinam: do pãozinho francês ao bolo de cenoura caseiro, passando pelos wafers, biscoitos, macarrão e pizzas.

Não somente aplicação tecnológica, mas também a segurança para o consumo será comentada. O tema segurança alimentar ganha cada dia mais importância por uma série de fatores. Entre eles, o aumento de conhecimento científico (permitiu a relacionar problemas de saúde com contaminantes alimentícios); aumento do consumo de alimentos processados; envelhecimento da população; novas técnicas agrícolas (que aumentam a produtividade e contaminações de alimentos já a partir do campo) e as legislações de proteção ao consumidor, que estão cada vez mais exigentes. Não se pode esquecer a internet, que prolifera espaços para a divulgação de problemas e escândalos. Em conjunto, esses fatores trazem mais responsabilidade para os produtores de alimentos e para os engenheiros químicos e de alimentos que estarão responsáveis pelo controle da qualidade e segurança nas indústrias alimentícias.

Buhler- A maioria das pessoas não tem conhecimento da frequência com que elas se deparam diariamente com produtos que passaram pelas máquinas e processos da Buhler. O pãozinho da manhã? A tinta do jornal? Talvez um prato de talharim para o almoço? A cerveja geladinha? A Buhler está em tudo isso. Hoje ela é um grande grupo tecnológico e líder mundial em diversas áreas da Indústria Alimentícia, atuando também em Engenharia de Processos Químicos e Fundição sob Pressão. Fundada em 1860 por Adolf Buhler, a multinacional suíça tem atualmente mais de oito mil funcionários em 140 países diferentes. [www.buhlergroup.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira