Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/09/2011 - 12:41

VII Congresso de Nutrição Clínica Internacional em São Paulo

Aonde a Korin apresenta sua linha de Frangos Antibiotic Free.

São Paulo – Começa nessa quinta-feira [15/09], no Centro de Convenções Frei Caneca, o VII Congresso de Nutrição Clínica Funcional e a Korin Agropecuária estará presente entre as empresas que possuem alimentos funcionais e que promovem benefícios a quem os consome. Isso porque a empresa desenvolveu o único frango do mercado que é criado sem nenhum antibiótico terapêutico e nem antibióticos com melhoradores de desempenho que aceleram o crescimento da ave para o abate. É um produto de alta qualidade considerado um case pelo seu desenvolvimento e, atualmente, a Korin já produz mais de 8 milhões de quilos/ano desse frango que muitas vezes são recomendados pelos próprios nutricionistas, adeptos aos benefícios do consumo da “carne limpa” para a saúde humana. O VI Congresso Brasileiro de Nutrição Esportiva Funcional também acontece simultaneamente de 15 a 17 de setembro (quinta a sábado), no Frei Caneca onde o foco será nutrição sustentável, alimentação orgânica – aonde a Korin está entre as lideres de produção de alimentos naturais.

Segurança Alimentar -Há uma relação feita com os alimentos que consumimos e a proliferação das bactérias resistentes. A criação de animais feita em larga escala – no caso das aves - ganham cada vez mais medicamentos para acelerar o ritmo de crescimento e o abate para o consumo humano. “Existem vários fatores causados no âmbito industrial que estão contribuindo para o surgimento de bactérias resistentes a antibióticos de uso humano e veterinário. Na Europa todos os melhoradores de desempenho tiveram seu uso proibido na utilização em rações animais. No Brasil, essas químicas ainda têm o uso permitido, sobretudo em frangos e suínos. Em 2009, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária divulgou um estudo preliminar que apontava o início dessa incidência do problema nos frangos. A pesquisa não chegou a conclusões científicas, mas desde então, considerou que os resultados eram preocupantes por representar risco à saúde pública e resolveu ampliar o monitoramento com o intuito de evitar que a administração de melhoradores de desempenho na produção animal complique o problema das bactérias super resistentes”, explica Reginaldo Morikawa, gerente geral da Korin.

Existem relatos e evidências de que os melhoradores de desempenho administrados na criação animal não são favoráveis a saúde humana. A empresa tem investido cada vez mais em tecnologia para a produção das aves totalmente criadas sem o uso de quimioterápicos.

Criação do Frango Livre de Antibióticos - Antibiotic Free- As aves não recebem antibióticos (nem terapêuticos, nem como melhoradores de desempenho), quimioterápicos e anticoccidianos. São criadas em galpões fechados, em densidade de no máximo 30 kg/m² e em ambiente controlado. A ração não contém ingredientes de origem animal. A qualidade superior da ração é obtida pelo balanço nutricional cuidadoso e pelas excelentes matérias primas, adquiridas diretamente de produtores, como no caso de grande parte do milho e soja. Usam-se meios naturais para favorecer a saúde dos animais, como os probióticos (bactérias benéficas que atuam no ambiente intestinal), extratos vegetais, óleos essenciais e ácidos orgânicos. Ou seja, a qualidade tem início no campo e no acompanhamento dos produtores, traduzindo-se num ótimo manejo e resultando em aves com boa saúde.

Em cada granja há granjeiros treinados, responsáveis pela manutenção das condições adequadas de temperatura, umidade, distribuição da ração e sanidade das aves. Um técnico de campo realiza visitas semanais verificando o desempenho produtivo, aspectos sanitários e conformidade com normas de produção da Korin, incluindo o bem estar dos animais.

Os frangos AF -Antibiotic Free -são certificados como livre de antibióticos e ingredientes de origem animal na ração, pela WQS Certificações de Produtos, de acordo com as Normas para Produção, Abate e Controle Laboratorial de Frango Certificado Alternativo, emitidas pela Associação da Avicultura Alternativa – AVAL.

Agricultura Natural – A forma de cultivo orgânico que veio do Japão -Formas de cultivo que visam respeitar as leis da natureza surgiram nos Estados Unidos, na Europa e no Japão. Em 1930, o filósofo e espiritualista japonês Mokiti Okada elaborou trabalhos nas áreas de agricultura, artes, medicina, religião e educação. Deixou muitos legados e liderou o movimento da agricultura orgânica no Oriente. A Korin produz alimentos nos moldes da Agricultura Natural de Mokiti Okada, sem agrotóxicos, aonde resgatar a pureza do solo e dos alimentos, preservar a diversidade e o equilíbrio biológico e contribuir para a elevação da qualidade da vida humana, são preceitos fundamentais. Mokiti Okada alertou para a necessidade de uma avaliação cuidadosa sobre os "bons resultados" obtidos pelo uso indiscriminado de agrotóxicos, que têm caráter passageiro e acarretam graves consequências ao meio ambiente.

Em 1930 ele já alertava a população sobre a impregnação de resíduos químicos nos alimentos, a alteração do verdadeiro sabor dos mesmos, o comprometimento da saúde do lavrador, que manipula tais produtos, e do consumidor, além da contaminação de mananciais, leitos de rios, lençóis freáticos, enfim da ampla degradação ambiental que afeta toda a cadeia alimentar. A Agricultura Natural busca o equilíbrio das propriedades do solo, da planta, do animal e do meio ambiente. Além da Linha de Frangos Livres de Antibióticos a Korin tem em torno de 40 produtos orgânicos entre frutas, hortaliças e legumes. [www.korin.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira